Mensagens para Universitários
Da 'Universidade da vida', algumas lições devem ser guardadas em algum lugar, do coração, reservado ao sofrimento silencioso.
MESTRE
Formei-me professor na universidade
ainda antes de sentir-me velho demais na vida,
em admiração a um mestre que tive nos tempos de colégio.
Hoje, sou dono de um belo diploma com letras douradas,
que pode ser visto a olho nu na parede mais feliz de minha humilde casa.
Casa, comprada a prazo, num financiamento feito a perder de vista
e pago com o suor de uma vida toda.
Vida, dividida em três jornadas,
com intervalos breves, apenas para piscar os olhos.
Hoje,ainda antes de me achar velho demais...
Um alguém, do qual não me lembrava, elevou o tom de voz e me disse confiante:
- Formei-me professor na universidade, ainda antes de sentir-me velho demais,
por admiração a um mestre que tive nos tempos de colégio.
E, hoje...Estou aqui para que você me diga, Mestre,
em que parede devo pendurar o meu diploma!
A FILOSOFIA que está mais viva do que nunca em nossos dias, se faz presente na universidade apenas com características superficiais. Explico: A História nas universidades, bebeu muito Nietzsche, contudo quem ganhou destaque foi o Michael de Michel de Foucault, esqueceram do Jacques Derrida que muitas vezes é bem mais interessante.
O aluno universitário do curso de história hoje esta interpelado por dois caminhos: ou seguir a carreira universitária, aprendendo a escrever e a escrever e a escrever, interpretando a história; ou a seguir o caminho de professor do ensino fundamental e médio, ou seja, aprendendo a interpretar questões longas e adaptando-se a múltipla escolha. Há quem diga que no segundo caso é se atrelar ao sistema ( para uns o capitalista), mas no primeiro caso é onde vemos a elite dos professores. Seria o capitalismo na pratica para os professores universitários? E uma luta sem fim para os professores não universitários? Ser professor no Brasil é assumir duas realidades bem distintas.
Lá estava eu naquela escola, naquela tarde quente... Levei tudo que aprendi na Universidade sobre idade média. Puxa! Estava entusiasmado, pois pensei que eu haveria de problematizar o ensino de história. Muni-me de autores que desconstruíam o pensamento de que a idade média era a idade das trevas, mesmo que o livro didático também de certa forma ja redirecionava para isso; assisti filmes, e videos..., mas me surpreendi... pois, os alunos me deslocaram do eixo significativo, partindo para outas problematizações. Durante a aula percebi que a pergunta da aluna foi muito mais interessante do que meu aprendizado durante meu curso. Perguntou a aluna: Idade Média professor, provêm de medir?
Desconcertado, minha mente logo percebeu o quanto muitas vezes nos preparamos para a sala de aula, e não observamos o quanto temos a aprender com questões dos alunos.
Muitas vezes o aluno universitário esta imbuído de inúmeras tarefas. Nos períodos finais de um curso, eis que surge o espirito de desespero, e ai é que nos preparamos para o grande final, onde na monografia encontramos sentido para o nosso curso.
Prefiro encarar a vida, como uma deliciosa UNIVERSIDADE. Ela é complexa e quem a estuda seriamente, pode ser FORMADO EM TUDO
Eu sentado em frente ao computador da universidade e um raio de sol entra na janela me dando uma luz, um silêncio, só ouço respirações e click de teclados, a luz clareia como um farol outra parte do meu pensamento e digo, é tão esplêndido eu me ver pensando.
Dizem que universidade é só festa, pra mim é mais que festa, mas sim um espetáculo de sonho, fé, esperança e amor. Onde os enredo é o saber, a sinfonia é o conhecimento “melodia doce e empolgantes”, onde as cifras estão nos livros, onde os instrumentos são lápis papel e caneta, onde os maestros são “OS PROFESSORES “MESTRES” e onde o regência fica por conta da SABEDORIA e o DISCERNIMENTO.
No entanto universidade é um ESPETÁCULO e uma fabrica de sonhos!!!
O homem educador é a única universidade que transforma o conhecimento ao aluno em ideias. O educador homem é a única faculdade que estimula a aptidão do saber ao educando.
Minha sorte foi não ser professor universitário. Se fosse, teria sido tentado a iniciar um combate cultural pela expressão oral pura e simples, em vez de escrever livros primeiro. E teria só levado porrada sem conseguir persuadir ninguém. O livro ainda é e será sempre o instrumento maior nesse tipo de confronto. Principalmente se não é livro de mera polêmica jornalística, mas tem um valor cultural por si próprio.
São ladrões, criando e formando ladrões. São as chamadas universidade das escórias. Os PhDs, estão em Brasília, os mestrados nos estados e municípios, os pós graduados nas empresas e secretarias e os graduados nas gangs e bondes da vida. Triste Brasil, triste povo brasileiro, infeliz em suas escolhas e amaldiçoado pelo câncer da corrupção, irrestrita e generalizada.
As universidades brasileiras estão formando advogados que não gostam de ler, psicólogos que não não sabem ouvir e médicos que não gostam de pessoas
Em tempos hodiernos temos a oportunidade de trazermos a universidade para dentro de nossa casa, onde professores, livros e pensamentos diversos pairam dentro da sala transformando a mesma em sala de aula.
A derrota é uma das melhores universidades do mundo, uma vez que ela ensina o homem a ser vitorioso.
Educação vem de berço, não se aprende nos bancos das universidades, e não há dinheiro que a compre. Um dos maiores legados que um pai pode deixar ao filho. O outro é a oportunidade de adquirir conhecimento. Esse, sim, se aprende nos bancos das universidades. Já sabedoria, só mesmo a vida vai te dar.
- Relacionados
- Frases de Universitário
- Frases sobre Universidade
- Frases para estudantes que incentivam e motivam
- Vida Acadêmica
- Dedicatórias para finalistas universitários: frases para fitas que marcam o fim de um ciclo
- Poemas para finalistas da Universidade que inspiram novos caminhos
- Vida de Universitário