Mensagens Espíritas
"Quando a alma está unida ao corpo, durante a vida, ela tem duplo invólucro: um pesado, grosseiro e destrutível — o corpo; o outro fluídico, leve e indestrutível, chamado 'perispírito'."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"Há, pois, no homem três elementos essenciais:
1º A 'alma' ou 'Espírito', princípio inteligente em que residem o pensamento, a vontade e o senso moral;
2º O 'corpo', invólucro material que põe o Espírito em relação com o mundo exterior;
3º O 'perispírito', invólucro fluídico, leve, imponderável, servindo de laço e de intermediário entre o Espírito e o corpo."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"Quando o invólucro exterior está usado e não pode mais funcionar, tomba e o Espírito o abandona, como o fruto se despoja da sua semente, a árvore da casca, a serpente da pele, em uma palavra, como se deixa um vestido velho que já não pode servir; é o que se designa pelo nome de 'morte'."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"A morte é apenas a destruição do envoltório corporal, que a alma abandona, como o faz a borboleta com a crisálida, conservando, porém, seu corpo fluídico ou perispírito."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"A morte do corpo desembaraça o Espírito do laço que o prendia à Terra e o fazia sofrer; e uma vez libertado desse fardo, não lhe resta mais que o seu corpo etéreo, que lhe permite percorrer o espaço e transpor as distâncias com a rapidez do pensamento."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito.
A alma é assim um ser simples; o Espírito um ser duplo e o homem um ser triplo.
Seria mais exato reservar a palavra 'alma' para designar o princípio inteligente, e o termo 'Espírito' para o ser semimaterial formado desse princípio e do corpo fluídico, mas como não se pode conceber o princípio inteligente isolado da matéria, nem o perispírito sem ser animado pelo princípio inteligente, as palavras 'alma' e 'Espírito' são, no uso, indiferentemente empregadas uma pela outra; é a figura que consiste em tomar a parte pelo todo, do mesmo modo por que se diz que uma cidade é povoada de tantas almas, uma vila composta de tantas famílias; filosoficamente, porém, é essencial fazer-se a diferença."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"Os Espíritos revestidos de seus corpos materiais constituem a humanidade ou mundo corporal visível; despojados desses corpos, formam o mundo espiritual ou invisível que povoa o espaço e no meio do qual vivemos, sem disso desconfiar, como vivemos no meio do mundo dos infinitamente pequenos, de que não suspeitávamos, antes da invenção do microscópio."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"Os Espíritos possuem todas as percepções que tinham na Terra, porém em grau mais alto, porque as suas faculdades não estão amortecidas pela matéria; eles têm sensações desconhecidas por nós, veem e ouvem coisas que os nossos sentidos limitados nos não permitem ver nem ouvir. Para eles não há obscuridade, excetuando-se aqueles que, por punição, se acham temporariamente nas trevas.
Todos os nossos pensamentos neles se repercutem, e eles os leem como em um livro aberto; de modo que o que podíamos esconder a alguém, durante a vida terrena, não mais o podemos depois da sua desencarnação."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"Os Espíritos estão em toda parte, ao nosso lado, acotovelando-nos e observando-nos sem cessar. Por sua presença incessante entre nós, eles são os agentes de diversos fenômenos, desempenham um papel importante no mundo moral, e, até certo ponto, no físico; constituem, se o podemos dizer, uma das forças da natureza."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"Desde que se admita a sobrevivência da alma ou do Espírito, é racional que as suas afeições continuem; sem o que, as almas dos nossos parentes e amigos seriam, pela morte, totalmente perdidas para nós.
Pois que os Espíritos podem ir a toda parte, é igualmente racional admitir-se que aqueles que nos amaram, durante a vida terrena, ainda nos amem depois da morte, que venham para junto de nós e se sirvam, para isso, dos meios que encontrem à sua disposição; é o que confirma a experiência.
A experiência, de fato, prova que os Espíritos conservam as afeições sérias que tinham na Terra, que folgam em se juntarem àqueles a que amaram, sobretudo quando são por estes atraídos pelos sentimentos afetuosos que lhes dedicam; ao passo que se mostram indiferentes para com quem só lhes vota indiferença."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
Vestimos uma roupa a qualquer momento, mas, por enquanto, só podemos vestir um corpo a cada existência.
O antídoto para o mal humor é sorrir sempre, mesmo com mágoas e problemas em nossas vidas, pois, isto é contagioso e cria um clima ameno e agradável no qual se não conseguirmos resolver nossos problemas ao menos nos esqueceremos deles temporariamente e viveremos melhor com mais tranquilidade e energias positivas no ambiente que nos cerca e poderemos resolver nossos problemas sem dramas e sofrimentos desnecessários.
O sofrimento é um meio eficaz usado por Deus para nos ajudar em nossa reforma íntima e consequentemente em nossa evolução espiritual de forma rápida se for bem aproveitada, mas existem outras formas mais lentas e suaves e que dão resultados semelhantes tais como: a caridade, o amor ao próximo, a mudança do padrão de vibração que nos cerca e a eliminação do medo em nossas vidas, entre outros e que nos fazem evoluir sem grandes dores e traumas.
Para além de revelar que a vida não é um jogo de improvisar, o correr das horas dita que é a intensidade com que cada passagem dela é vivida que vai definir se os momentos serão ou não eternizados em nossas lembranças.
Se você amarga uma grande dificuldade, não reclame. Há quem enfrente, simultaneamente, múltiplos obstáculos, como desemprego, dívidas, problemas conjugais, saúde debilitada e ainda vive distante do amparo de mãe, pai, irmãos e tios, haurindo forças, unicamente, no trabalho voluntário e na fé viva na providência divina. Seja nos pequenos ou nos grandes desafios, precisamos manter a serenidade e guardar a certeza que tudo passa.
Do ponto de vista de Deus, amar é muito mais importante que ser amado, mas somos criaturas tão egoístas, que nos propomos amar apenas na condição de recebermos algo de volta, seja gratidão, seja reciprocidade. Amor que tem, como pano de fundo, vaidade ou egoísmo, pode ser qualquer outra coisa, mas não é amor.
As problemáticas do dia-a-dia, seja qual for, são e sempre serão, do ponto de vista espiritual, questões de ordem secundária e não primária. A de ordem primária é, justamente, COMO LIDAMOS com tais adversidades. No final, não serão levados em conta os problemas que enfrentamos, mas a FORMA como decidimos enfrentá-los. Tudo é lição e tudo passa!
Os egoístas agridem quando lesados. Os hipócritas agridem quando desmascarados. Os intolerantes agridem quando contrariados. Os mentirosos agridem quando acuados. Perceba que a agressividade não é, necessariamente, uma imperfeição, mas reflexo de desequilíbrios psíquicos em estado frenético.
Quando Jesus orientou que fossemos mansos como Ele, certamente o Mestre não se referia à afabilidade dos gestos ou das palavras, mas à nossa agitação interna fomentada por hábitos primitivista. É por isso que o Ele recomenda que sejamos "mansos e humildes DE CORAÇÃO".
A mansuetude é uma conquista que só se adquire com a reforma interior e é, segundo Jesus, uma das condições para que herdemos a Terra!
O esforço vale quanto custa.
A caminhada não é fácil e, sem o apoio do próximo, se torna ainda mais difícil. Quando surgir uma oportunidade de ajudar, aproveite-a, principalmente se isso lhe custar algum sacrifício, pois, do ponto de vista espiritual, somos muito mais devedores que credores. Tais oportunidades são como convites de Deus para que paguemos, com amor, “uma multidão de pecados”.
Quando você está em sua casa, você é obrigado a receber uma ou várias pessoas que chegam de surpresa? Do mesmo modo, se alguém está online, não quer dizer que ele está à sua disposição para conversar ou responder imediatamente a sua mensagem. Se você sofre da “síndrome de sultão”, convém se tratar, pois o imediatismo gera stress e outras doenças psicoemocionais.