Mentiras e Mentirosos
Liberto dos nobres e gentis
que, como viajantes errantes
passearam no meu reduto
Cobriam-se de brilho. Porém, baço
Falsos, pérvidos, fraudulentos
Gentis e nobres que se devoram
Mas em nome do interesse próprio
Fingem a todos amar
É até mesmo inusitado
Pensar em o quão rapido
Você desapaixonou por mim
Mas é realmente incrivel
Como você mentia bem
Mentir de forma frequente quebra as barreiras do constrangimento moral e pode levar alguém a perder completamente seu senso ético, resultando em comportamentos mais graves e comprometendo seus valores e caráter.
Não existe essa de "menti para te proteger". Ninguém protege ninguém mentindo, a única coisa que se consegue mentindo é perder a credibilidade. Por mais aparentemente boba que seja a mentira, sempre tem um efeito devastador em quem acreditou em você. Aos poucos a mentira vai corroendo a confiança que temos em alguém e transforma tudo o que ela diz em dúvida, mesmo quando está dizendo a verdade.
O mal caráter não mente, acrescenta adjetivos à verdade na tentativa de aumentar a sua credibilidade, mas é justamente isso que o denuncia.
Minta para o homem e quando ele aprender a mentir para o próximo será igual ao primeiro mentiroso do mundo, o Pai da mentira.
Muitos entendidos da lei e poderosos se mostram ignorantes quanto a verdade popular e universal de que a “mentira tem perna curta”.