Mestre e Discípulo
“O silêncio é a mais poderosa forma de ensinamento transmitido de Mestre a discípulo. A voz sem som é a intuição pura, é a voz do som espiritual que fala no mais íntimo de nosso Ser e nos revela a natureza original do Criador do Cosmo.”
Em certo momento os discípulos quiseram saber por que Jesus, "o Mestre",
usava parábolas (histórias com lições morais ou espirituais) para ensinar verdades profundas de uma maneira que aqueles que tinham fé e buscavam a verdade pudessem entender. No entanto, para aqueles que eram espiritualmente insensíveis ou endurecidos, as parábolas permaneciam misteriosas e incompreensíveis.
Aqui está o contexto:
Mateus 13:13-15: "Por isso, lhes falo por parábolas: 'Porque vendo, não veem; e ouvindo, não ouvem, nem entendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías: 'Ouvindo, ouvireis, mas não entendereis; E vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo se tornou insensível, E com os ouvidos ouviram dificultosamente, E fecharam os olhos, Para que não vejam com os olhos, E não ouçam com os ouvidos, E não entendam com o coração, E não se convertam, E eu os cure.'"
Jesus estava dizendo que muitas pessoas ouviam Suas palavras e viam Seus milagres, mas não compreendiam a mensagem porque seus corações estavam endurecidos. Se eles realmente ouvissem e vissem com fé, poderiam entender, se converter e ser perdoados.
Essas palavras enfatizam a importância de ter um coração aberto e receptivo à mensagem de Deus.
ℌ𝔢𝔩𝔠𝔢𝔡𝔦𝔯
Aristóteles afirmava: "O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre". Leonardo da Vinci seguia a mesmo entendimento ao dizer: " Lastimável discípulo que não ultrapassa o mestre". Tudo é muito bonito e possível quando o mestre não é Jesus.
Na vida cristã discípulos que fazem o curso de doutorado de teologia é graduado para ser mestre, ensinando outros a buscarem o seu crescimento espiritual.
O Mestre traz o conhecimento do Alto para o plano mais baixo, onde estão os Seus discípulos, com o firme propósito de que todos alcancem estágios mais elevados como a sabedoria de Deus.
O Mestre espiritual conduz o espírito de Seus discípulos até os mais altos níveis de sabedoria, para que se desliguem dos mais baixos e vis desejos da alma.
O mestre conhece os compromissos dos seus discípulos e ouve a sua vontade, consciência e liberdade, para libertá-los de seus temores e de suas dúvidas.
Seja mais um discípulo ao lado do Mestre, porque o mundo precisa de Suas instruções e de Seus ensinamentos!
“Os discípulos do Reiki, embora convivam com o mestre no início, não vos pertencem. Os discípulos estão com o mestre, mas são totalmente livres para buscar novos rumos. Da mesma forma que um satélite precisa largar o foguete para entrar em órbita, no momento certo, o discípulo precisará largar o seu mestre e trilhar o seu próprio caminho.”
Um discípulo perguntou a um velho sábio sobre quem vinha primeiro, se era a energia ou a força. E com a serenidade costumeira a resposta do ancião pareceu cheia de complexidade para um entendimento superficial sem os mecanismos da reflexão profunda:
"Sem energia perdemos a força - respondeu-lhe o velho homem -, no entanto, você pode estar pensando que é a força que produz energia. Mas veja bem que não há força sem energia. Neste caso, precisamos descobrir o que é causa e o que é efeito. Não nos parece aquela mesma história de quem veio primeiro se foi o ovo ou a galinha? Então, onde estaria a energia neste caso? Porque a energia que a força produz é secundária, e a força que a energia produz é a força primeira ainda misteriosa como a própria luz. Observe que a luz também é efeito, pois a causa é a energia.", completou o mestre.
E o discípulo ouvindo tudo aquilo, não teve força para replicar, porque estava psicologicamente esgotado, sem energia para raciocinar.
Nada mais inquietante que esta frase vicejada nos meios holísticos: "Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece". Está pronto para quê? Ouvir asneiras do tal mestre para depois espalhar como se fossem verdades incontestáveis? Quem está pronto para alguma coisa, a própria palavra já o resume: está pronto, portanto não precisa de mestres. A frase seria mais assim: "Cada um tem o mestre que merece"...
Lei da vida
Eu so terei bons cooperadores, se eu for um.
Para ser mestre, primeiro preciso ser discípulo de alguém