Mensagens Intelectuais

Cerca de 217 mensagens Intelectuais

Os intelectuais são tão brutos que por falta de um ponto ou de uma vírgula, perdem todo o sentido de uma oração.

No Brasil é assim:

Intelectuais de esquerda, intelectuais de direita...
E O POVO TOMANDO NO CENTRO !

TODA moda cultural inventada por intelectuais de esquerda é prelúdio sedutor de crimes abomináveis. O multiculturalismo é o enésimo exemplo.

"Pessoas que pensam muito são, só por isso, chamadas de 'intelectuais', mas isso é errado: a vida do intelecto só começa na fronteira em que o pensamento se apaga para dar lugar ao vislumbre da verdade."

Apesar disso, há uma porção de intelectuais brasileiros que defendem Cuba, mas, obviamente, não querem viver lá de jeito nenhum. É difícil para as pessoas reconhecer que estavam erradas, que passaram a vida toda pregando uma coisa que nunca deu certo.

O terrível é que, nesse mundo de hoje, aumenta o número de letrados e diminui o de intelectuais. Não é esse um dos dramas atuais da sociedade brasileira?

⁠Os intelectuais podem gostar de pensar em si mesmos como pessoas que "falam a verdade ao poder", mas muitas vezes são pessoas que falam mentiras para ganhar poder.

Thomas Sowell
Ever Wonder Why?: and Other Controversial Essays (2013).

⁠Não adianta demonizar a política sem ter servido à ela pelo menos como candidato ou fazendo parte de uma executiva de um partido. Veja, a paixão só se torna sensacionalismo após o rompimento resolvido.

FILÓSOFO Nilo Deyson Monteiro Pessanha

⁠Trabalhar é bom até que se perca o encanto da energia pelo que se faz naquele dia.
Saber parar é não trabalhar para ninguém,
Apenas ser dono de si para se sustentar de suas limitações e inspirações.

NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA

⁠O socialismo tem um histórico de fracasso tão flagrante que apenas um intelectual poderia ignorá-lo ou evitá-lo.

⁠Saindo de casa para liberdade, parece sonho, parece miragem; ah, mas que viagem descer até o céu cair na fantasia deste mar de amor

POETA NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA

Da falência das instituições de "ensino".

“Eu detestava a escola e até o fim não correspondi às exigências. O que possuo em matéria de cultura consegui adquirir livremente, como autodidata, aceitando do ensino oficial apenas o elementar”

Houve um tempo em que o marxismo era a única droga dos intelectuais. Agora eles resolveram misturar aquela substância moralmente tóxica com as drogas propriamente ditas.

Antonio Gramsci estava CERTÍSSIMO quando disse que quem faz a revolução são os intelectuais. E Georg Lukacs estava igualmente certo ao dizer que o proletariado em nome do qual os intelectuais falam não é o proletariado existente, mas apenas o 'proletariado possível' que eles mesmos planejam inventar.

Os que berram 'Chega de discussões entre intelectuais! Precisamos agir!' ignoram que foi com 'discussões entre intelectuais', com livros e mais livros, que a esquerda conquistou metade da elite e escravizou a outra metade, privando o povo de todos os meios de ação.
É impossível explicar a força da revolução cultural a pessoas sem cultura.

Corporativismo universitário existe por toda parte. As atividades intelectuais tornam-se profissões regulamentadas pelo Estado e burocratizam-se até o último grau da chatice. A diferença específica do Brasil é que aqui a corporação é toda de incapazes. É a ignorância espancando a inteligência com um porrete estatal.

Em um país no qual o corpo é mais cultuado que a sabedoria, orgulho-me de minhas massas intelectuais.

''Vivemos em uma sociedade onde os imorais dão lição de moral aos intelectuais.''

Que me desculpem os adultos, os sérios, os intelectuais, os discretos e os maduros...mas esse meu lado criança eu vou conservar pra sempre.

De que adianta você ter muito conhecimento mas calar-se num mundo sedentário de intelectuais?