27 mensagens de superação para renovar forças e agradecer pela jornada
Eu sinto saudades de uma pessoa que me fez muito mal… como lidar com esse sentimento?
Cuidado: nem tudo que você deseja te faz bem. Carência cria afetos imaginários.
É perfeitamente possível amar algo (ou alguém) que nos faz mal. Mas nem tudo que desperta nossa saudade merece atenção.
Autocuidado significa aprender a dizer adeus, mesmo quando isso é a última coisa que nossas emoções desejam.
Cada passo que você dá, correndo atrás daquilo que te faz mal, destrói um pedaço da sua autoconfiança.
A vida é curta demais para derramarmos nossa dedicação em busca daquilo que nos fez mal. Nem todo desejo é merecedor da nossa energia.
Os sonhos mais belos são os que acontecem sem que existam condições. São os que recebem a nossa atenção diária, como se eles já estivessem vivos em nossa alma.
Somos humanos, e dessa maneira devemos lidar com os desafios. Cair, levantar, esmorecer, renascer. Mas primeiro aceitar que tudo, absolutamente, vai passar.
Cada um encontra uma maneira de viver o bem, em sua essência, após uma temporada na aflição do espírito. E todas se tornam sagradas se há pureza nos passos.
Quem não conhece a si mesmo nunca irá mudar. Autoconhecimento é uma das mais genuínas formas de liberdade.
Estar presente no agora nos poupa de uma imensa carga de sofrimento, desencadeada pelo fluxo de pensamentos em desequilíbrio.
Estar, simplesmente estar, cria a corrente energética salutar da serenidade e da paz.
A causa de todas as coisas está no desejo, em querer o que ainda não está na hora de ser compartilhado em nosso caminho.
Quando você estiver sobrecarregado,
tenha a coragem de dizer não. De pausar.
De reduzir a intensidade da vida para
respeitar o equilíbrio do seu corpo.
Afaste-se um pouco dessa turbulência que está te exaurindo, para que sua proximidade volte a ser saudável. Esse é um dos mais importantes gestos de autocuidado.
O mundo vai te tratar da maneira que você trata o mundo. Porque aquilo que chega até nós, tem um significado que decidimos dar.
Não importa o fardo do acontecimento. Iremos, muitas vezes, sentir a dor dilacerar o nosso ser, mas, ainda assim, podemos buscar após o momento do luto ressignificar aquela dor.
Começando pela conformidade dos fatos naquele momento e naquela circunstância.
Portanto, nunca nos cabe controlar o mundo, mas controlar a maneira que lidamos com o mundo.
Pare de viver no modo automático.
Da hora em que você sai de casa ao momento em que deita a cabeça no travesseiro, a vida acontece. É no intervalo entre um dia e outro, que desenhamos e colorimos a nossa história.
O perigo é passar funcionar no modo automático, como se fosse muito natural. Sem perceber, tantas pessoas, aos poucos, vão deixando de fazer escolhas e de se manterem conscientes da vida que se desejam viver. Continuam a fazer o que sempre fizeram.
A vida é complexa.
Raramente uma semana é (100%) ruim (ou boa). Autoconhecimento significa reconhecer os dois lados, e nutrir aquilo que tornará você um ser humano melhor.
Dores e dificuldades podem nos trazer profundos aprendizados.
Desafios podem nos revelar mais sobre nosso potencial.
Alegrias podem nos ajudar a enxergar o que, de fato, tem valor.
Há um sentindo ainda incógnito em todos os acontecimentos. Por isso o nosso sentimento de frustração, de ansiedade, de incompreensão e, ao longo prazo, até de depressão.
É que, muitas vezes, paramos em busca de respostas, quando só elas podem ser encontradas se seguirmos viagem. Não no sentido de abandonar os desafios, mas de compreender que diariamente precisam ser vividos e vencidos com amor.
Não importa o motivo do que consideramos ser um adversário.
Não estou pronto para assumir um compromisso agora! É uma condição real, desculpa ou medo?
Vou ser bem sincero com você: geralmente, quem diz "ter medo" de assumir um compromisso, na verdade, simplesmente não quer assumi-lo.
Ou seja, costuma ser uma questão de falta de desejo — e não de excesso de medo.
Há exceções? Claro. Mas esse é o cenário mais comum.
Não por acaso, o que nos dá medo também é o que nos faz crescer. E é através dessa constante batalha que vamos evoluindo a cada dia. Se você evitar tudo que tenha medo, estará perdendo muitas oportunidades.
Ao abordar seus medos e encontrar maneiras de superar seu medo extremo de compromisso, você será mais capaz de formar apegos sem sentir a necessidade de evitar um compromisso de longo prazo.
Qual é a utilidade de se preocupar e se angustiar com aquilo que não está no seu controle?
Utilidade nenhuma. Isso só irá te deixar ansioso, frustrado e paralisado.
Quando a vida pesar sobre os ombros, lembre-se disso — e foque naquilo que você é capaz de controlar.
Não se culpe pela ferida que te foi causada. Mas assuma a responsabilidade de lutar para curá-la.
Você pode não ter culpa, é verdade. Mas ninguém pode ser mais responsável pela sua vida do que você mesmo.
Assumir a direção da própria vida e adotar uma postura protagonista (importante) é uma característica comum a todas as pessoas que conseguem transformações positivas, produtivas e duradouras.
A semana está começando. Na correria do seu dia a dia, não esqueça de comemorar sua existência, as conquistas e aprendizados que te trouxeram até aqui.
Do contrário, você estará empedrando o itinerário para a tristeza e o esgotamento emocional.
Se você não cultivar admiração e carinho por si mesmo, dificilmente terá ânimo e bravura para conquistar aquilo que deseja e merece.
Autocuidado não é ostentação. É uma atitude necessária para uma vida emocionalmente próspera.
Você se parabeniza o tanto que você se cobra?
Como ter constância na mudança que desejo para minha vida?
Aprender com a mudança, não é uma lição fácil.
Quando o assunto é mudança, a maioria das pessoas pensa no troféu, na linha de chegada, no grande sonho a ser alcançado.
Todos querem o podio, mas muitos desdenham a exaustão dos treinos.
Ter isso em mente é bom, mas não é satisfatório para que a mudança ocorra.
Mudanças eficientes ocorrem quando você divide esse grande sonho em micropassos diários. Pequenos passos, curtos e firmes, todos os dias.
Quem lê 10 páginas todos os dias, ao final do ano terá lido 10-15 livros.
Quem promete ler 1 livro por semana costuma ficar estressado com a cobrança sobre si mesmo, e acaba desistindo e pouco tempo.
Como lidar melhor com a imprevisibilidade das coisas, na vida?
Tenha clareza sobre o que está e o que não está em seu controle.
Tanto quanto for possível, tome consciência daquilo que está fora do seu controle, mas que pode afetar sua vida. O nome disso é preparo.
A partir daí, seu foco deve ser inteiramente naquilo que está em seu controle.
Nos caminhos da vida, não seja ingênuo, e esteja preparado para o pior. Não seja acomodado, e lute para conquistar o melhor. Procure ser mais sábio e menos ingrato, e aprenda com as lições que a jornada oferece — seja qual for o resultado que será obtido.
A paz de espírito chegará quando, frente ao inesperado, você sentir isto em seu íntimo: "fiz o meu melhor, com o que estava ao meu alcance, agindo sobre o que estava em meu controle".
Uma sorte nos acompanha desde o nascimento: a chama da essência divina. Alimentada com a construção do bem por onde passa, se torna tocável no caminho dos abnegados.
Afinal, quem é você? Essa é, talvez, a mais importante das perguntas. Exige reflexão, um crivo cauteloso dos caminhos que já trilhamos e que pretendemos trilhar. Exige autoconhecimento.
Infelizmente, fugimos dessa reflexão, confundindo quem somos com o que fazemos na maior parte do tempo.“Sou João, professor";"sou Maria, advogada".
Quais são seus medos, forças, ressentimentos, aspirações, limites, valores, fraquezas, traumas, desejos...? Se amanhã todos os seres humanos acordassem com o poder de ler a sua mente, qual é a impressão que o mundo teria de você?
E nunca devemos esquecer de que essa reflexão é necessária constantemente, pois tudo isso muda conforme o tempo passa.
A vida é corrida, atribulada, inundada de manhãs e manias. Respire.
Quando o barulho do mundo exterior estiver insuportável, quando o mundo parecer esmagar a sua existência, simplesmente pare e respire profundamente por alguns minutos.
Séculos de sabedoria antiga e décadas de ciência nos mostram de maneira contundente que o mero ato de respirar é uma das mais poderosas armas contra a turbulência de uma existência caótica. Então, respire.
Em algum momento até a poeira precisa partir.
Ao nosso tempo, sempre ao nosso tempo, precisamos escolher em desfazer do passado material que vai deixar o apego mental, também, mais fácil de ser transmutado.
O sonho, o novo que tanto desejamos precisa de espaço, e nos cabe escolher abrir esse cantinho da vida para a chegada plena dessa conquista.
Em algum momento da sua vida você ficou frustrado. Como superar?
As frustrações podem acontecer em decorrência de uma traição, do fim do amor de uma das partes, incompatibilidades, brigas constantes ou ainda por expectativas não correspondidas. Entretanto, seja qual for o motivo, é sempre importante buscar motivos para vencer essa dor e seguir.
Assim como não escolhemos por quem vamos nos apaixonar ou a intensidade que terá este sentimento, não existe uma fórmula mágica para superar, do dia para noite, uma frustração amorosa.
Evite remoer o que passou, se permita ter um tempo de recolhimento, no recolhimento faça coisas que goste e te darem prazer, extraia as lembranças do seu campo de visão, abrace a mudança, entenda que certas feridas levam tempo para cicatrizar, faça o bem para outras pessoas, olhe para o futuro, lembre-se sempre de quem você é.