Mestre e Discípulo
Um mestre oriental, doutrinando, pergunta ao discípulo o que vê à sua frente e depois? ‘Vejo uma imensa parede. Depois dela, como poderei saber, mestre?’ Resposta: ‘O dia que enxergar através de todas as paredes, serás um mestre. Porém, terás que sangrar o cérebro, as mãos e os pés pelo esforço em acreditar no seu êxito.’
Todos vocês são mestres e nenhum de vos quer que um dos vossos discípulos seja menoprezado na vossa frente, sabem porquê! Essa é a dureza de ser grande.
O que mais me agrada é ver o discípulo tentar desmiolar a mente do seu mestre.
Daniel Perato Furucuto
Um verdadeiro mestre não se pode sentir envergonhado pelo resultado negativo do seu discípulo, aliás, deve olhar o resultado negativo do seu discípulo como um ponto de partida para mudar as suas metodologias.
Daniel Perato Furucuto
Aristóteles afirmava: "O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre". Leonardo da Vinci seguia a mesmo entendimento ao dizer: " Lastimável discípulo que não ultrapassa o mestre". Tudo é muito bonito e possível quando o mestre não é Jesus.
Na vida cristã discípulos que fazem o curso de doutorado de teologia é graduado para ser mestre, ensinando outros a buscarem o seu crescimento espiritual.
O Mestre traz o conhecimento do Alto para o plano mais baixo, onde estão os Seus discípulos, com o firme propósito de que todos alcancem estágios mais elevados como a sabedoria de Deus.
O Mestre espiritual conduz o espírito de Seus discípulos até os mais altos níveis de sabedoria, para que se desliguem dos mais baixos e vis desejos da alma.
O mestre conhece os compromissos dos seus discípulos e ouve a sua vontade, consciência e liberdade, para libertá-los de seus temores e de suas dúvidas.
Seja mais um discípulo ao lado do Mestre, porque o mundo precisa de Suas instruções e de Seus ensinamentos!
Um discípulo perguntou a um velho sábio sobre quem vinha primeiro, se era a energia ou a força. E com a serenidade costumeira a resposta do ancião pareceu cheia de complexidade para um entendimento superficial sem os mecanismos da reflexão profunda:
"Sem energia perdemos a força - respondeu-lhe o velho homem -, no entanto, você pode estar pensando que é a força que produz energia. Mas veja bem que não há força sem energia. Neste caso, precisamos descobrir o que é causa e o que é efeito. Não nos parece aquela mesma história de quem veio primeiro se foi o ovo ou a galinha? Então, onde estaria a energia neste caso? Porque a energia que a força produz é secundária, e a força que a energia produz é a força primeira ainda misteriosa como a própria luz. Observe que a luz também é efeito, pois a causa é a energia.", completou o mestre.
E o discípulo ouvindo tudo aquilo, não teve força para replicar, porque estava psicologicamente esgotado, sem energia para raciocinar.
Nada mais inquietante que esta frase vicejada nos meios holísticos: "Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece". Está pronto para quê? Ouvir asneiras do tal mestre para depois espalhar como se fossem verdades incontestáveis? Quem está pronto para alguma coisa, a própria palavra já o resume: está pronto, portanto não precisa de mestres. A frase seria mais assim: "Cada um tem o mestre que merece"...
Lei da vida
Eu so terei bons cooperadores, se eu for um.
Para ser mestre, primeiro preciso ser discípulo de alguém
תלמיד – Talmid – Aluno ou discípulo
O aluno seja perfeito no aprendizado da Torah; porque Elohim abriu a porta da salvação com o Mestre Yeshua...