Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento

Meu pequeno relato...

Em meu primeiro dia de aula encontrei um grande abraço que com o passar do tempo, tornou-se um laço. Este laço tem um nome, e este nome tem valor a qual o chamo de professor, que com o seu abraço a minha mão segurou, levando-me ao encantamento das letrinhas do saber, eram tão pequenininhas que eu não sabia o que dizer. Mas com a minha primeira professora Maria Tavares, senti a enorme grandeza do aprender, e a sede do saber.

Palavra do dia: Gratidão.

Inserida por IvaneideHenrique

As empresas insistem em utilizar receitas e métodos antigos para problemas novos. Não enxergam que precisam de um arsenal estratégico totalmente novo para sobreviver ao futuro.

Inserida por sabedoriadigital

Á MAQUINA PÒDE ATER SUPERÁ A FORÇA DO HOMEM,
MÁS DIFICILMENTE SUPERARÁ Á MENTE DO SER HUMANO.

(IDEALIZADOR PENSSANDOR ESCRITOR, sergio mimoso Gonçalves)

Inserida por Sergiomimosogoncalve

Tenho consciência de que a expressão do meu rosto, conta aos outros, o que estou sentindo, mesmo que as palavras não o digam.

Inserida por CASSIABERCOT

Dar aula é como aprender a andar de bicicleta... você lembra dos tombos que já levou, mas não sabe dos tombos que te esperam

Inserida por CNOBREGA

Estou na aula de informática e hoje aprendi a publicar frases, nada trágico se não fosse meu aluno que me ensinou

Inserida por ritadecassiabatista

De tudo que v, li e ouvi, sou obrigada a concluir que, existem pessoas que são irrecuperáveis.

Inserida por CASSIABERCOT

Vivemos em um mundo onde o oprimido também é opressor, tal qual, o violentado é violentador. Os humilhados alunos são os achadores de erros nos seus professores para humilhá-los da mesma forma que são humilhados pelo Sistema.

Inserida por Kllawdessy

Os alunos de antigamente nos tratavam com um "sim senhor", hoje é "querido" e a relação professor/aluno cada vez pior. Eles entendem por elogio, "cantada". Deus me livre de colocar parabéns em suas redações.

Inserida por Kllawdessy

E viva esta gradação maligna: A não reprovação gera indisciplina; esta, a não aprendizagem; esta, o incompetente; este, por sua vez, tornando-se professor na mesma escola que o plantou, faz-se a colheita malfazeja da semeadura ruinosa que comprova a lei da causa e efeito infalível.

Inserida por Kllawdessy

Perigo algum é maior, para a sociedade, do que está alguém no colégio com a aparência de aluno e não ser um aluno de objetivo.Tem preguiça de trazer para escola o livro que ganhou. O convite para lanchar de graça é o maior motivo para largar o professor falando sozinho e sair correndo derrubando as cadeiras e messas. Esses vão deixar a bicicleta, que ganharam do governo em casa, e virão para escola a pé com preguiça de pedalar. Outros vão descaracterizá-la para disfarça que não estão no grupo dos tais... Eu nunca vi um ciclista comum de capacete. Vai desperdiçar dinheiro assim para lá, governo maldito!

Inserida por Kllawdessy

Aos benfeitores, sendo uma minoria, ainda tenho a sensatez de parabenizá-los, porque cumprem suas obrigações. Certamente a visão desses com relação ao esforço do professor em apresentar aulas criativas é positiva.

Inserida por Kllawdessy

Falar a mesma língua é reproduzir o discurso do coordenador: cartel de ideia. Um corporativismo da conveniência não é saudável. O professorado precisa é de responsabilidade no trabalho e transparência na execução das normas profissionais. Assim se fará a união da categoria.

Inserida por Kllawdessy

"Nenhum grande homem se queixa de falta de oportunidades." (Ralph Waldo Emerson). Isso é verdade, eu nunca vi faltar vaga de trabalho para "professor"! Mas, também já vi muitos alunos que não respeitaram seus professores e nem a escola, não valorizaram seus estudos e hoje continuam em subempregos. Mais tarde voltam para a EJA, comer no prato que cuspiu, acusando o sistema, dizendo que não tiveram oportunidade, são vítimas sociais! Ou ...levianos sociais?

Inserida por Kllawdessy

Tudo no palco é de verdade! O estado mais pleno de um ser é quando ele não tem pra onde fugir.

Inserida por GutoMaiaBaptista

Se tenho uma missão, ela me tem. Uma missão nunca acaba, apenas abandonamos um ao outro. Mas, para eu continuar sendo o professor, tenho que deixar de sê-lo; sob o acordo de esquecer os vendáveis, e eles me esquecerem.

Inserida por Kllawdessy

PRAZER EM CONHECER

O despertador toca, são 06h30min da manhã, meu primeiro dia de aula, me preparo todo alegre para ir à escola, tomo o café da manhã e saio com meu pai cheio de ansiedade e com muita expectativa de que o dia será maravilhoso.

Chego à escola, e meu pai me leva até a sala de aula, termina aí a alegria e começa o desespero. Sou tomado por um sentimento de abandono, não conheço ninguém, me sinto só, desamparado, meu mundo desaba, esse foi o primeiro contato com a casa do conhecimento. Depois vieram outros que associaram o aprender com o sofrer, que durante muitos anos me acompanharam. Isso me fez um aluno que só tinha obrigações e deveres para cumprir, nada mais além disso.

Até que certo dia uma educadora muito especial me mostrou o caminho para sentir prazer no aprender, foi quando senti aquela alegria que tinha deixado em casa quando saí pela primeira vez para ir à aula, minha vida se transforma, pois agora sinto prazer em conhecer.

Inserida por fabio_nery

Quando você age incoerentemente,deduz-se que os outros são idiotas."Furar" a greve é falar a mesma língua?Jargão de professor.

Inserida por Kllawdessy

Pais insatisfeitos, além de nunca ajudarem, atrapalham! Será se seus filhos iriam se interessar por aprender de um professor desmoralizado e mal afamado?

Inserida por Kllawdessy

São tantas leis inúteis na escola, e várias ordens momentâneas, e diretrizes atendendo os caprichos de cada um que assume um cargo, visto que a rotatividade é grande, que o professor morre de velho e não aprende a ser um bom professor. E o pior, é a escola quem diz para o aluno se o professor é bom ou ruim!

Inserida por Kllawdessy