Mensagem para Professora de Creche
Meu riso é fácil, mas alegria não ensina... Fazer o quê, se a vida elegeu a lágrima por professora?
Verdade
Quando eu andava no liceu em Portimão, em 1983 uma professora de História deu ênfase ao seguinte pensamento "Não há verdade, mas há verdades! Nunca há uma verdade Absoluta, mas só verdades relativas"! Aí eu com ousadia respondi " como não há verdade? Tem que haver verdade! Não faz sentido não haver verdade"! Ainda hoje penso nisto!
Nunca esqueci de uma doutora em Linguística. Ela é conhecida por ser uma professora exigente e, apesar disso, me apoiou muito. Ela me deixou uma frase cheia de metáforas, pois havia feito graduação em Fisioterapia e vivenciava a inclusão, assim como eu.
A frase era: "Para muitos surdos, como um carro ao longo da estrada, as árvores representam algo vazio e sem significado. No entanto, para mim, cada árvore, com suas folhas, madeira e diversidade, simboliza o meu conhecimento."
Isso me deixa sem reação no cérebro. Minha paixão é o conhecimento, e apesar das adversidades—cada obstáculo, pressão, perda, confusão, reparo, desafio e luta—sinto que o Letras Libras é rápido e proporciona oportunidades e ganhos para outros. A sensação é de que, apesar das dificuldades, meu conhecimento se expande, mesmo que o processo traga novas e inesperadas complexidades.
Enfim, o nome dela é Carolina Ferreira Pego.
A dor é uma professora silenciosa que nos ensina a valorizar a empatia. Quando nos deparamos com o sofrimento do outro, que possamos lembrar que cada lágrima carrega uma história e cada coração, uma batalha. Ao invés de opinar, que possamos oferecer nossa presença e escuta, pois é na solidariedade que encontramos o verdadeiro poder de transformação.
É preciso juntar à humildade com que a professora atua e se relaciona com seus alunos, uma outra qualidade, a amorosidade, sem a qual seu trabalho perde o significado.
Todo professor ou professora,
sonha ser levado no coração
de seus alunos e alunas.
Esse sonho é para quem ensina,
a mais bonita das felicidades
que sua vida pode receber.
Meu sonho de criança, ser professora,
Nasceu em mim, como flor que desabrocha,
Cada livro, cada lousa, cada história,
Fez parte da jornada, da minha trajetória.
De bonecas que ensinava, a quadros de giz,
Cada passo me levava ao que sempre quis.
Em salas de aula, encontrei meu lugar,
Sorrisos e aprendizados, sempre a compartilhar.
Nas manhãs ensolaradas, o saber desperta,
Em cada olhar curioso, uma mente aberta.
A educação, estrada que escolhi trilhar,
É onde meu coração encontra seu lar.
Ser professora, não é apenas profissão,
É missão de vida, é alma e coração.
Realizei meu sonho, com paixão e fervor,
Em cada aluno vejo o futuro, vejo amor.
"O que pode haver na solidão além de ensinamento...???
Ela é professora do seu coração, orientadora do pensamento"...
A vida tem sido para mim uma grande professora. Assim como foi a tia Benedita da 4ª série, que tacava o apagador da lousa no meio das nossas testas.
Em 1990, no começo do ano, minha primeira professora chegou com um Monza para a aula; dei-me ao luxo de ficar observando a então moderna antena que se recolheu quando ela desligou o carro. Era para sermos muito felizes, mas as reuniões já no começo do ano letivo, do mesmo jeito que acontecem hoje, fizeram com que ela deixasse a turma, que foi assumida pela professora Ester.
A Ester não tinha o Monza encantador, mas foi a minha professora do restante do ano. Ela me presenteou com o livro "A loja da Dona Raposa". Já são quase 30 anos, e o livro está guardado, podendo ser guardado por outros 30.
A dedicatória dela ainda está comigo: "só se aprende a ler, lendo; a escrever, escrevendo ; a amar, amando." Não a vi mais. Mas tenho a lembrança de alguém que marcou a minha vida.
Toda vez que vejo um amigo professor desempenhando seu papel de forma amorosa, lembro-me dela. E sei que estamos em alguma memória por aí, assim como ela está.
1990, uma escola em São Bernardo do Campo, e a minha primeira professora, Ester. Ela me deu um livro, "A loja da dona raposa". Tenho ainda o livro, e a dedicatória que ela escreveu. "Everton, só se aprende a ler, lendo, a escrever, escrevendo, e a amar, amando". O tempo passa e guardo as sabedorias que me ensinaram. Nem sei se ela ainda vive, se ainda é professora, mas sei que ela me ensinou algo relevante.
Eu tinha uma professora anônima, a Vida, e ela ficou escondida por muito tempo. Até que um dia começou a aparecer com frequência, e a trazer de suas lições, suas atividades, suas provas. Em uma dessas aulas, ela me trouxe você, e me ensinou a não mais conjugar verbos no singular; tudo em primeira pessoa do plural. Agora, já são anos, e em tudo, somos nós. Você é a alegria da casa, você é o barulho que não pode faltar, você é o amor que temos, e a felicidade que mora aqui. Feliz aniversário. Que o amor lhe seja um companheiro constante; que tua felicidade seja longeva, e o riso esteja sempre disponível ao teu rosto. Que em toda a poesia de tua vida, haja versos que tragam o amor, e todas as belezas que são frutos da vida. Amo você, do mesmo jeito que amo a mim.
Há um ponto em comum entre uma professora de educação infantil e um psicanalista: ambos tratam de crianças e buscam o desenvolvimento delas.
S.A.
Sou professora, tenho orgulho da minha profissão... Ensino com amor e dedicação... Tenho nas mãos o poder de transformar uma nação!
Sou professora de missão, formação e vocação. Acredito na educação e no seu poder de transformar a biografia das pessoas.
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- Mensagem de despedida para professores inesquecíveis
- Mensagem de Professora para Aluno
- Poemas para Professora Querida (expressando respeito e gratidão)
- Agradecimento de Professora para Aluno
- Feliz Aniversário Professora