Mensagens de Reflexão sobre Educação

Cerca de 4937 mensagens de Reflexão sobre Educação

DESATIVADO CORONAVÍRUS

Sentado na varanda da epiderme suspirou
Pegou o passaporte e se alastrou no mundo
Enquanto as pessoas – todas as pessoas alertadas pelas trombetas da ciência e da educação – continuavam de portas fechadas.

Inserida por Genuzi

“Livro”

[...] Vestiu-se com as suas asas de capa dura e repleto de novos conhecimentos saiu por aí, voando apressado pela imensidão daquele livro, página por página, até se sentir livre.

Inserida por JWPapa

E se faltar feijão, a gente come os livros...

"Não esquenta, por que se faltar feijão, a gente come os livros e se farta de conhecimento. Com o cérebro plástico e a mente cheia de possibilidades, serão tempos sombrios para os oportunistas de plantão que vivem de explorar a inocência e a ignorância do povo mais humilde. Vai ser cada vai se ferrar diferente, que vai dar gosto de ver a cara de espanto deles".

Inserida por JWPapa

Se você plantar uma semente hoje no seu quintal,no dia seguinte, ainda não haverá uma árvore grande e bonita.
Os investimentos não são diferentes, o longo prazo possibilita que você desfrute de uma árvore no futuro, a árvore da liberdade financeira,mas para isso é necessário tempo!

Inserida por vinicius_oliveira_14

Ouvir a construção do pensamento de um aluno diante de um "erro", é uma das atitudes mais generosas que um professor pode ter.

Inserida por simaia_sampaio_maia

Muitos jovens estão abandonados, mesmo com a presença física dos pais, pois estes negligenciam ao não demonstrarem interesse pelo mundo dos filhos, falta de companheirismo e de comunicação, não criam sensação de interesse por não impor limites, não criando assim um sentimento de pertencimento e segurança sobre eles, tornando seus filhos órfãos, mesmo com pais.

Inserida por carlos_alberto_hang

É a saúde mental da criança e do adolescente que aciona o bom aprendizado escolar e estabiliza emocional e psicologicamente.

Inserida por carlos_alberto_hang

A preocupação com a obesidade infanto-juvenil não é uma questão de estética, mas de bom senso.

Inserida por carlos_alberto_hang

Vale a pena buscar e lutar pelos saberes.
E,inclusive, no período de escuridão onde muitos estão repousando em seus estados de inconsciência.

Inserida por Samuelblessedoficial

Inteligência não é, nem nunca foi proveniente de uma determinada classe.
É apenas uma questão de oportunidade.

Inserida por Moraes

Um plano infalível:
Seja para seus alunos, a professora que deseja para seus filhos.

Inserida por alinebbela

Gosto de gente que se precisar não ser agradável não o será, mas que exporá o seu ponto de vista de forma incisiva, olho no olho. Educação sim, demagogia não.

Inserida por Dercileychaves

⁠O processo de ensino acontece na troca, principalmente quando entendemos que o protagonista é o próprio aluno. Isso não quer dizer que o professor é a parte menos importante do processo, pelo contrário.

Inserida por jot4pe

⁠Marcas do Tempo

Quando na adolescência,
ainda sem muita experiência,
ouvia de meus pais:
“quero ver meus filhos bem,
com princípios morais e éticos sempre.”

Essa marca não se apagou com tempo!

Na vida, em todos os momentos,
os valores humanos
constituíram a nossa a essência,
que tenhamos presente, eternamente,
esse belo ensinamento.

Essa marca não se apagou com o tempo!

Sigamos alimentando sonhos,
que a coragem, a fé e a esperança
continuem sentimentos importantes,
que nos conduzam
a uma evolução constante.

Essa marca não se apagou com o tempo!

Que as novas gerações,
mesmo com o passar do tempo,
levem consigo esse exemplo,
e incorporem em suas ações
esse rico fundamento.

Essa marca não se apagou com o tempo!

Que o amor, o respeito e a solidariedade,
sejam valores consistentes,
tornem-se conduta permanente,
na construção da sociedade
e na transformação da humanidade.

Inserida por ivete_hermann

⁠"O professor é indispensável à construção, à administração, e ao desenvolvimento da República, sendo irrepreensível e inviolável por seus atos, ações e manifestações intelectuais no nobre exercício do magistério e da produção e disseminação do conhecimento, nos termos e limites da Constituição e das Leis."

Inserida por NeyJCosta

⁠"Mais ESCOLAS, menos PRESÍDIOS, é uma questão simples e lógica, ou seja, quando os mandatários políticos, jurídicos e econômicos do Estado Brasileiro resolverem mudar de conduta, e, sem sofismo, enfim, sem o silogismo sofístico aristotélico - que ordinária e indecorosamente utilizam, e então dedicarem-se na construção de ESCOLAS, progressivamente, ocorrerá a desconstrução de PRESÍDIOS. É notório que, as construções e desconstruções que se aponta, são apenas os primeiros passos, mas são, ao extremo, indispensáveis."

Inserida por NeyJCosta

⁠"Os sucessivos governantes incompetentes, negligentes e irresponsáveis do Brasil, nunca elegeram como prioridade construir ESCOLAS, o que teria resolvido o problema da superlotação das salas de aula, agora se veem obrigados a construir PRESÍDIOS, na tentativa de resolver o problema da superlotação das celas do caos, mas, sem resolver o problema das ESCOLAS, jamais será resolvido o problema dos PRESÍDIOS."

Inserida por NeyJCosta

⁠"A consolidação de um Estado Democrático de Direito passa, necessariamente, pela instituição de um sistema de EDUCAÇÃO de qualidade e inclusivo, um sistema de SAÚDE humanizado e salubre, um sistema de SEGURANÇA confiável e não atroz, um sistema de JUSTIÇA probo e justo, e um sistema de MOBILIDADE acessível e desembaraçado."

Inserida por NeyJCosta

⁠⁠⁠“Não existe mundo melhor sem pessoas que trabalhem por ele; não existe país soberano se o seu povo é oprimido; não existe sociedade igualitária se a desigualdade é um direito dos seus governantes, na forma cruel de foro privilegiado.
Portanto, cabe a cada indivíduo esvaziar-se do egoísmo para encher-se do bem comum, daquilo que nos torna cidadãos de fato –o respeito ao próximo” (Oliveira, Thiago Silva – 1986).

Inserida por TH_Historiador

⁠"O verdadeiro e mais importante capital de qualquer país do mundo, não é representado pelo papel moeda, nem pelo ouro. O que agrega valor a uma nação e a faz progredir é o capital humano. A expressão monetária legítima é a educação do povo. Somente com o capital humano bem desenvolvido, por meio da capacidade cognitiva treinada e preparada, um país chega ao status de desenvolvido. E por conseguinte, pátria educadora de primeiro mundo". (Oliveira, Thiago S., 1986 a)

Inserida por TH_Historiador