Mensagens para Universitários
Imagina um país onde um burro escolhe e nomeia o reitor de uma Universidade. Se você pensou em Brasil, você acertou.
É inadmissível reitores e universidades que se limitam a enxergar apenas o estudante, incapaz de perceber o ser humano em evolução, carente de civilidade.
A universidade pertinente dialoga com o entorno para perguntar: como posso ser útil? Monólogos são refúgios quando não se tem nada para oferecer.
Em que medida os sistemas educacionais, os aportes dos egressos universitários e os modelos adotados de ensino superior latino-americanos estariam contribuindo para a redução da desigualdade econômica e social?
Muitos entram na universidade com a insígnia: entramos para aprender, saímos para triunfar e ganhar dinheiro. Desejaria que esta divisa se modificasse para: entramos para aprender, aspiramos a compartilhar e saímos para servir.
Nenhum conservador deve ter a imprudência de comparecer a uma universidade para dar uma palestra sem levar uma tropa-de-choque disposta a tudo, igual àquela que o estará esperando para não deixá-lo fazer a palestra. A igualdade democrática, salvo engano, opõe argumentos a argumentos e tropas-de-choque a tropas-de-choque.
Não quero ser milionário
Quero ser milenário
Grau interplanetário
Não universitário
O RAP é a ferramenta
Eu sou o operário
Quando entendermos que a experiência é a maior das Universidades, atravessaremos com sabedoria as consequências causadas por nossas atitudes.
A vida ensina mais do que qualquer sala de aula de uma universidade, lá é teoria, na vida a prática da sobrevivência.
Atila Negri
Mas um dia, um dia eu chego na universidade
Eles nem tão ligado que a vida serviu de faculdade
Tinha apenas três matérias: Miséria, escravatura e infelicidade
Pois é brasil, eu nunca tive um “but” de mil
Mas no sistema eu vou tentar dar uma bota
Por que eu quero ver meu bem
Quando no ENEM eu tirar 100 eles falarem que foi cota.
A Submissão das Universidades às Religiões:
Não é possível que as religiões ou as próprias influências delas sobre as universidades, não permitam aos cientistas pesquisarem ou escreverem sobre o fato dos nossos sentimentos e emoções serem os únicos responsáveis pela sobrevivência da espécie humana na Terra, admitindo interferências sobrenaturais, às quais são diferentes para cada religião, ou seja, o absurdo de aceitarem dezenas ou dezenas de milhares de influências diferentes umas das outras.
o mundo está em uma situação de não retorno, a própria universidade, o próprio conhecimento acadêmico está buscando soluções para salvar o planeta, a solução está aqui, as soluções sempre existiu, a solução sempre foram os conhecimentos dos povos indígenas.
Alguns universitários, licenciados, mestres e doutorados, tornam-se apenas meras utopias do saber pelo mundo, pois, da Universidade a vida prática, apenas conhecem o desemprego como o fundamento do seu aprendizado.
“A universidade brasileira é em grande medida um embuste e é enorme a variedade de parasitas que a habitam.”
Até o momento nenhuma universidade privada no Brasil se interessou em investigar o coronavírus. Me parece que somente as universidades públicas têm interesse por esse assunto [...]. Na próxima vez em que você ler que a privatização atende a poucos e limitados interesses sociais lembre-se dessa postagem. Não é sobre achismos, mas sobre apoiar instituições que realmente produzem acerca dos interesses coletivos.
Quando o conhecimento adquirido na Universidade começa a ser aplicado de forma eficiente e eficaz no ambiente de trabalho, por mais absurdo que seja, causa espanto, admiração, perseguição e reflexão.
O que seria da sociedade , sem as universidades produtoras de conhecimentos e da ciência que são as diretrizes para o mundo?