Mensagens para Universitários
Minha sorte foi não ser professor universitário. Se fosse, teria sido tentado a iniciar um combate cultural pela expressão oral pura e simples, em vez de escrever livros primeiro. E teria só levado porrada sem conseguir persuadir ninguém. O livro ainda é e será sempre o instrumento maior nesse tipo de confronto. Principalmente se não é livro de mera polêmica jornalística, mas tem um valor cultural por si próprio.
Ele não conheceu a universidade, tampouco tinha sangue azul. Descendia de uma família humilde: produtor de girassóis. O legado que recebeu dos pais? Uma educação de lorde.
Eu não poderia jamais ser um filósofo universitário. Não há praticamente debate universitário de filosofia que não me pareça errado desde a base, porque não parte da 'presença total' e sim da divisão universitária das disciplinas. E estou falando das universidades sérias.
Prefiro encarar a vida, como uma deliciosa UNIVERSIDADE. Ela é complexa e quem a estuda seriamente, pode ser FORMADO EM TUDO
"Como a universidade para a maioria do corpo congregado é um biscate intelectual, um local de exercicio ocioso, o "local de trabalho" de tantos professores faltosos, dos rotineiros repetidores de aulas preparadas há dezenas de anos, ou dos que "enchem o tempo" com improvisadas preleções, tem de recusar o trabalhador justamente porque é trabalhador, porque, se o deixasse entrar nas faculdades, criaria problemas e exigências de aprendizado para o trabalho efetivo, atualmente ignorados"
Eu sentado em frente ao computador da universidade e um raio de sol entra na janela me dando uma luz, um silêncio, só ouço respirações e click de teclados, a luz clareia como um farol outra parte do meu pensamento e digo, é tão esplêndido eu me ver pensando.
São ladrões, criando e formando ladrões. São as chamadas universidade das escórias. Os PhDs, estão em Brasília, os mestrados nos estados e municípios, os pós graduados nas empresas e secretarias e os graduados nas gangs e bondes da vida. Triste Brasil, triste povo brasileiro, infeliz em suas escolhas e amaldiçoado pelo câncer da corrupção, irrestrita e generalizada.
Grave engano, engodo do Diabo, na Universidade é supor que sou oposição porque não gosto das pessoas que usurpam o poder institucional. Odiar pessoas não é se opor. Trata-se de oposição a projeto social dos candidatos e ocupantes dos cargos maiores. Eu não voto em candidato que defende, intransigentemente, o regime de produção econômica dominante no Brasil e que tantas marcas sociais negativas tem trazido à população carente do país. Depois, não apoio nem participo de campanha de administradores que não tenham preocupações sociais, pedagógicas, compromissos com a Universidade pública, universal e gratuita. Pior, se o candidato é simpático a centralização e a burocracia. Fora disso, no plano pessoal a gente tem que se respeitar e se gostar como colegas. Posso gostar mais, no plano pessoal de quem me oponho politicamente, e votar em que nenhuma simpatia me proporciona.
As universidades brasileiras estão formando advogados que não gostam de ler, psicólogos que não não sabem ouvir e médicos que não gostam de pessoas
Em tempos hodiernos temos a oportunidade de trazermos a universidade para dentro de nossa casa, onde professores, livros e pensamentos diversos pairam dentro da sala transformando a mesma em sala de aula.
"Faculdades e universidades não deveriam ter como "fim" o ensinar um conteúdo. Esse - importante - deveria ser o meio.
A Academia deveria ensinar a pensar, estimular a curiosidade, o debate, instigar, levar o alumnus a ter fome de saber."
Sempre houve e sempre haverá doidos em todo o lado, incluindo nas universidades. Hume nunca foi admitido nas universidades, as ideias de Descartes foram proibidas, e ao mesmo tempo aposto que nas universidades desse tempo se fazia tolices atrás de tolices, de que hoje ninguém se lembra. [...] É tão desavisado espernear contra as fraudes intelectuais nas universidades como contra o frio de uma noite de Inverno.
As apresentadoras falam sobre racismo, cota nas universidade, de como o brasileiro não admite que é racista, sobre a relação com as empregadas domésticas negras, de como a polícia trata a população negra,etc, etc.
Mudam de pauta: agora, Astrid Fontenelle fala sobre lixo, de como produzimos muito, nao reciclamos e tals.
Diz a outra apresentadora: "NEGO" recebe um convite de papel, nem lê e já joga no lixo.
Dá para levar a sério?
Mesmo nas universidades brasileiras ditas melhores, o que de mais digno e elevado se vê, pelo menos na área de "humanas", é só o cumprimento rotineiro de obrigações regulamentares, sem nenhum entusiasmo pelo conhecimento, sem nenhuma paixão pela descoberta da verdade.
Não fiz nenhum curso,
Não frequentei universidade,
Não mudei de município,
Fui sempre da mesma cidade,
Pouco frequentei escola,
Soltei muita pipa e ainda penso
Que jogo um pouco de bola
E o que vejo na mídia
Tem a dimensão do perigo,
Namorei uma tal de Lídia
Que nunca namorou comigo,
Assim virei poeta
Namorando a solidão
No vulto de muitas meninas
Que existiram nas minhas rimas
Fascinaram como as primas
Mas não passou de ilusão
- Relacionados
- Mensagens para estudante: Inspiração para uma vida de aprendizagem
- Frases sobre o Universo
- Vida de Universitário
- Frases de Universitário
- Dedicatórias para finalistas universitários: frases para fitas que marcam o fim de um ciclo
- Poemas para finalistas da Universidade que inspiram novos caminhos
- Frases sobre Universidade