Mensagem para Líder
Os líderes natos controlam os exageros do seu ego... Melhor; desconhecem que são líderes...
Liderança não se aprende nas escolas; nascemos com a capacidade de liderar ou passamos longe!
Quando os líderes religiosos utilizam nosso medo e a necessidade de mais certeza retirando a vulnerabilidade da espiritualidade e transformando a fé numa cartilha de “regras e consequências”, em vez de nos ensinarem a enfrentar o desconhecido e abraçar o mistério, todo o conceito de fé perde o sentido.
Líder de comportamento inconveniente no relacionamento com suas equipes, equivocadamente retarda as potencialidades de desenvolvimento, criatividade e desempenho diante dos objetivos a serem trabalhados.
Eu prometi que não seria mais um herói. Mas ainda sou o líder dos Heroicos. E um bom líder sempre dá o exemplo.
O papel do líder é designar metas alcançáveis e apontar possibilidades de caminhos, mas não levar seus liderados nas costas.
Um verdadeiro lider nunca abondona seus liderados, ainda que por questões pessoais haja motivos para tal.
Ao cooptar bons guerreiros o líder deve ser antes de tudo um exemplo a ser seguido, seja em seus gestos, seja em suas atitudes.
Numa liderança sadia as ações não são unilaterais, como se tivéssemos apenas um líder que programa um grupo de liderados a atuarem sem participação alguma deles.
Mesmo que seja do líder o ponto final das questões, as ações são montadas com a participação de todos de algum modo, e conforme a capacidade de cada qual, dentro do determinado contexto.
Tem líder que confunde liderança com ditadura, e quando pega o gosto pelo poder de mandar e fazer somente o que ele quer, não é nada fácil reeducá-lo para que ocorra uma participação alheia.
Muitos equivocadamente acreditam que ser líder é ser detentor de um conhecimento maior a ser imposto aos seus subordinados.
O verdadeiro líder é aquele que nem precisa dar ordens a ninguém pois as pessoas o seguem devido aos exemplos que tem dele observado diariamente em ação.
Os novos líderes do século XXI e parecem ser resultado dessa turbina tecnológica para a mais ancestral tragédia da política: “uma minoria mal intencionada reúne mais recursos para influenciar uma maioria de influenciáveis”. Porque afinal, além das propagandas lícitas, essa minoria se utiliza das “outras formas”. Esse fator, sozinho, já explicaria o absurdo de tantos líderes nacionais medonhos.
Quem lidera pessoas precisa buscar em Deus sabedoria para manter a harmonia e, as vezes a melhor forma é mantendo a isonomia!
Quando um líder na sua arrogância decide tudo, cria um ambiente de submissão, podando a vontade dos seus subordinados de testar suas reais capacidades
Se não existissem alguns lideres desportivos desastrados, o famoso "Guinness book" arriscar-se-ia a ficar com páginas em branco.