Mensagens sobre Educação Inclusiva
Uma reflexão inspiradora e inclusiva!
"O Sol, fonte de luz e vida, não discrimina:
- Mal ou bom
- Bonito ou feio
- Preto ou branco
- Rico ou pobre
Ele nasce para todos, sem distinção.
Que possamos aprender com essa sabedoria universal e buscar soluções que beneficiem a todos, sem exceção.
Um mundo onde:
- Todos têm acesso à luz e ao conhecimento
- Todas as vozes são ouvidas e respeitadas
- Todas as diferenças são celebradas e valorizadas
Um mundo onde a igualdade e a justiça prevaleçam.
Reflexão:
- Como podemos contribuir para um mundo mais inclusivo?
- Quais são as barreiras que precisamos derrubar?
- Como podemos iluminar o caminho para todos?
Que a luz do Sol nos inspire a:
- Ver além das diferenças
- Encontrar a beleza na diversidade
- Construir um futuro mais brilhante para todos."
Provaram-me que escola inclusiva é o erro do ensino público no país. O crime é contagioso depressa, mais que as ciências.
A comunicação inclusiva parte do uso irrestrito da não-violência e da interdependência entre as pessoas.
Se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada à cidadania global, plena, livre de preconceitos, que reconhece e valoriza as diferenças.
Nenhuma politica publica no Brasil pode ser digna e inclusiva, se não promova a integração social da população indígena, negra e pobre.
Por favor não confundam igreja inclusiva, com igreja permissiva, pois, na igreja de Cristo podem todos, mas não se pode tudo.
Embora a escola se denomine inclusiva, sua prática exclui no ato da matrícula na medida em que o olhar clínico se sobrepões a atuação pedagógica e, o que parece ser novo, permanece com os mesmos sistemas e os mesmos valores. Embora a escola se anuncie como inclusiva, sua prática é excludente. E tudo isso é um convite à reflexão porque quando se tem uma justificativa moral para o “fracasso” significa que os desvalores ou os valores possuem dimensão cosmética (julgamento pela aparência – forma e conteúdo) e estética (dimensão moral, ética e disciplinar).
A ideia de uma sociedade pacífica, inclusiva e justa não agrada a todos. Há quem se alimente da desumanidade e do sofrimento alheio. Por isso, em um mundo cada vez mais sombrio, fazer o bem tornou-se um ato de resistência.
Não questiono a importância da linguagem inclusiva.
Só acho que esse tipo de pauta tem pouquíssima ressonância na população brasileira carente de necessidades básicas como: comida, moradia, saúde, trabalho, segurança, lazer...
Necessitamos de uma sociedade inclusiva, que valorize a alteridade e considere a dor alheia.
Embora a concepção de igualdade plena, promovida por cristãos iluministas e românticos, seja considerada contrária à natureza humana, ela desafia a desigualdade inerente ao mundo.
Nossos ideais e cultura contrapõem-se a essa tendência, possibilitando a criação da democracia e evitando a barbárie. Contudo, a sociedade continua a gerar excluídos e novas formas de opressão.
Acho louvável a tentativa da linguagem inclusiva em acolher a todos, todas e todes.
No entanto, não consigo enxergar efeitos práticos, especialmente na periferia, onde o povo luta diariamente por um prato de comida.
Até o presente momento, percebo a linguagem inclusiva impactando, em termos práticos, uma parte exclusiva da classe média brasileira.
Na base da pirâmide social, essas pautas parecem inócuas e sem significado no contexto de extrema pobreza em que vivem.
Promover a diversidade sem nos fechar em guetos isolados é essencial para uma sociedade inclusiva e equitativa.
Ambientalizar o acessível... Acessibilizar o ambiental... Exercícios necessários para construir pontes para um futuro que não seja mais do mesmo.
Um mundo igualitário, justo e fraterno com as mesmas oportunidades de felicidade para todos, indiscriminadamente, é sem duvida o maior ideal sonho de todos os educadores, administradores escolares, pedagogos, professores e recreadores nas diversas escolas do mundo. Enquanto os diversos governos educacionais e de ensino não percebem que o melhor caminho para a pedagogia do seculo XXI é a educação integral e inclusiva, com a participação identitária e a cidadania, é pelas artes e pelas atividades criativas escolares que podemos preparar as nossas especiais-iguais crianças e nossos jovens da mesma forma para uma vida adulta mais próxima de nossa realidade contemporânea e assim acelerar de forma digna por um pre movimento pedagógico autônomo baseado na liberdade para um futuro cada vez mais próximo na mesma direção.
A Literatura precisa ser transmitida pelos acadêmicos, partilhada como se fosse uma questão de honra, pois o nosso país não criou hábitos de Leitura para seus jovens, quiçá para o cidadão comum.
É questão de visão, perceber a importância do livro, da educação, da cultura.
O mundo há de perceber o desenvolvimento de uma nação que lê livros .
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
Muito mais do que um caminho para conquistar bons empregos e salários mais altos, a busca pelo conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.
- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- Mudo
- Mensagens para celebrar um novo ciclo profissional
- Sêneca Poeta Romano sobre Educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação