Mensagens de Perda
"No plano social, a perda do senso de proporções – que em estética se chama 'bom gosto' – é o sinal mais flagrante de que uma sociedade alcançou seu estado terminal".
Nenhuma arma, por mais poderosa que seja, pode ajudar o Ocidente até que este supere a sua perda de força de vontade.
"Normalmente recomeçar é desagradável, pois ele sempre vem posteriormente a uma perda ou a uma desistência."
A angústia decorrente da perda de um ser significativo em virtude de fofocas insidiosas é um reflexo da fragilidade da condição humana diante da intrincada teia de narrativas que obscurecem a verdade, desvendando a vulnerabilidade inerente à interação social e à natureza efêmera das relações interpessoais.
Me sinto um pouco mal de aproximar a perda de um amigo à perda de um amor, de uma companheira de vida, que parece pior. Mas aí eu penso que quando falamos de morte, falamos de vida, e das belezas da vida. Então escrever sobre o fim é também tratar do que se viveu. E quando contamos o que vivemos há a oportunidade da memória ficar ainda mais bonita.
Se eu me acostumar com a perda, me tornarei alguém vazio?
Ou eu vou estar apenas protegendo eu mesmo de sentir algo que não gostaria?
Se nenhuma raiva for sentida em uma perda, nenhuma tristeza real poderá ser experimentada e não terá lugar uma lamentação adequada. É da natureza dos seres humanos protestar contra sua dor e não sufocar o protesto masoquisticamente. Logo, parece estranho que nossa cultura admire tanto um indivíduo que consegue encarar a morte estoicamente sem mostrar nenhuma emoção. Qual a grande virtude que há na repressão das emoções? Este comportamento pode revelar que o ego da pessoa domina e controla o corpo, mas também indica que um aspecto importante de sua humanidade está perdido.
"A dor que não é vivida, não é sentida. O choro que não é visto, não é falado. A perda que não se ausenta, não partiu de fato.
Ora, se não entende o labor do próximo, escolha o mais sensato,
permaneça calado." (15/02/23)
É natural e saudável ficarmos tristes e sentir dor pela perda de alguém querido. Mas, quando não apanhamos os pedaços e continuamos em frente, é como se uma parte da nossa alma, estivesse incompleta, sentimos um vazio, que nada nem ninguém pode ocupar.
Não perca tempo procurando fora de si o que lhe falta dentro. Enquanto não estiver inteiro, só irá encontrar desilusões e mais frustrações.
"" A dor da perda só não é maior que a dor da partida, pois não se perde o que não se tem, mas se perde na dor quando o que parte é um grande amor...""
Primeiro, tem que resolver o que está do lado dentro. Do contrário, tudo será uma perda de energia e tempo.
A gratidão impede que a perda domine a nossa mente, partindo deste princípio básico: só perde quem tem.
Levante-se o muro entre o passado e o amanhã;
Emoção e a razão;
Amor e o ódio;
Vingança e o perdão;
Saudade e o desapego;
Guerra e o sossego;
Medo e o certo...
Difícil é saber que a necessidade de isso acontecer é inevitável, imutável e irremediável
Os muros se levantam pra mostrar que ainda há algo a viver, mesmo se temer
o medo não pode reinar.
A dor da perda de alguém dói, mas a dor da perda de um filho é mais dolorosa que uma brasa ardente próxima do nosso corpo e que deixa ferida.
A perda jamais será compreendida e esquecida, mas algo nos fortalece, e ela se torna suportável e aceitável.
Perder tempo hoje em dia é algo que ninguém aceita, mas em determinadas situações essa perda de tempo é necessária para se alcançar o aprendizado que fará diferença no futuro. Então antes de murmurar do porquê disso ou daquilo procure ver o que você demorou tanto para aprender para não cometer mais o mesmo erro e ter de perder tempo revivendo o que já deveria tirar de letra.
Islene Souza Leite