Mensagem sobre Velhice
“Ouça os mais velhos, as pessoas idosas acumulam mais experiências. A sabedoria vem com a velhice. Cultive a tradição de procurar nos mais velhos a sabedoria necessária para as decisões mais importantes; a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha.”
Feliz daquele que vive de tal forma que quando a velhice chega, não tira-lhe outra coisa senão a agilidade dos movimentos e o viço da pele.
Viva a vida de tal forma, que quando a velhice chegar, você possa olhar para trás com a felicidade da realização de quem sabe que viveu tudo e mais um pouco do que a vida tinha para te oferecer.
Não confunda velhice com idade. Velha é a tua opinião barata e preconceituosa, que se sente com competência para julgar uma alma jovem pelo simples fato dessa habitar um corpo com marcas da passagem do tempo.
A velhice em si não me assusta, o que me assusta é envelhecer só o corpo e ter uma alma jovem aprisionada em um corpo ancião.
Uma velhice não digna não é aquela marcada pela decadência do corpo, mas a marcada pela decadência da alma.
"" Meu maior medo é ficar velho de repente e não ter tempo para curtir a velhice que nunca deixei chegar...
O presente na velhice, é para muitos,
o passado que ficou como oportunidade
de continuar vivendo, pois o viver
se traduz na lembrança pelo que se passou.
Assim como a infância é a madrugada da vida; a velhice a noite do dia, não viva sem luz no seu meio dia.
Chegar à velhice tem prós e contras como tudo. Esse ciclo tem um motivo. Não viveríamos bem com esse processo sofrido. Então, que aconteça o melhor, mesmo de uma forma dolorosa.
O amadurecimento da velhice ocorre quando compreendemos e aceitamos a chegada da fase do desprendimento e preparação para o derradeiro vazio. A degradação do nosso corpo, da saúde, bem como o enfraquecimento da capacidade de lembrar, de ouvir e de enxergar nos torna cada vez mais sozinhos, desapegados, íntimos de nós mesmos e do vazio que no passado fugíamos e que agora se torna cada vez mais presente.(Walter Sasso)