Mensagem Empresa
Em uma gestão eficiente, a Máquina é responsabilidade da Manutenção, o Método da Engenharia, a Medição da Qualidade, o Material de Compras, a Mão-de-Obra do RH e o Meio Ambiente é tudo aquilo que está fora do controle da empresa.
100% do seu sucesso ou do seu fracasso está baseado nas suas ações. Sorte ou azar são acontecimentos aleatórios e são resultado das suas escolhas diárias.
Me perguntaram:
Greg, o que é uma Startup?
- Com medo de criar muitas voltas, e dificultar o entendimento, decidi simplificar:
Imagine que uma empresa é uma bebe que acaba de nascer aos seus 9 meses. Uma Startup é um bebe prematuro de 7 meses, no qual precisa de tempo e atenção para se desenvolver, até possuir condições de ser classificada como empresa.
Uma boa estratégia inclui os danos.
- Estratégia é a ferramenta mais eficaz para evitar improviso.
- Improviso é uma maneira criativa de contornar problemas.
- Problemas são os desafios que estimulam nosso desenvolvimento.
- Desenvolvimento são as habilidades que construímos para alcançar nossas metas.
- Metas são os sonhos que realizamos com esforço.
- Esforço é a capacidade de persistir no plano mesmo com os erros.
- Erros são decisões, medos e riscos que nos levam a desenvolver uma estratégia.
É uma ironia: as empresas que comercializam linha telefônica no Brasil são as que mais dificuldade oferecem em receber um telefonema.
O sucesso só está com quem o busca e faz por merecer, seja um profissional competente e comprometido, e sem dúvidas serás merecedor de todos os méritos dispostos.
A arte suprema do Mestre consiste em tornar uma tarefa árdua em algo tão simples que o Aprendiz considera o mestre dispensável!
A discussão não é se estamos fazendo muito ou pouco, mas se estamos fazendo as coisas certas que funcionam.
No mundo do empreendedorismo nós não somos normais, nós somos loucos! Loucos por querer fazer algo diferente, loucos por tentar e loucos de saber que pode dá tudo errado. Mas o que torna a gente inteligente é saber que com essas loucuras, caindo e levantando, errando e aprendendo é onde vamos vencer, e então subir em uma montanha mais alta, metaforicamente falando claro, e sair voando feito uma águia, e as pessoas que não acreditaram em nós, vão nos ver subindo cada vez mais sem parar.
Se fosse pra me escolher duas palavras para um empreendedor, eu diria “Seja Louco”.
Ser estrategista que só olha para o futuro e tropeça no presente, faz mal para sua saúde, sua liderança, sua empresa.
Surpreende-me negativamente como certos estabelecimentos despreocupam-se com a qualidade do atendimento ao cliente e dos produtos ofertados. O consumidor é a razão da existência e do sucesso das organizações, portanto a sua satisfação é indispensável. Os gestores precisam constantemente refletir sobre como tratam seus fregueses e atentar para a necessidade de um melhoria contínua dos processos empresariais. Convém ressaltar que é muito mais dispendioso conquistar novos consumidores do que manter a carteira de clientes.
Muitos querem ser líderes por questões meramente egocêntricas e de relação de poder, mas o verdadeiro líder sente em si a incumbência de provocar e promover ações que produzam resultados na vida dos seus liderados e da empresa a que representa. Sente que tem uma verdadeira missão em suas mãos e as metas nada mais são do que encargos assumidos com o seu papel aceito.
Liderança rima com confiança. A confiança que você entrega à sua equipe é a mesma confiança que sua equipe entrega aos seus clientes. Quando uma empresa constrói um ambiente sólido de confiança, que abrange a todos, ela se aproxima muito do sucesso, pois esse ambiente é dinâmico e dialoga com o mercado, porque essa é uma linguagem universal. A confiança é um anseio de toda a humanidade. Por isso, não se concentre apenas nos produtos ou serviços que entrega; dedique-se também a construir o seu ambiente de confiança.liderança
O mundo dos negócios regido pelas engrenagens, processos e funções rígidas, regras, prescrições, silos e hierarquias na gestão, está sendo questionado … O mundo ágil chegou, autogestão, autonomia, time, colaboração, papéis, propósito, dinamismo, distribuição e cocriação – quando não sabemos o sabor de algo, experimentamos um petisco.
Na vida empreendemos como nunca a todo instante, seja negociando (vendendo, comprando, trocando), arriscando, aprendendo, ensinando, transformando, gerundiando, compartilhando, nos relacionando, faturando ou, simplesmente, levando brabos prejuízos.
Somos um organograma cheio de tentáculos subdivididos por sócios minoritários, cuja hierarquia é definida de um jeito não premeditado e de acordo com o grau de afinidade para com os que nos rodeiam de luz e afeto, estes que são responsáveis diretos pelo sorriso ou pela cara feia que distribuímos diariamente aos quatro ventos.
Na vida profissional, pessoas comuns não chegam aonde querem. E no âmbito pessoal, pasmem, não há uma vírgula de diferença.
Pensamos ser autossuficientes e acreditamos que é sim possível encontrar a felicidade trabalhando 'ME' ao invés de 'LTDA' ou 'S/A'. Engano nosso. Ninguém é feliz sozinho.