Mensagem de Professora para Aluno
Educação vem de casa, já o conhecimento se adquire na escola, na leitura, pesquisas e principalmente no querer.
Só não sabe quem não quer…
O futuro Poeta e o Professor.
Fui fazer um curso de poesias e o professor de literatura perguntou-me:
_Ei rapazinho,
O que queres aqui?
Respondi:
-O que eu quero?
Oh! Professor.
-Será se estou no lugar errado?
O professor enfatizou:
-Os alunos aqui são bem humorados, sorridentes e nunca me deram trabalho.
-Professor, não irei então me matricular aqui, pois vim aqui para aprender,
No entanto,
O meu lado externo é um verso inacabado.
Dá risadas sem saber porquê está sorrindo.
E o interno é uma frase ainda em construção.
E mesmo assim,
Vive chorando e as risadas são falsas por fora.
Entre os dois lados que tenho,
Sou esse aqui que se apresenta agora.
Já o outro é a escola, que ainda não existe.
Mas tudo bem!
Já estava de saída mesmo.
Adeus então,
E até outra hora.....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Imagem do Google
O grande desafio de um educador
é ser capaz de enxergar quando
a sua práxis está sendo o empecilho
do seu caminhar para o sucesso de seu aluno.
Na busca por cumprir o seu papel social, dentro de um modelo de sociedade capitalista, onde os ideais neoliberais ditam uma cultura de valorização do erro como parâmetro para separar o incompetente do eficiente, sob a conduta da luta constante de superação de metas renováveis, a escola assume uma postura de empresa e seus profissionais vestem a camisa para fazer dessa escola uma referência dentro do sistema de ensino ao qual faz parte. O questionamento que surge é: Como manter o foco no aluno, se todos os envolvidos no processo estão centrados nas metas a serem superadas? Atingir as metas estipuladas pelo sistema de ensino, representa, na essência, a eficiência da escola em formar integralmente o seu aluno?
Educar é acima de tudo participar, interagir e principalmente construir a ideia de parceria entre professor e aluno, onde ambos aprendem.
Quando o professor acata a denominação de colaborador dentro de um sistema de ensino transformado em empresa, deixa de ser agente transformador, emancipador, para se assumir como construtor de modelo satisfatório para este sistema que enxerga como objetivo de suas ações, a excelência do próprio sistema e não o aluno.
O que mais me tortura na docência é a incompetência sentida diante da incapacidade de ultrapassar a escuridão que impede de encontrar um determinado aluno e trazê-lo à luz.
Quando se pensa educar, utilizando de uma práxis voltada para a obtenção de resultados, cujo o foco não é o aluno, isso não pode ser chamado de educação, mas de adestramento, o qual não forma, deforma por meio de uma ideologia que constroi alienados em prol da manutenção de uma classe dominante.
Compreender o porquê do não aprender, pode estar em o professor imersar no desconhecido mundo para além da sala de aula, onde o seu aluno que ele encotrará, não é o mesmo que ele ver todos os dias, sentado diante dele na escola.
Quando a escola incorporou a ideologia neoliberal, que transformou as instituições da sociedade em empresa, ela passou a agir com tal, logo o desenvolvimento pleno do aluno deixou de ser seu objetivo, passando a focar na obtenção de resultados positivos em avaliações externas, como parâmetro de eficiência da sua ação.
Quando a escola não cumpre o seu papel no processo de ensino e aprendizagem, depara com uma realidade dentro dela, que não consegue encontrar uma solução e a melhor que encontra é transferir a responsabilidade para a falta de participação da família no processo de ensino e aprendizagem do aluno ou na dificuldade que este tem de aprender.
O professor não pode falar sobre sexo em sala de aula, mesmo que aja extrema necessidade, pois é tachado de sexualizador. Talvez a educação sexual desejada esteja nas novelas. Todo mundo assiste às mídias com contentamento, o problema é que os Alunos tolos de formação evangélica que se acham sabidos demais usam o tema para impor sua fé, pais que devem à sociedade escondem-se atrás do puritanismo fingido, sacrificando a transversalidade da educação. A direção da escola não se impõe, aí sofre as consequências. Morre de medo de perder o cliente sem qualidade. Pois, Para o medo não tem regras.
- Relacionados
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- Mensagens de Professor para Aluno
- Frases de Incentivo para Alunos
- Frases de aluno para professor: gratidão e reconhecimento
- Mensagem para Professora de Creche
- Poemas para Professora Querida (expressando respeito e gratidão)
- Agradecimento de Professora para Aluno