Metáforas em Poesias
Nunca defina quem você ama, você deixará de percebê-lo. O amor se dá às metáforas, hipérboles, adjetividades, às vírgulas, mas jamais ao ponto.
O fenômeno da culpa e do arrependimento é ali [na Bíblia] descrito com várias metáforas. Primeira: a metáfora policial. O pecador pega horror de si mesmo e, envergonhado, se esconde do olhar da autoridade. É o caso de Caim, no Gênesis. Segunda: a metáfora judiciária. O pecador é o réu que, perante o tribunal, admite sua culpa e pede clemência. Terceira: a metáfora médica: o pecador é o doente que exibe suas feridas ao médico, em busca de uma cura. Quarta: a metáfora paterna. O pecador é o filho que desperdiça o dinheiro do pai e ao voltar, arrependido, recebe mais presentes ainda (o Filho Pródigo). Quinta: a metáfora matrimonial. O pecador é a mulher adúltera que se refugia em Deus contra a ira da multidão. Evidentemente, o arrependimento, a confissão e a absolvição têm todas essas dimensões e muitas mais. Por que a Bíblia usa várias metáforas diferentes? Precisamente porque nenhuma delas é nem pode ser a descrição exata e literal de um mistério.
Na Bíblia a palavra ninho é descrita, muitas vezes, através de inúmeras metáforas, como por exemplos, o ninho sendo um abrigo para o homem nos momentos de aflições, sofrimentos; também quando ele se encontra longe da sua morada segura, da proteção de Deus, bem distante da Sua vontade soberana. Jó 29:18; Provérbios 27:8
Sem identidade, se tivesse alguma, seria servil, oprimido, lacunas. Desenhei meu mundo: metáforas! Só entra os ilusionados, patéticos, sem fortunas.
O Marketing de hoje é preciso trazer metáforas e erotizar as coisas para trazer notoriedade para aquilo que deseja alcançar engajamento.
A tristeza é um definhamento cíclico feito por metáforas e metonímias ambulantes e frígidas do coração.
As metáforas estão por toda parte do universo, mesmo para quem as ignoram e estar ou se permitir sensível a elas.
Ser “certo”, “bom”, “correto”, “honesto” são metáforas que já deve qualificar o caráter de qualquer homem. Não de estar prestando favor.
Coisas que hoje são metáforas em outrora faziam sentido. É como se vivêssemos o reflexo de tudo que já aconteceu.
Desapego é ser como as metáforas que se entregam ao intérprete e se tornam aquilo que cada um pode obter delas.
“O que é a verdade, portanto? Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas, e obrigatórias: as verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são, metáforas que se tornaram gastas e sem força sensível, moedas que perderam sua efígie e agora só entram em consideração como metal, não mais como moedas
Escrevo sem metáforas para que todos me entendam, não falo gíria porque quero que os ricos também entendam, falo palavras simples que juntas se tornam algo complexo, e cada momento da vida são diferentes os anexos.
"Se agarrar nas metáforas, sem entender o seu aprofundamento e significados é um problema para a realidade e um prato cheio para o sistema serpentiano."
Metáforas são importantes. São como a curva na assinatura de um documento, ou como a frase que antecede a morte do vilão de uma história.
O ser humano usa em média 4 metáforas por minuto. Portanto, desconsidere 30 segundos numa conversa, pois no fundo não querem dizer o que pensam.
Nem tudo do que queremos ser é perfeito, pois tudo na vida é imperfeito, sem motivos e sem metáforas da vida...
Uma das metáforas da vida espiritual é a da jornada de caminhar com o Eterno dentro de nós. Só que encontrar-se com ele é mais do que ir de um lugar para outro. Precisamos de uma agenda de coração, precisamos de um tempo a sós com ele. Como diz Henri Nouwen, precisamos sentir as batidas do coração do Pai quando cultivamos a presença dele em nós. Pensemos sobres isso!
a poesia é a linguagem das imagens e das metáforas. Para ser poeta temos que ler sistematicamente os autores clássicos e contemporãneos a vida inteira e criar nosso próprio estilo
O mais importante é encontrar metáforas, pois é a única coisa que não se pode aprender de outros e é um sinal de uma natureza engenhosa. Para fazer metáforas é necessário reconhecer a igualdade.
Vejo fantasmas onde olho, penso metaforas, falo coisas sem nexo, dou socos no ár, mas as vezes fico perplexo ao ver anjos, pensar em amor, declamar poemas, dar uma flor, simplesmente em razão de te ter.