Mensagens de Lição de Moral
A pessoa enche suas redes sociais com publicações de lições de moral e autoajuda, mas...
Entendi a mensagem:
“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.”
Não devemos procurar a resposta “certa”, e sim tentar eliminar nossos erros de hoje para estarmos um pouco menos errados amanhã.
O segredo para uma vida melhor não é precisar de mais coisas; é se importar com menos, e apenas com o que é verdadeiro, imediato e importante.
A realidade é algo simples: se parece que é você contra o mundo, é provável que seja só você contra si mesmo.
Estamos enfrentando uma epidemia de cegueira psicológica que faz as pessoas não enxergarem que é normal as coisas darem errado de vez em quando.
Nossa crise não é mais natural; é existencial, espiritual. Temos tanta tralha e tantas oportunidades que nem sabemos mais o que realmente importa.
Se quiser ligar o foda-se para as adversidades, primeiro você precisa se importar com algo mais importante que elas.
Se você estiver sempre dando importância demais para tudo quanto é coisinha, é bem possível que você não tenha nada legítimo com que se importar. Esse é seu verdadeiro problema.
O grande homem é aquele que traz no coração a sua riqueza na mente a sua força e nos atos a sua doçura.
Tudo em volta induz à loucura, ao infantilismo, à exasperação imaginativa. Contra isso o estudo não basta. Tomem consciência da infecção moral e lutem, lutem, lutem pelo seu equilíbrio, pela sua maturidade, pela sua lucidez. Tenham a normalidade, a sanidade, a centralidade da psique como um ideal. Prometam a vocês mesmos ser personalidades fortes, bem estruturadas, serenas no meio da tempestade, prontas a vencer todos os obstáculos com a ajuda de Deus e de mais ninguém. Prometam SER e não apenas pedir, obter, sentir, desfrutar.
Mas é preciso acrescentar "em uma vida inteira", pois uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um só dia, ou um curto espaço de tempo, não faz um homem feliz e venturoso.
O que destrói a humanidade?
Política sem princípios;
Prazer sem compromisso;
Riqueza sem trabalho;
Sabedoria sem caráter;
Negócios sem moral;
Ciência sem humanidade;
Oração sem caridade.
Muitas das falhas que você vê nos outros, são seus próprios defeitos refletidos neles.
Porém, morrer para fugir à pobreza, ao amor, ou a qualquer coisa dolorosa, não é próprio de um homem corajoso, mas sim de um covarde, pois é fraqueza fugir do que nos atormenta, e um homem dessa espécie enfrenta a morte não por ela ser nobre, mas para escapar de um mal.