Mensagem para Empresário
"Muitas vezes as pessoas vestem a camisa da empresa, mas esquecem de vestir a si mesmo de amor e de cuidados." - Ru Aisó
A cultura da sua empresa "te pertence". Ela começa, desenvolve uma forma e tem força motriz a partir de você!
Não exercer autoliderança é o pior erro que um empresário(a) pode cometer e um atalho pro fracasso em várias áreas da vida!
O principal pilar de sustentação de uma empresa é a mentalidade e o comportamento do proprietário(a).
A forma como você e seus colaboradores funcionam dentro da sua empresa, nada mais é que um reflexo dos valores naturalmente estabelecidos e, muitas vezes, informalmente validados.
As empresas privadas necessitam fazer mídia para divulgar seus produtos, por questões obvias; de outro lado, é dolorido assistir órgãos públicos e empresas corporativas fazendo muito barulho nas redes sociais, com o dinheiro do povo, cuja finalidade única é de vender suas imagens.
Para uma empresa crescer, em qualquer setor, é fundamental atingir públicos novos e maiores. Sempre pensei na geografia do negócio como o tabuleiro do jogo War: para atingir o objetivo para vencer a partida é preciso disputar os territórios certos na hora certa.
Acredito que a intuição é fundamental para uma empresa ir longe, mas não só. É preciso combinar intuição com racionalidade, pragmatismo e informações.
No Brasil, a publicidade frequentemente supera a qualidade dos produtos, desafiando as empresas a equilibrar promessa e entrega. A transparência é vital para manter a confiança do consumidor, destacando a importância de alinhar publicidade à qualidade real.
uma empresa que está sempre trocando de funcionário é tão boa quanto um funcionário que está sempre trocando de empresa.
As empresas que abraçam o ESG não apenas sobreviverão, mas prosperarão em um mundo onde a sustentabilidade e a responsabilidade social se tornam imperativos incontestáveis.
Uma marca é uma empresa que as pessoas amam por um motivo e branding é aprimorar e compartilhar esse motivo específico para o mercado.
Não adianta ter ótima visão do negócio, uma linda Missão para empresa e um Objetivo muito bem traçado para o time, se o Líder coloca Ego, Amizades e Interesses à frente de entregas, do controle e dos resultados!
O que mais importa para uma empresa?
Resultados positivos de Indicadores ou altos lucros financeiros?
Uma demissão é dolorosa e é o fim de um ciclo dentro de uma empresa e possibilitará a pessoa refletir sobre recomeçar de novo de uma maneira diferente fazendo a mesma coisa que sempre fez em um outro lugar ou buscar entendimento e sabedoria de enxergar uma oportunidade de mudança de rota, de aprender algo novo e desafiar suas mesmices e sair de uma rotina que talvez nunca te tenha levado a pessoa a lugar nenhum até hoje.
No que se refere a sucessão familiar, o empresário só deve dar um cargo a um dos filhos caso este filho tenha tantas competências ao ponto de ser cobiçado por uma empresa igual ou maior que a dele no mercado, do contrário, siga meu conselho, contrate um executivo profissional, fora da família, até que seu filho adquira as competências necessárias para o cargo. Isto significa ter JUÍZO!
FANTASIA
O pastor se veste de empresário.
O padre se veste de rei.
O índio se veste de pássaro.
Dentre os três, o último é o que está mais próximo do céu.
O índio (pajé) se veste de pássaro. O padre se veste de rei. E o pastor se veste de empresário.
A arquitetura de uma oca é semelhante a de um ninho. A arquitetura de uma igreja católica é semelhante a de um palácio. E a arquitetura de uma igreja evangélica protestante é semelhante à de uma empresa startup.
No Brasil, o deus que antecedeu o colonialismo foi a natureza. O deus do pós-colonialismo foi a monarquia. E o deus contemporâneo é o mercado.