Mensagens sobre Educação Inclusiva
Existem três fases na vida de um professor: a primeira, em que ele ensina o que sabe e o que não sabe; a segunda, em que ele ensina somente o que sabe; e a terceira, em que ele ensina o que o aluno precisa saber.
Não doutrine seu filho para te dar respostas tranquilizadoras…
Mas eduque-o, para te fazer perguntas desconcertantes…
A falta de Informação não nos permite enxergar a verdade.
Sem a veracidade não tenho o conhecimento de fato.
Sem conhecimento não tenho como buscar o saber.
Sem a sabedoria dos nossos mestres a Educação deixa de existir.
E na inexistência da Educação passamos a acreditar em mitos, lendas, estórias, fake news, teorias da conspiração, e passamos a negar a nossa própria História...
Os jovens e futuros cidadãos estão perdendo sua liberdade financeira e sua qualidade de vida por não entenderem as regras do jogo financeiro. Tomados pelo imediatismo e o pouco conhecimento financeiro, estão empobrecendo antes mesmo de alcançarem a maioridade.
Podemos mudar essa realidade catastrófica, educando-os, ensinando de maneira gradativa e despretensiosa; preparando-os para a vida, para que possam voar e aterrissar em segurança.
A única forma de consertar o problema da corrupção política do Brasil e principalmente do estado do RJ, é ensinando educação política e economia nas escolas públicas do país, desde o ensino fundamental.
Nunca oriente sua prática pedagógica pelo estudante que não possui compromisso com o processo de aprendizagem.
O conflito no processo didático é salutar tanto para o educador quanto para o educando, pois ambos refletem sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Todos estão nesta dimensão para aprender mas cada um receberá personalissimamente, a melhor lição que necessita.
Criança é uma caixinha vazia, onde os pais guardam tudo, o que acham de melhorar, para a estrutura emocional e educacional que ela irá utilizar para o resto da vida.
Educar é transmitir além de conhecimentos, experiências condutoras de caminhos oportunos, de maneira que o educando conserve acesa dentro de si a luz da confiança em dias melhores.
Não há lugar mais lindo que uma escola repleta de alunos que encontram professores com brilho nos olhos!
" Se você passar conteúdo, formará somente o aluno, mas se você ensinar sobre caráter, formará um grande humano ".
Um filho é uma maratona sem fim, com etapas, ensinamentos, valores e preparação para enfrentar o mundo e a vida com mais sabedoria que a de seus pais.
A escola nos ensina a repetir fatos, mas não nos ensina a questionar e a buscar respostas. É importante que além da educação formal, busquemos aprender e a pensar de forma autônoma.
A cada manhã uma nova oportunidade
Repensando ...criticando o próprio pensamento, podemos
reciclar, diluir, deletar e editar um novo modo de pensar...
Tudo isso ao
Suave
Som do
Silêncio
Bateu levou !!! já saiu de moda.
Virar bicho quando contrariado é fácil
Quero ver ser educado.
Temos que desenvolver nossas próprias metodologias de ensino e não ficar adeptos somente aos grandes pensadores, afinal em cada escola temos uma realidade diferente da outra.
- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- Mensagens para celebrar um novo ciclo profissional
- Sêneca Poeta Romano sobre Educação
- Frases sobre Educação Infantil de Augusto Cury
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação