Mensagens para Turma
Reflexão de Hoje
Lembre-se
Andar junto não quer dizer que você faz parte da turma .
Você pode ser útil para uns por um tempo mas não é necessário o tempo todo.
No Estágio todos aprendem, desde o professor regente da turma, o estagiário, os alunos da escola, além do curso e da própria instituição de ensino.
✍️Da turma do COME E DORME nasceu a turma do VAMOS A LUTA, dessa turma nasceu a do ACHEI PRONTO.
😄♒👁️👁️☸️🕉️🌹💖
A turma veterana, nascida no século passado, aqui, o escriba, um representante, sente a cada dia que este planeta onde, aparentemente, nasci e fui criado já não é mais o mesmo. Sem entrar em muitas filosofias sobre os motivos, sonho com a possibilidade de ser um alienígena perdido por aqui, e que meus semelhantes logo, logo voltarão para me resgatar.
Quando os meus atos divergem do meu discurso, resultando na prioridade ao desempenho de uma turma diante de uma avaliação externa, nego a unicidade do ser e a diverdidade do corpo discente.
Uma turma preocupa-se com o seu bem estar
Uma turma está unida em momentos difíceis
Uma turma esforça-se para ser motivo de orgulho
Em uma turma todos vão acabar por amadurecer e crescer
Esta é a mentira que muitos alunos e professores preferem acreditar.
OS ENCONTROS DA TURMA
(28.10.2018)
Não consigo andar sem viver...
Os encontros da turma que,
Sempre me faz tão bem,
Pois nos seus sorrisos, venho a entender!
Entender o quanto a poético do coração,
Traz os imensos encantos de uma paz,
A qual comove, envolve todo o meu ser,
Por isso sou grato, por despertar neste tempo...
Nossa turma se está sem casacos é, dados, de doação, pondo falsos agasalhos, hora de migalhas, que modificam verdades e faz a vida sem bases.
Ler notícias nos jornais brasileiros é como ler os gibis da turma da Mônica, o grau de maturidade de quem as escreve é inferior as historinhas destinadas as crianças ingênuas. O jornalismo no Brasil é patético - salvo raras exceções.
Olhei para o rosto de cada colega e lembrei das aulas, das festas da turma, das reclamações, do estresse do TCC, da tensão da OAB, dos sorrisos, dos estágios e percebi como crescemos ao longo desses cinco anos, como evoluímos, e de como pouco a pouco, ano após ano, nos tornamos Bacharéis em Direito. Nos tornamos adultos. Senti uma onda de amor infinito percorrer meu corpo. Nossa faculdade terminava, mas nossa vida estava apenas começando.
Tentar manipulá-lo para que se comporte da forma como sua turma espera que faça é problema dela, mas se encaixar no papel do imbecil que desejam que você seja é um problema só seu.
Quer contar uma boa história? Ouça
o velho e bom barbeiro, a turma da fofoca, o pessoal do dominó e o padre da paróquia.
Assim que é a filha de pobre que é bonita nas mãos dos bacaninhas ricos a turma toda pega quando eles vêem que dela não será nada sobra para o pobre novamente que pena que com o guerreiro escocês Wallace não foi assim tiveram que matas sua mulher e ele travou guerra.
CAMINHOS DE CONSCIÊNCIA
Era uma vez uma turma de aprendizes, turma essa com pessoas diversas, multi culturais, plurais, especiais.
Chegaram tímidas, observando o todo, percebendo uns aos outros.
Participantes, questionadores, experienciavam tudo, quase como crianças, que buscam descobrirem o mundo.
E que mundo seria esse? Oras, o seu próprio!
Foram muitas experiências!
Permeadas essas, por descobertas, reflexões, estudos, encontros, desencontros, amizades, estranhezas, sorrisos, choros, transformações, reflexões, saberes...
Não se teve muito como fugir disso tudo.
O desenvolvimento se fez inevitavelmente. E sabe-se que houve sim, quem quisesse fugir, porem, um chamado maior, acredita-se, se instalou e o fluir se fez.
Aprendizes de luz e consciência vibram cada um em sua essência.
E seguem no caminho da verdade e da consciência.
Quero falar sobre os amigos que sumiram do mapa. Colegas de turma que um dia estavam lá, estudando, conversando e bebendo conosco, e no outro desapareceram. Vontades que eu calo, simplesmente. Apesar da cautela, me recuso a deixar o medo germinar.
O ar tão denso que o Covid 19 não passa, passa apenas o ódio dissimulado da turma do "fica em casa", a mesma turma do "ele não".
Ele era o cara mais silencioso da turma, com o seu sorriso característico, um olhar distante da realidade, desejo de desvendar o além do horizonte. Sempre residiu essa crença na alma, de querer viajar por oceanos, chegar a destinos longínquos, conhecer novos povos, costumes, hábitos e culturas. Talvez seja tudo isso, o motivo para tanta inquietude na sua alma, sugando o pouco de calma que ainda lhe resta, querendo novamente desvendar outros destinos, outras vidas, outros saberes. Na sua alma reside essa fome insaciável de desvendar o desconhecido, o abstracto, querer o inatingível.
No meu tempo a gente dizia “minha turma”, algum tempo depois eu dizia, “meus amigos” mas o que restou foram as boas lembranças não apagadas.