Mensagem para Orador de Turma

Cerca de 9630 mensagem para Orador de Turma

Este é o verdadeiro segredo da vida - estar completamente comprometido com o que você está fazendo aqui e agora.

O destino não é para aqueles que procuram conforto. O destino é para aqueles que são ousados e determinados, que estão dispostos a suportar algum desconforto, gratificação adiada, e a ir para onde o destino leva.

Não existe uma xícara de chá grande o suficiente ou um livro longo o suficiente para me satisfazer.

Todos temos dentro de nós uma insuspeita reserva de força que emerge quando a vida nos põe à prova.

Quando encontrar seu motivo para viver, agarre-o. Nunca o perca de vista. Mesmo que isso signifique abrir mão de outros caminhos.

Estamos aqui para vencer a dor
E teu rosto diário faz lembrar
a vitória do tempo sobre o tempo
Porque afinal de contas tu
te pareces muito com a promessa
de uma fé vagarosa & livre
Pareces a coragem, pareces a paz

Apesar de eu não poder me movimentar e ter que falar através de um computador, em minha mente sou livre.

Devemos acreditar que somos dotados de alguma coisa e que essa coisa deve ser alcançada a qualquer custo.

Quando você tem a coragem de dizer “Agora chega!”, você dá o primeiro passo para tornar-se foda.

A diversidade promove a tolerância. Quando você não encontra pessoas diferentes, não percebe coisas, não percebe o quanto tem em comum com elas.

É incrível como as coisas comuns se tornam adoráveis, se você souber como olhar para elas.

Hoje você é você, isto é mais verdadeiro do que o verdadeiro. Não há ninguém vivo que seja mais você do que você.

Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? Lavar as mãos em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele.

A escola será cada vez melhor, na medida em que cada ser se comportar como colega, como amigo, como irmão.

Criar o que não existe ainda deve ser a pretensão de todo sujeito que está vivo.

Paulo Freire
Frases de Paulo Freire. Folha de S.Paulo, 3 maio 1997.

O irreal é mais poderoso do que o real. Porque nada é tão perfeito como você pode imaginar. Porque somente as idéias intangíveis, conceitos, crenças e fantasias que duram. Pedra desmorona. Madeira apodrece. Pessoas, bem, elas morrem. Mas as coisas tão frágeis como um pensamento, um sonho, uma lenda, podem ir muito além. Se você pode mudar a maneira como as pessoas pensam, a maneira como elas vêem a si mesmas, a maneira como elas vêem o mundo, você pode mudar a maneira como as pessoas vivem suas vidas. Essa é a única coisa duradoura que você pode criar.

A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da cultura, então temos que mudar nossa cultura.

É tão ruim ser incompreendido? Pitágoras foi incompreendido, e Sócrates, e Jesus, e Lutero, e Copérnico, e Galileu, e Newton, e todo espírito puro e sábio que já tenha existido.

Todos devem deixar algo para trás quando morrem, dizia meu avô. Um filho, um livro, um quadro, uma casa ou parede construída, um par de sapatos. Ou um jardim. Algo que sua mão tenha tocado de algum modo, para que sua alma tenha para onde ir quando você morrer. E quando as pessoas olharem para aquela árvore ou aquela flor que você plantou, você estará ali. Não importa o que você faça, dizia ele, desde que você transforme alguma coisa, do jeito que era antes de você tocá-la, em algo que é como você depois que suas mãos passaram por ela. A diferença entre o homem que apenas apara gramados e um verdadeiro jardineiro está no toque, dizia ele. O aparador de grama podia muito bem não ter estado ali; o jardineiro estará lá durante uma vida inteira.

Ray Bradbury
Fahrenheit 451. São Paulo: Globo, 2012.

É bom ter um final da jornada para onde caminhar; mas é a viagem que importa, no final.