Mensagens de Sathya Sai Baba
Deus é todo-poderoso e pode derreter até mesmo corações de pedra, mas Ele não vai comprometer-se a fazê-lo. Os seres humanos têm a força para corrigir seu caminho através da adesão aos objetivos da vida (Purusharthas - dharma, artha, kama, moksha), e assim Deus esperará que você primeiro corrija seus pensamentos por meio de seus próprios esforços e, em seguida, procure a ajuda de Deus. Sua vida deve ser como a da mulher da aldeia que carrega um pote cheio de água sobre a cabeça. Ela fica falando e brincando junto com outras mulheres enquanto andam juntas. No entanto, ela toma muito cuidado com o pote de água na cabeça. Da mesma forma, enquanto vivemos no mundo levando as coisas normalmente, de ânimo leve, conforme elas surgem, temos que tomar muito cuidado com os aspectos espirituais, sem esquecê-los ou ignorá-los. Seja qual for o trabalho e tarefas que possa realizar, se você tem a sua atenção na Divindade, então Deus sempre cuidará de você. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 7) ”
Sathya Sai Baba
Atualmente, ninguém canta o nome de Deus com sinceridade. Muitos discutem à menor menção de Deus. Eles pensam que são superiores o suficiente para isso. O Divino só pode ser conhecido por aqueles que estudam as escrituras com sinceridade e carinho. Simplesmente porque você tem uma língua e ela pode balançar, não lance calúnias contra o Senhor ou Seu Nome Divino. Há a história de um rei, o ministro e o servo indo em um barco. O servo entrou em pânico com a visão da água ao seu redor; de fato seus ataques de pânico estavam prestes a virar o barco. Assim, o ministro o agarrou, empurrou-o para dentro da água, mergulhou-o várias vezes e, em seguida, quando ele gritou: "O barco, o barco", ele o içou de volta. Uma vez no barco, ele sabia que estava a salvo das águas tempestuosas. Não espere sofrer as provações da vida mundana para perceber a segurança e a proteção da fé em Deus. (Discurso Divino, 19 de fevereiro de 1966) ”
Sathya Sai Baba
“Comece com esta primeira lição. Não apenas alardeie que você domina a Bhagavad Gita (escrituras), a leu mais de cem vezes e memorizou todos os versos e os comentários escritos até o momento. Entre todos os milhões de pessoas que foram instruídas na Gita, somente Arjuna teve a percepção de que este universo é apenas uma manifestação parcial de Sua glória incomensurável (Vishwarupa Darshana)! Por que é que estes grandes estudiosos não tiveram essa experiência? A realização dessa realidade pode acontecer apenas para o aspirante que a merece. Arjuna alcançou o estágio mais elevado de rendição; quando o ensinamento começou, e durante o processo, ele tinha concentração insuperável. Não admira que ele fosse abençoado. A menos que se tenha o mesmo grau de rendição, o mesmo anseio e concentração, como se pode esperar o resultado que Arjuna alcançou? O caminho da entrega (Saranagathi ou Prapatti) que a Gita estabelece não é fácil; ele exige dedicação e persistência. (Discurso Divino, 16 de março de 1966) ”
Sathya Sai Baba
“Os Vedas nos deram quatro Mahavakyas: (1) Eu sou Aquele (Tat Twam Asi), (2) a Consciência integrada constante é Divindade (Prajnanam Brahma), (3) Eu sou Divino (Aham Brahmasmi) e (4) A alma é Divina (Ayam Atma Brahma). Todos vocês conhecem estas declarações e estão constantemente a entoar estas palavras, mas não as estão colocando em prática. Mero canto sem ação é puro exibicionismo. Você diz, todos são divinos (Brahman), mas odeiam os outros. Isso é pura hipocrisia. Se você tem aversão por qualquer indivíduo, calmamente mantenha-se longe deles. Não os odeie; tente desenvolver amor por eles. Não critique ou odeie ninguém. Esta é Minha mensagem para você hoje. Esse é o procedimento a ser adotado por você. Eu amo todo mundo. Eu não tenho antipatia por ninguém. Todos são meus devotos, amigos e filhos. Para Mim, todos são um só. Este universo é um grande livro. Sua consciência interna (Antaratma) é o seu Guru. Deus é seu melhor amigo. (Discurso Divino, 23 de novembro de 2000) ”
Sathya Sai Baba
“Deus é um só, mas cada indivíduo pode e deve designar uma forma para si de acordo com o seu gosto. Quando o sal está no mar, ele não é distinto do mar. É uma parte do oceano. Este sabor salgado é uma qualidade presente em todo o oceano. Será que temos que beber e saborear o oceano inteiro para experimentar esta salinidade? Uma gota de água é suficiente para nos dizer que a água do mar é salgada. Da mesma forma, mesmo se você experimentar uma pequena parte do aspecto do Divino (Brahman) presente dentro do seu coração, você poderá entender o divino. Há muitas lâmpadas fluorescentes em uma casa, e nós pensamos que elas são diferentes. Com efeito, a luz proveniente de cada lâmpada fluorescente é diferente, mas a corrente que flui através de todas as lâmpadas é a mesma. Todos os seres humanos neste mundo são como lâmpadas fluorescentes, e Deus, na forma de Shaktipata (energia espiritual), brilha em todas as lâmpadas fluorescentes humanas. (Chuvas de Verão em Brindavan, 1974, Volume 1, Capítulo 5) ”
Sathya Sai Baba
“A árvore da vida é uma árvore da ilusão, com todos os seus ramos, folhas e flores. Você pode perceber isso intrinsecamente quando fizer todos os atos como oferendas dedicadas a Deus. Veja-O como a seiva através de cada célula, como o aquecimento solar e a constituição de cada pequena planta. Veja-O em todos, adore-O através de todos, pois Ele é tudo! Envolva-se em atividade, mas a preencha com devoção: É a devoção que santifica! Um pedaço de um papel é quase lixo, mas se for um certificado que você obteve, você o valoriza e o aprecia, não é? Ele ainda se torna um passaporte para a sua promoção na vida! Assim também é a intenção e o pensamento (Bhava) por trás de suas ações que importam, não a pompa externa e o show (Bahya). Trabalho, Adoração e Sabedoria são complementares, não contraditórios! Não os separe! Trabalho é como seus pés, adoração é suas mãos e Sabedoria é sua cabeça. Todos os três devem cooperar ao longo de sua vida! (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1966) ”
Sathya Sai Baba
Sem pureza na ação, a verdadeira natureza do Ser não pode ser reconhecida. (Discurso Divino, 11 de julho de 1987) ”
Sathya Sai Baba
✍️“O verdadeiro lugar de moradia de Deus é o coração do homem.
Você não precisa procurar Deus.
É ignorância não ser capaz de reconhecer sua própria Divindade inata.”
As preces devem brotar do coração, onde Deus habita; e não da cabeça, onde as doutrinas e as dúvidas chocam.
Se os sentidos mantêm suas posições naturais, não há razão para temer. É somente quando eles começam a entrar em contato com os objetos ao redor que as distrações gêmeas de alegria e tristeza são produzidas. Quando você ouve alguém difamá-lo, você experimenta raiva e tristeza; mas não há tal agitação se as palavras não chegam a seus ouvidos. A atração dos sentidos pelos objetos é a causa da dor e de seu gêmeo, alegria. Enquanto o mundo existir, não se pode evitar o sentido de contato aos objetos; do mesmo modo, enquanto se tem o ônus de nascimentos anteriores, não se pode escapar do complexo alegria-tristeza. Mas, de que serve esperar até as ondas silenciarem-se antes de se lançar a um banho de mar? O sábio aprende o truque de evitar os golpes das águas e do arrastar das ondas. Use a armadura de fortaleza (thithiksha) e supere os golpes de boa e má sorte. Thithiksha significa equanimidade diante dos opostos, ou seja, suportar corajosamente a dualidade.
A felicidade faz a pessoa esquecer suas próprias obrigações como um ser humano. Ela a arrasta ao egoísmo, levando-a a cometer pecados. Felicidade atrai um véu sobre as experiências que tornam a pessoa forte. Ela também consome o estoque de méritos e desperta paixões mais vis. Por outro lado, a adversidade torna o homem atento e vigilante. Adversidade faz a pessoa pensar e a conduz ao auto-aperfeiçoamento. Ela também lhe confere experiências novas e valiosas, destacando o valor da felicidade. Perceba que felicidade e adversidade são inseparáveis e você não pode escolher apenas uma. Trate problemas e angústias como seus amigos; pelo menos não os veja como seus inimigos! É melhor referir-se a felicidade e adversidade como dons de Deus. Esse é o caminho mais fácil para a auto-libertação de uma pessoa.
Entre em Ressonância com Deus
Vibre alto para caminhar nas ondas da criação e nas frequências do infinito amor, para sentir a vibração dos fótons de luz, fluírem de seu lindo coração. E assim poder viver na energia plena da vida, e saborear as infinitas posssibilidades que estão em sua volta, dentro de você: em todo o universo... Só esperando você acordar di seu sonho terreno, empoeirado e sem vibração...
_ Bora energizar corações e mentes e praticar o potencial divino que pulsa dentro de nós?
Vamos seguindo o que realmente importa: espalhar energia do amor e frequencias de luz!...
Nós somos Deuses
_ Bora energizar corações e mentes e praticar o potencial divino que pulsa dentro de nós?
"Você tem o Senhor instalado em seu coração e, portanto, você é essencialmente Divino. Você nega toda essa riqueza preciosa e anda por aí anunciando que é pobre e fraco de espírito! Para ver seus próprios olhos, você precisa de um espelho; para ver a si próprio em sua grandeza nativa, você precisa" ter compaixao gratidao e amor por si. Sentir se mergulhado na Luz faz nos sentirvricos e completos. Resta nos não enterrar nossos talentos e expandir, expandir , expandir a Luz de dentro, até não sentir mais o limite do corpo. Deus e eu somos um.Uno.