Mensagens para Universitários
As pessoas vivem de status federal ou estadual e nem ligam pra coisa que é ser um bom profissional, isso é que vale.
A semana de extensão universitária é uma atividade acadêmica que reafirma a união estável e necessária entre a comunidade acadêmica e a sociedade, pois servir à população é a razão da existência da Universidade.
"O aluno, ao iniciar a escola primária, e tão somente por isso, já está habilitado a ingressar um dia na universidade"
"A luta estudantil deve realmente incentivar o ensino tecnológico e a integração dos centros de investigação científico-naturais que se caracterizem por sua real eficácia, e não sejam, como alguns são simples vazadouros dos dinheiros públicos"
Sobre as cotas: se as condições escolares são desiguais, é justamente isso que precisa ser revisto, e não os sistemas avaliativos.
Sucesso não é rir muito e com frequência, apreciar as belezas da vida, beber até dormir e acordar para beber O nome disso é JUD!
"O corpo discente terá um grande papel nesse processo, porque está mais liberto do que é velho no ensino universitário"
Me incomoda a falta de liderança, de homens e mulheres na UEPG que tenham coragem de liderar processos de mudança, enfrentar o autoritarismo, a monarquia reacionária, o conservadorismo pedagógico e político imperante na condução da mesma. Os líderes que surgem são ocasiões, messiânicos e a menor derrota, infantilmente se retiram do front, passando a viver às custas da vitimização. Levantai-vos!
Precisamos de representantes discentes que não tenham medo de professores arrogantes e autoritários. Que enfrentem com conhecimento de causa e por princípios. Precisamos de Coordenadores de curso, chefes de Departamento que tenham convicção, tenham fundamento filosófico para o que compreendem ser a educação superior, a administração, o ensino e o serviço público. Que marquem posição em toda a reunião em que estiverem. Não se amedrontem ao menor peido de burocratas, pretensiosamente superiores. Isso é liderança. Personalidade com conhecimento. Anda em falta, embora justificado pelo medo que impera em regimes onde a liberdade, acostumou-se a andar sem ela. Que surjam mais líderes, menos chefes, menos coordenadores, menos diretores...
O Universo é infinito e não sei por que algumas pessoas são tão arrogantes e orgulhosas. Acredito que seja ignorância. Não conhecem seu real tamanho diante dessa imensidão, Muitos não tem inteligência e raciocínio para entender que o Universo não gira em torno de nós. Ele gira em torno de fatores que ainda não temos condições de compreender. Somos uma raça pobre em conhecimento para entender tudo sobre a vida e seu destino.
Educação e conhecimento estão totalmente disponíveis para quem quiser buscar, independente de universidade ou qualquer forma de ensino esquematizado.
É você que filma o universo
Você está sendo filmado?...
Nada disso...
Com os seus olhos você trás todo o universo para dentro de ti
Com infinitas possibilidades de interpretar a sua própria história
Então
Faça o seu melhor
Dê o seu melhor
Porque você é o roteirista
O ator principal
É o próprio diretor
Dos seus sentimentos
Atitudes
Comportamentos
E emoções
Faça uma maravilhosa série
Da sua vida
E seja Feliz
Paz no seu lindo coração
Vai a pessoa pelo seu caminho, metida com os seus pensamentos, e sai-lhe um vira-lata atrás, mordendo-lhe o calcanhar
A FÚRIA DE CALIBÃ
Poucos livros bons haviam aparecido. Entre eles, Literatura e Humanismo, de Carlos Nelson Coutinho; Os equívocos de Caio Prado Júnior, de Paulo Cavalcanti; Ferro e Independência, de Osny Duarte Pereira. Voltava-me para as revistas de cultura; apresentavam-se com dois tipos, pelo menos as universitárias, as dos docentes e as dos discentes. Eu concluia, por isso: "Em suma, provam os três exemplos alinhados que existe contraste, e até antagonismo, entre o pensamento novo, que se levanta nos meios estudantis, e o pensamento velho, que se aninha nas cátedras universitárias. É evidente que as exceções servem apenas para confirmar a regra. Nem tudo que surge do meio estudantil é de alta qualidade cultural, evidentemente; mas a esmagadora maioria do que surge do meio docente universitário é de qualidade inqualificável. Como pode haver respeito, numa atividade ligada ao conhecimento, quando os que aprendem sabem mais do que os que ensinam?
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 226-227
Cria-se, assim, o problema do preenchimento das cadeiras vagas. Neste assunto, melhor ainda que em outros, se observa o esforço do grupo magisterial dirigente para impedir qualquer interrupção de continuidade na orientação do pensamento de cada disciplina oficial. Tudo se faz no sentido de excluir o candidato que acaso vencedor nos supostos concursos para a docência e para a cátedra, viesse a imprimir novos rumos ao ensino, denunciar os males da alienação cultural reinante, instalar novo estilo de estudo, difundir ideias progressistas, voltadas para o exame dos reais problemas do país, exprimindo os interesses de outra classe, diferente daquela que monopoliza a universidade.
A QUESTÃO DA UNIVERSIDADE, pág. 49
"Se você tem um filho problemático, e você não soube lidar com a situação enquanto teve o controle, esqueça pois não vai ser agora que ele vai mudar"
O conhecimento não se distinguia entre ramificações delimitadas no período antigo. A delimitação do conhecimento nos aprisiona e nos desvia do caminho da verdade, das coisas autênticas; exige-se a unicidade do saber. A filosofia é o início, o meio e o fim do saber. Direciono-me a convicção de que a sapiência é equivocadamente propriedade afixada e de alguns ditos "doutos".
A USP "Criada em 1934, como resposta de
um setor da elite paulistana às derrotas políticas de que padecia desde o rearranjo
oligárquico encetado pela Revolução de 1930, a instituição tomou feições imprevistas
face ao recrutamento híbrido de membros de elite em descenso e camadas ascendentes.
Seu rumo foi marcado pelo descompasso do empreendimento face às demandas sociais
da cidade, o que deslocou o objetivo inicial do projeto que visava formar as elites
dirigentes, recuperando o papel de São Paulo nas diretivas, senão do Estado, da vida
moderna nacional em âmbito cultural" - Lidiane Soares Rodrigues - Tese. Comparemos isto com o livro de Nelson Werneck Sodré, História e materialismo histórico no Brasil
Além de aportar o desenvolvimento sustentável de projetos de vida em prol da humanização da civilização, uma universidade deve, prioritariamente, se preocupar com seu próprio projeto de fazer educação superior para gerar responsabilidade e compromisso superior.
Ao reduzir o homem a profissional, acabará por formá-lo peça, talvez até eficiente, capaz e competitiva, de servir aos sistemas, escravizando-os. É necessário que a universidade sobrepasse a concepção de homus economicus e projete o homus íntegro e integral.
- Relacionados
- Realizar um Sonho de Faculdade
- Frases de Universitário
- Frases para estudantes que incentivam e motivam
- Etapa concluída: mensagens para celebrar essa conquista
- Dedicatórias para finalistas universitários: frases para fitas que marcam o fim de um ciclo
- Poemas para finalistas da Universidade que inspiram novos caminhos
- Vida de Universitário