Mensagem para Líder
Se seu líder não souber te orientar com direcionamento que caiba em sua realidade, você terá que encontrar suas próprias orientações e direcionamento!
Liderar não é somente sobre conduzir uma equipe. Liderar é sobre se tornar o liderado que gostaria de ter!
O sucesso do líder está no quanto ele é capaz de identificar e mitigar os danos que podem afetar a sua equipe e a organização.
José Guaracir
Se as lideranças políticas, aquelas, anônimas, dos bairros e favelas, pensassem, talvez, hj, o povo brasileiro não defenderia interesses particulares de políticos, de quinta, nem direita nem esquerda, mas, sim, melhorias no sistema público, e, o bem-estar em prol do coletivo, a começar pelos lugares a que elas, e suas famílias, e amigos, pertencem.
Quando os líderes religiosos se enriquecem mais que a população é porque as políticas públicas falharam de todas as formas imagináveis e inimagináveis.
O estilo de liderança se reflete nas regras: comprometido com a causa ou descompromissado com a causa.
Jamais haverá alguém no mundo com mais talento para calar a igreja do que os líderes religiosos corruptíveis. Não darão tempo para nenhum outro fazê-lo.
A maior evidência de uma liderança corrupta, ocorre quando nos ordenam a ter determina postura, enquanto eles mesmo descaradamente fazem o oposto !
As marcas dos grandes líderes, sempre foi coerência e integridade, forte congruência entre o que ele fala e o que ele vive.
É muito comum na política brasileira:
Lideranças locais negociarem cargos eleitorais em detrimento de projetos estruturais.
O que não falta nesse país são líderes políticos oportunistas disfarçados de moralistas e progressistas.
A partir da transformação neoliberal liderada por figuras proeminentes como Thatcher e Reagan, surge um novo paradigma de sujeito, frequentemente referido como "empresário de si mesmo".
Este novo indivíduo se distingue por uma subjetividade profundamente envolvida em sua própria atividade, onde a motivação, o desejo de realização pessoal e o planejamento de vida ocupam posições centrais.
Os cidadãos não são mais categorizados como "sujeitos da obediência", mas sim como "sujeitos de desempenho e produção", assumindo, dessa maneira, o papel de empreendedores de suas próprias vidas.