Revisão por Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores
Em meio ao luto, as boas lembranças e palavras de fé podem oferecer algum conforto. Encontre aqui mensagens de 7 dias de falecimento para homenagear e lembrar aqueles que partiram. Que estas palavras sirvam de apoio aos familiares e ajudem a superar a perda.
Sete dias se passaram e sei que a dor continua imensa. Sei que não há muito que possa ser dito para diminuir a dor que estão sentindo, mas estou aqui para oferecer meu ombro amigo. Rezo para que o tempo traga algum alívio e paz para vocês.
Em meio à saudade, encontrem conforto na certeza de que a presença daqueles que amamos ultrapassa as fronteiras da vida terrena. Que as lembranças dos momentos felizes sejam um suporte para todos os familiares. Os exemplos daqueles que amamos permanecem vivos em nossos corações. Força e fé para todos vocês!
A dor do luto é proporcional à intensidade do amor vivido na relação que foi rompida pela morte, mas também é por meio desse amor que conseguiremos nos reconstruir.
Neste sétimo dia, reunimos nossos corações para lembrar o legado de amor e sabedoria, que continuará a nos inspirar, mesmo na ausência física. Recebam todo o nosso apoio e suporte. Que Deus os ajude a superar esse momento de tamanha dor.
A dor da separação é profunda, mas a esperança da eternidade é o que nos conforta. Confie nos cuidados amorosos de Deus e na esperança do reencontro.
Hoje, ao completar uma semana desde a partida de uma pessoa tão especial para todos nós, sentimos ainda mais intensamente sua falta. Mas também celebramos a bênção de ter caminhado ao lado de alguém de tamanha bondade. Sintam-se todos apoiados neste momento de tamanha dor.
Embora palavras sejam insuficientes para amenizar a dor que estão sentindo, saibam que estou aqui para ajudar no que for necessário. Vocês não estão sozinhos.
A saudade é uma prova de todo amor ao longo da vida. Em cada oração, confiamos a Deus o descanso eterno e pedimos conforto para aqueles que ficaram. Contem com as nossas preces e sentimentos.
Que a luz divina guie os seus passos e que você possa sentir o amor de todos os que se unem em oração e enviam energias de força e fé. Por maior que seja a dor, ela irá passar e ficarão as boas lembranças.
A dor do luto é inevitável na vida de quem ama, é o preço que se paga por muito amar alguém, mas quando o amor é verdadeiro ele suporta todo o sofrimento, entendendo que a melhor forma de vivenciar o luto, é lutando para viver uma vida que honre a memória daqueles que tanto marcaram a nossa história.
Despedida
Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão,
deixo o mar bravo e o céu tranqüilo:
quero solidão.
Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? - me perguntarão.
- Por não ter palavras, por não ter imagens.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.
Que procuras? - Tudo. Que desejas? - Nada.
Viajo sozinha com o meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo o meu rumo na minha mão.
A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?
Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra...)
Quero solidão.
Cecília Meireles
, Antologia poética. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.
Veja também:
Feliz serás e sábio terás sido se a morte, quando vier, não te puder tirar senão a vida.
A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração.
1.3 mil compartilhamentos
Despedida
Vamos sentir muito a sua falta
Amamos você a nossa maneira
Lembraremos dos tempos de colégio
Tantas brincadeiras juntos
Espero que Deus te acolha
Remido de seus pecados.
Bons momentos não esqueceremos
Estaremos sempre orando por ti
Travando uma briga com o inimigo
Todos os dias um novo desafio
Iremos lutar contra potestades
Onde o amor a Deus nos basta
Juntos estarão na eternidade
Relembrando a nossa idade.
Hoje eu pensei em você com saudades e meu coração se encheu de tristeza e fez as lágrimas transbordarem pelos meus olhos. Mas não há nenhuma novidade nisso, porque eu pensei em você ontem e anteontem e todos os dias desde que você se foi. Sua falta aperta tanto o coração que a saudade escorre pelos olhos. Penso em você em silêncio e às vezes chego a chamar seu nome, mãe. Sua lembrança continua viva dentro de mim, eternizada em meu coração. Ah, mãe, como eu queria que estivesse aqui.
2.2 mil compartilhamentos
Quando perdi você, me vi sem chão, beirei a loucura, nada do que ouvia aliviava a dor da alma. Uma dor tão profunda que eu podia sentir fisicamente. Pensei que nunca iria voltar a sorrir sem me culpar.
Hoje sei que jamais voltarei a ser completo novamente. Não há como completar um coração de quem perde a quem se ama tanto. Ainda vou olhar seu retrato e chorar, ainda vou embargar a voz ao falar de você, ainda vou amanhecer com saudade, ainda em datas comemorativas vou deixar transparecer minha tristeza e indiferença, ainda vou continuar a amar você. Muitos podem te esquecer, mas em meu coração jamais vai morrer.
A cada ente querido e amigo que se vai, nos tornamos enfraquecidos, não por sermos pessoas fracas, mas por estarmos perdendo a raiz que nos prende à vida terrestre.
Como se consegue conviver com a saudade?
Está sempre faltando algo, está sempre faltando você. Vazio que não se preenche. Dor que não se supera. Amor que nunca se acaba.
Apenas as pessoas que são capazes de amar fortemente podem sofrer grande tristeza, mas esta mesma necessidade de amar serve para neutralizar a sua dor e curar.
Carta para minha mãe.
Faz sete dias que a senhora se foi, e não passou um dia que eu não tenha chorado sua falta.
Sei que com o tempo essa dor vai se acalmando e deixando de machucar tanto. Mas sempre te levarei comigo dentro do coração, onde quer que eu vá. Mãezinha, eu me lembro de tudo que a gente viveu e até coisas que eu tinha me esquecido e não tinha importância passaram a ter. Pequenos gestos seus, hoje, me dizem muito. A senhora sempre falou mais por atos e pelo olhar, e eu agora entendi. Mãe, cada ensinamento que a senhora me passou eu guardei em mim. Quando seu corpo desceu à sepultura, ali também ficou um pedaço de mim. Eu sei que a vida deve continuar e eu tenho lutado para seguir em frente. Mas te confesso, mãe, que não é fácil. Nossa ligação vai além desse mundo, nosso elo vai além do cordão umbilical. Saiba que te amarei para sempre! Meu primeiro amor! E sempre te levarei comigo. O que me conforta é saber que a senhora está descansando e livre deste mundo de tormentos. Posso ter perdido minha mãezinha, mas ganhei um anjo no céu.
Há vazios que jamais serão preenchidos.
Há distâncias que jamais serão percorridas.
Há momentos que jamais serão vividos,
Palavras que nunca serão ditas,
Silêncios que nunca serão quebrados.
Pessoas que jamais irão voltar
Para matar a saudade que insiste em ficar
Pois o amor a faz continuar.
Quando sabemos do falecimento de um grande amigo com quem convivemos bons momentos juntos, abre-se um vazio sem eco dentro de nós. Como se parte de nossa história única não pudesse ser recontada toda da mesma forma. Afinal, os diálogos passam a ser monólogos e um pouco de nós, das perguntas e das respostas, são findas com Ele. Quero crer em um diálogo futuro, que ainda não marcamos no espaço de tempo certo, para recomeçarmos de onde paramos.
O silêncio foi a resposta.
A ausência um forte tormento.
Minha inspiração calou-se.
Sua memória entregou-se ao esquecimento.
Mas, a minha mente ainda lúcida,
Lembrará com gratidão,
Quem reconheceu em mim talento,
E eterna será em meu coração.
A dor da saudade ficou somente para mim.
Pois, agora seu coração descansa, e sua dor teve fim.
Sei que de mim já não lembra, e nem poderá me ouvir.
Mas, o meu coração ainda sofre a perda por vê-la partir.
Como uma vez ela me disse, quem tem amigos deixa saudade.
Mas, além disso, ela deixou um legado, de perseverança e lealdade.
Agora só me resta a lembrança,
De seu sorriso e sua alegria.
Toda a nossa história foi um conto,
E, agora, será poesia.
Você não sabe oque é a dor do luto até você ter a infelicidade de perder.
É uma dor que palavra alguma pode curar, apenas Deus é capaz de nos consolar.
A dor do luto é a dor da ausência de quem se ama. A ausência dolorosa de não ver mais fisicamente quem tanto amamos. Não é uma questão de tristeza, é uma questão de saudade.
Para quem ama verdadeiramente, de forma genuína e intensa, a dor do luto fica mais leve e a alma é consolada pelas práticas pulsantes de amor que tudo fez e viveu! Porque a alma fica em paz. A saudade não vai embora, segue convivendo, com um amor para sempre dentro da gente!
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.