Mensagens de Reflexão sobre Educação
Meu menino. Tão inteligente, tão talentoso… Só quero te dar uma chance de sobreviver nesta cidade, ter uma boa educação… Por isso trabalho tantas horas. Por isso nunca estou em casa!
Nós Professores, não somos estradas e nem pontes! Somos apenas placas de sinalização, indicando a localização, os caminhos e desvios que o educando pode encontrar na vida!
Quando o currículo é pensado
como o objetivo final a ser alcançado,
a praxis em sala de aula,
não passa de uma ação padronizada
no modo de transmissão de conhecimentos que ignora a especificidade dos aprendizes, por isso não educa, apenas instrui.
REPENSAR,REFAZER,RECONSTRUIR OU DESCONTRUIR?
Apagar, Acender, Desfazer ou Permanecer?
Onde querem chegar ou qual lugar querem nos colocar? Eles precisam ler os campos e o mundo... Eles nunca estiveram lá!
Corrosão da formação humana.
Wélida Vieira
Todos temos problemas, a vida é composta com vários problemas, tendo que solucionar.
O nosso dia a dia ultrapassamos várias barreiras e etapas.
O problema é consentido quando vivido, no seu todo.
Há problemas que se resolvem, com facilidade, os difíceis também se resolvem.
Os impossíveis levam mais tempo, mas o tempo os resolve.
A solução do problema está dentro de cada um de nós.
Exercendo força e boa vontade, nossa mente acaba por se abstrair e construir outros universos percorrendo, por outros locais, trocando outras energias que canalizam a confiança em nós e no que está para vir.
Por muito teneo o caminho a sempre esperança e nessa virtude devemos nos reunir e subir a montanha em passos largos, para chegar o mais rápido possível, não dormir, para não se perder e depois desistir e não prosseguir, ir avante a pé, ou trote, ou a galope, o que interessa é ir andando e conseguir suprimir o furacão com uma verdade sempre no coração e dizer que também é um irmão ou irmã que veio para vigiar e ajudar a prosperar e tudo solucionar.
Mestre com amor
Na lida, sempre em frente
Educar é primordial
Para toda a nossa gente
Seguimos acreditando
Que a educação transforma
Mesmo sabendo que
A nossa luta é histórica
Ser educador é isso...
É ter compromisso
E estar envolto com
As alegrias e adversidades
De todo dia
Sou apolítico partidário, as únicas politicas que tenho interesse são as publicas referentes a educação, arte e cultura. No entanto me entristece ver o nosso continente nacional brasileiro tão dividido, polarizado meio a meio, parece me que uma metade do Brasil vive em uma atmosfera e a outra vive na outra, com valores, aspirações e nacionalismo bem diferentes. A unidade histórica sempre nos manteve livres e soberanos, diante do resultado do ultimo pleito eleitoral presidencial, tenho medo.
Ao tecer uma crítica, não insulte e sim conscientize.
Ao conscientizar, não imponha e sim ensine.
Ao advertir, não ameace e sim corrija.
Ao corrigir, não humilhe e sim seja exemplo.
Ao repreender, não recrimine e sim esclareça.
Pra criar hábitos, eduque. Pra acabar com hábitos, eduque.
Ao educar seja gentil e paciente. Pode parecer que no início nada se aprende, no entanto, demonstrar o que se aprendeu pode levar um tempo.
Ao dirigir palavras que afetem a vida do outro, no intuito de fazê-lo melhorar, o mais importante é se colocar em seu lugar, vestindo seus sapatos e sabendo dos seus tempos, limitações e capacidades.
O que para nós parece ser algo fácil, para o outro, pode ser um grande e quase impossível desafio.
O sistema educativo não pode mais instruir o aluno a sentar, calar e escutar. Urge agora a formação de indivíduos que possam participar na sociedade, ou seja, alunos que levantam, falam e actuam em prol do bem-estar do seu país e do mundo.
Um dia perguntaram a um sábio quantas luzes é necessário para iluminar a noite e um homem, então ele respondeu: a noite é necessário varias luzes, o homem apenas uma, educação.
Enquanto continuarmos preocupados na formação de profissionais altamente capacitados ao competitivo mercado de trabalho, em detrimento de seres humanos, a busca pela harmonia social encontrar-se-á cada dia mais distante.
A pior parte do comportamento dos motoristas brasileiros não é quando arriscam a vida deles. É quando arriscam a sua!
Dias ruins também fazem parte da nossa rotina. É impossível evitá-los. Mas não deixe-os servirem como desculpa para não fazer a sua atividade física diária. Isso sim pode ser evitado.
A cultura da prevenção, aliada aos princípios preventivos, valem mais que a soma de todas as normas vigentes, visto que sem discernimento e educação, normas não passam de linhas escritas por qualquer um. O "movimento" e a "ação" proativos é que dão vida a eficiência das normas. Do que adianta afinal, escrever uma norma sem dar-lhe uma vida?
Uma divida politica, social, cultural e histórica inacabada, até a fundação do MUSEU DO NEGRO, no Estado do Rio de Janeiro. Só se combate as agressões a cultura afro brasileira com a educação.
- Relacionados
- Texto sobre Educação de Paulo Freire
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Mensagens de Educação
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação