Mestre
Discípulo:Q aprende de alguém,ou segue os princípios de um mestre,Jesus ama perdoa cuida: caminho q leva salvação daquele q crer.
Guimarães Rosa diz o seguinte: O verdadeiro mestre não é aquele que ensina, é aquele que de repente descobre que aprende." Faz sentido. Assim como faz sentido aquele que descobre que aprende proporcionar que todos possam descobrir o verdadeiro aprendizado. Mestres de si desejam que todos se tornem Mestres de si.
Sejamos Luz... Assim como anunciou o mestre Jesus. Passado dois mil anos ainda não entendemos o que Ele disse. Vivemos mendigando a Sua Luz, quando a Luz está em nós.
Mãe de aluno, confusão repugnante é responsabilizar o mestre pela falta de caráter do filho, portador da desmoralização que aprendeu no lar.
A minha SAUDAÇÃO, AO meu MESTRE JESUS:
- Bem HAJAS
Meu MESTRE LINDO, meu SENHOR e SALVADOR. Por mim não NASCESTE em vão. ÉS O da minha vida PÃO e DO PAI; meu LINDO IRMÃO!
Ter um filho é trilhar um caminho liderado por um mestre jovem, feliz e apaixonado.
Ele à transformará de uma simples-mulher em uma super-mulher.
Abençoadas, aquelas, que se permitirem a aprender com ele.
"Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros" (Jo 13.14). Com a expressão "uns aos outros", Jesus mostra que o verdadeiro amor é mútuo.
ENTREVISTANDO JESUS
- Mestre! Existe vida fora da Terra?
- Na casa de meu Pai há muitas moradas. (Jo 14:2)
- Mestre! Quem se comportar muito mal nesta vida, sofrerá eternamente no inferno?
- Nenhuma de minhas ovelhas se perderá. (Mt 18:14)
- E quem se comportar muito bem nesta vida, já terá condições de adentrar o “Reino de Deus”?
- Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. (Jo 3:3)
- Nascer de novo? Mas qual a razão de reencarnar tantas vezes?
- Sede perfeitos. (Mt 5:48)
- Mas é muito difícil! Você teve de passar, também, por todas essas experiências no mundo material até alcançar a perfeição?
- No mundo, vocês terão tribulação, mas coragem! Eu venci o mundo. (Jo 16:30-33)
- Mas eu não sei se conseguirei vencer como você venceu. Talvez eu não consiga seguir o seu exemplo.
- Vós podeis fazer o que eu faço e muito mais. (Jo 14:12)
- Se eu pedir, em preces, força, paciência e bom ânimo para vencer, Deus me ajudará?
- Qual o pai, dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? (Lc 11:11)
- Mestre! No avançado degrau evolutivo em que você se encontra hoje, você já está em plena harmonia com Deus?
- Eu e o Pai somos um só. (Jo 10:30)
- E o que devo fazer para estar entre os mais felizes no mundo espiritual?
- Qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro, será servo de todos. (Mc 10:44)
- De todos? E quanto àqueles que me odeiam, que falam mal de mim e que não se cansam de me perseguir e de me ofender. O que eu devo fazer?
- Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. (Mt 5:45-47)
- Mas mestre! Como eu irei amar aqueles que não gostam de mim?
- Se amardes apenas os que vos amam, que recompensa tereis? (Mt 5:46)
- E existe algum outro roteiro que nos conduza de volta ao colo do Pai?
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, senão por mim. (Jo 14:6)
- Se eu não cumprir nenhum dogma ou ritual religioso, se eu não for adepto a nenhuma religião cristã nesta minha atual existência, ainda assim, eu poderei alcançar o Reino de Deus?
- O Reino de Deus está dentro de vós. (Lc 17:21)
- O que preciso fazer para, um dia, viver a felicidade plena?
- O que diz a Lei? (Lc 10:26)
- Que devo amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a mim mesmo. Correto?
- Respondeste bem. Faça isso e viverá! (Lc 10:28)
- Mas parece que não somos uma boa referência de como amar o próximo, pois ainda somos muito egoístas. O que devemos fazer então?
- Amai uns aos outros como EU vos amei. (Jo 13:34)
A exaltação do mínimo,
e o magnífico relâmpago
do acontecimento mestre
restituem-me a forma
o meu resplendor.
Um diminuto berço me recolhe
onde a palavra se elide
na matéria – na metáfora –
necessária, e leve, a cada um
onde se ecoa e resvala.
A magnólia,
o som que se desenvolve nela
quando pronunciada,
é um exaltado aroma
perdido na tempestade,
um mínimo ente magnífico
desfolhando relâmpagos
sobre mim.
Na escola da vida, DEUS é o mestre
cada instante um ensinamento
A cada dia uma lição
Ele lhe aplica testes
Você só passa se houver aprovação!
Dentro da Arte Marcial uma das funções do Mestre é enxergar o potencial de cada aluno e ver neles quem poderá um dia ser Mestre, quem está apto a um dia ensinar aos mais novos e quem um dia poderá ser seu sucessor.
Cada aluno tem um dom especial, um talento diferenciado e é função do Mestre descobrir e preparar cada um.
No decorrer do tempo o Mestre irá descobrir aqueles que estão em seu DOJO com o mesmo espírito e aqueles que estão ali por vaidade.
Nas tempestades da vida o Mestre será capaz de ver no olhar de cada aluno a alma do Verdadeiro Guerreiro, aqueles que se dedicam, que se esforçam, que respeitam aos demais colegas, e os que lhe honram. Mas também irá ver aqueles que só estão em busca de uma faixa na cintura, um status, o primeiro lugar na fila.
Assim o Mestre começará a acrescentar a cada um o que lhe convém.
A quem Honra, honra!
A quem só aparenta, o desprezo!
Neste momento alguns se afastam e outros amadurecem, alguns comprarão suas faixas e outros se tornarão verdadeiros Mestres.
Se o mestre domina a matéria, não terá tempo para dominar o aluno, mas se dominar o aluno, não terá tempo para domina a matéria.
“Para todo aquele que é discípulo do Mestre Jesus, não importa as hierarquias. O que importa mesmo, é ajudar a quem necessita, sem perguntar de onde vem.”
O verdadeiro Mestre nos ensinou
com seus exemplos, mais do que
com seus conhecimentos, e mesmo
assim, muitos não conseguem entender
os segredos do bem viver...
Ósculos e amplexos,
Marcial
PARA ENSINAR É PRECISO SABER DAR BONS EXEMPLOS
Marcial Salaverry
Oferecer ensinamentos teóricos é muito fácil para o ser humano, basta saber usar os seus próprios conhecimentos teóricos. Contudo, o dificil é fazer isso através de exemplos de vida, pois o lema que mais seguimos, é o tradicional "faça o que eu digo, e não o que eu faço...".
Se conhecermos alguém que consiga ensinar, sendo o exemplo, então poderemos dizer: Conhecemos um SER, ainda que humano, que supera as dificuldades e ensina com exemplos de seu próprio comportamento. Façam como Diógenes, e procurem esse Mestre... Houve um, e todos sabem o que fizeram com Ele...
As características que distinguem esse Ser, sempre serão a tranquilidade com que enfrenta os problemas, a paciência com que age, a serenidade no decidir, o otimismo, mesmo perante a situações adversas, e, sobretudo, a isenção, quando se trata de julgar um igual. Fé no Pai e em si mesmo, pois se reconhece como seu filho muito amado. Sem esquecer a principal virtude que todo ensinador deve ter, ou seja, a humildade para reconhecer que sempre terá algo mais a aprender, por maior que seja seu cabedal de conhecimentos, sempre com a possibilidade de fazer de cada dia, UM LINDO DIA...
Marcial Salaverry
************************
PARA ENSEÑAR HAY QUE SABER DAR
BUENOS EJEMPLOS
Marcial Salaverry
Ofrecer ensinamentos teoricos, es muy facil para el ser humano, basta que sepa usar sus propios conocimientos teoricos. Pero, lo dificil es hacerlo usando sus ejemplos de vida, yá que lo que más hacemos es decir: "haz lo que te digo, y no lo que yo hago..."
Si llegarmos a conocer alguien que sepa enseñar, y servir como ejemplo, podremos decir: Conozco alguién, aún que humano, que sabe vencer sus dificultades, y nos enseña con sus propios ejemplos. Hagan como Diogenes, y busquen a ese Maestro. Tuvimos uno, y todos saben lo que hicieron con El...
Sus calidades son la tranquilidad con que enfrenta los problemas, la paciencia con que vive, la serenidad cuando tiene que decidir, el otimismo, mismo delante situaciones malas, y, sobretodo, la isencion, cuando tiene que juzgar sus semejantes. Fé en el Padre, y en si mismo, pues sabe que es Su hijo muy amado. Sin olvidar la principal virtud que todo el enseñador de verdad tiene, o sea, la humildad para reconocer que siempre tendrá algo más a aprender, por más grande que sea su nivel de conocimientos, y asi, siempre con la possibilidad de hacer de cada dia, UN LINDO DIA...
Marcial Salaverry
Carta ao Mestre
Tenho medo. Muito medo. Mas este medo não é maior que a vontade de ser um pouco melhor a cada dia, de ser uma versão melhorada da própria pessoa. Eu não permito que este sentimento bloqueie o meu potencial. Eu me desafio e enfrento cada obstáculo, superando-o não por mim, porque estou espiritualmente maduro e despido dessa vaidade; luto pelos mais próximos e por aqueles que trago comigo. Brigo com todas as forças, com as mãos calejadas e a alma ferida. Luto para honrar a memória dos mestres. Luto pelo meu semelhante e por todos aqueles que de alguma forma dependem de mim, ainda que não saibam disso, ou ignorem. Luto com as minhas limitações e as limitações deste mundo quase honesto. Luto como bicho do mato. Caio. Choro. E levanto quantas vezes se fizerem necessárias, porque sou filho de Deus e senhor dos meus pensamentos e ações. Luto por mim e por você, por cada pessoa a quem tenho amor e respeito.
Por isso, continuemos nossas lutas, vencendo nossos fantasmas, impondo, pela permissão de Deus, o nosso sucesso sobre as adversidades, o nosso estado pleno de felicidade, a nossa consciência tranquila, a paz e a bondade que habita em nós. Porque isto não é para quem quer, mas para quem se esforça, para quem merece por direito.
Rubens Delfino.
Brasília, 12 de agosto de 2017.
Dedicado ao grande amigo Aparecido Tavares.