Mensagens para Quem Me Odeia
Mantém-te distante da inveja, pois assim como o fogo queima a lenha, a inveja consome as boas ações.
Se você deseja viajar longe e rápido, viaje leve. Deixe pra trás todas as suas invejas, seus ciúmes, sua incapacidade de perdoar, seu egoísmo e seus medos.
Os velhos invejam a saúde e vigor dos moços, estes não invejam o juízo e a prudência dos velhos: uns conhecem o que perderam, os outros desconhecem o que lhes falta.
A virtude neste mundo é sempre maltratada; os invejosos morrerão, mas a inveja é poupada.
Quem se entrega à vaidade e não se entrega à meditação, com o tempo invejará aquele que se esforçou na meditação.
O ciúme nunca está isento de certa espécie de inveja, e frequentemente se confundem essas duas paixões.
A inveja é um vício mesquinho e sórdido: o vício do condenado que reclama porque o seu companheiro de prisão recebeu uma ração de sopa maior.
Sabe-se que enquanto vivemos estamos mais ou menos expostos à inveja, mas depois da nossa morte os nossos inimigos deixam de nos odiar.
Invejar a felicidade alheia é loucura: não nos saberíamos servir dela. A felicidade não se quer de confecção, mas sob medida.
Não há animal mais degradante, estúpido, covarde, lamentável, egoísta, rancoroso, invejoso, ingrato que o público. É o maior dos covardes, porque de si mesmo tem medo.
Eis minha dama. Oh, sim! É o meu amor. Surge, formoso sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que és mais formosa que ela!
Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a beleza libertadora do intelecto para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.
Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz.
Nota: A citação costuma ser atribuída a Milan Kundera, mas, na verdade, pertence à colunista Anne Raver. A confusão acontece porque, no artigo em que publicou, atribuiu o pensamento à Milan Kundera. Mas, na verdade, era sua própria interpretação de outro pensamento do escritor.
...MaisHá gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega.
A sorte me acompanha, tenho corpo fechado à inveja, a intriga não me amarra os pés, sou imune ao mau-olhado.