Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam

As vezes a gente se sente tão acomodado em condomínios fechados, dentro de altos muros, atrás de grades para se proteger, como se a violência estivesse sempre atrás de algum obstáculo. A violência está para nós em determinados locais assim como a água. É como se estivessemos no fundo do mar e não percebêssemos a própria água (...) A violência ela pode ser geográfica e estar localizada num determinado local, mas ela é produzida por diversos fatores e muda com frequencia. Fenômenos sociais não são estanques(...) construir pequenas "faixas de Gaza" é conceber que do outro lado todos são inimigos".

O problema não é apenas concebermos quem está fora de nossos dominios protegidos são inimigos. O problema é a concepção que crio a respeito desse conceito. Com o inimigo se faz acordos temporais, ele é mantido sobre vigilância constante, sob custódia ou segundo os métodos de ocupação dos militares, os inimigos são eliminados das proximidades de nossas fronteiras (...) quanto maior a resistência do suposto inimigo, maior a aplicabilidade 'os fins justificam os meios (...) que tipo de paz recupero desconfiando do outro como meu eterno inimigo"

As relações de acordo permanente anti-violência e estimulo das relações de paz entre agentes de segurança e comunidade se conflitam, por causa de nossa cultura liquida (Bauman 2011)cada uma dá importância para seu pedaço e quando alguém o ameaça não resolvo pela amizade e pela contemporaneidade para pelo uso da força e da lei. Dentro desse conceito deixo de construir relações sólidas sociais de discussão de soluções para nossa convivência. O que vale é minha individualidade e não a coletividade"
(Zigmunt Bauman é um sociólogo polonês)

É muito importante ao definir as tecnologias que usar na segurança, fazê-la dentro da necessidade. A maioria dos projetos implantam equipamentos mas não explicam por qual motivo eles foram propostos e de que forma eles serão operados e quais os resultados que se pretende com eles. A maioria das pessoas acham que os equipamentos de segurança, como alarmes, CFTV, controles de acesso e etc, são as soluções para a segurança, mas não são. Os equipamentos são ferramentas de uso que auxiliam no plano tático e operacional da segurança. Eles são apenas uma parte do procedimento global auxiliar, por isso, os investimentos precisam ser vistos com muito cuidado"

A maioria dos contratos feitos com empresas de terceirizações, seja de vigilância, portaria, limpeza, manutenção e etc. Não está no ponto de contratar para alinhar um parceiro na produção do serviço que seria obrigação da empresa que contratou. Os contratos são feitos para transferir riscos e problemas. As empresas terceirizadas não entenderam ainda que enquanto o pensamento de transferência de risco ocorrer e a contratação por preços cada vez mais baixos continuarem a ocorrer, nenhuma empresa desse segmento poderá garantir uma sustentabilidade econômica de longo prazo"

Cuidados nos contratos públicos. A lei faculta a empresa permanecer 5 anos contratada com revisões anuais. Os reajustes econômicos-financeiros nunca acompanham os cadernos de reajustes do governo. Saia no primeiro ano, para não acumular prejuizos e passivos. Existem contratos de serviços que em 4 anos acumularam 30% de defasagem em relação ao custo"

Quando se contrata um projeto de segurança. Damos a oportunidade de forma racional ouvir projetista com suas experiências em projetar e implantar, damos a oportunidade de pensar se o que havia sido proposto ou sugerido em orçamentos será realmente viável do ponto-de vista de atendimento das demandas (...) a maioria das empresas querem vender equipamentos e instalá-los, uma pequena parcela de empresas estão comprometidas com a busca de soluções adequadas e customizadas para cada caso."

Faça as coisas de coração e não espere recompensas. As estrelas do céu e o oxigênio que respiraste mais intensamente serão testemunhas suficientes de sua dedicação. E isso já basta. Se nunca esperar nada de ninguém, nunca se decepcionará com ninguém"

A ética é uma coisa para mim quando a uso e não é a mesma coisa quando está para outrem. Mas está muito bem escrita e é exatamente - igual para nós, quando não precisamos usá-la"

A riqueza do homem é o resultado de várias ações, dentre elas gastar menos do que se arrecada e investir coisas que dão retorno de forma segura"

O ambiente ou o jogo dos negócios, seja no setor público ou privado, são marcados sempre por negociações. As partes negociam o tempo todo. As negociações existem regras e conhecidas. Quando elas são realizadas fora desse estágio. Na maioria dos casos são ilegais. Mas como elas geram vantagens maiores, do que as realizadas dentro das regras. Uma grande parte dos negócios sempre serão realizados dessa forma. Utopia é pensar que isso vai acabar. A única pessoa que pode por fim nisso é você mesmo, não aceitando outras regras que não sejam legais, conhecidas e transparentes. Isso é muito mais do que colocar a cabeça no travesseiro. Aquilo que nossa mãe dizia quando éramos crianças, eu não estou vendo que você está fazendo errado, mas Deus está. Nem acreditando em Deus e em nome dele isso não acontece, imagine quem não está nem ai com isso?
Se queres contar as verdadeiras bençãos em sua vida - fuja desses ambientes e dessas pessoas.

O governo deveria arrumar uma porção de empresas públicas que gerassem rendas com gestores pagos por seus resultados, dessa forma eliminaria do desejo do mais esperto em arrumar situações cada vez mais mais criativas para enriquecer-se. Nesse campo existem dois tipos de funcionários públicos - um é o parasita que suga qualquer um que passar perto de seu habitat. Esse não gera nenhum tipo de benefício para o governo e só suga ambos os lados. e há aquele que cria inúmeros cenários para favorecer ou seduzir os outros para sua rede de vantangens. Esse é o menos danoso consideram os seus chefes, porque além de dividir os seus ganhos com a chefia, maximiza importantes resultados também para o setor público e para quem é seu parceiro. O seu ambiente business é intenso e cheio de contatos. Esse seria o gestor ideal para uma empresa pública que gerasse renda. Mas em qualquer caso são necessários instrumentos rígidos de controle.

Respeito todas as profissoes, cada uma tem seu valor, sua formosura, mas todas elas nascem de uma chamada PROFESSOR. Ninguém é médico, dentista, advogado, dentista, engenheiro, doutor, sem passar pelo carinho, pela atençao e pelo amor de um professor.
Feliz dia do professor.

Texto reescrito e readaptado por Priscilla Rodighiero
Desconheço a fonte do texto original.

Enquanto for possível despertar um sorriso sincero no rosto de um 'vagabundo', ninguém será capaz de ser mais feliz do que um professor.

⁠“Precisamos sim das estruturas, das novas tecnologias, com métricas e indicadores que tenham maior eficácia, como suporte aos professores e aos gestores educacionais. Sendo engenheiro de formação, seguidor e usuário das modernidades tecnológicas na educação, penso que essas ainda em nossa geração, serão ferramentas de apoio aos mestres em suas salas de aula, alguns ainda com seus quadros negros e giz.”

⁠O verdadeiro valor de uma pessoa, não está na beleza de sua face, nem na riqueza de seus bens. Mas na simplicidade de seus atos e na sinceridade das suas palavras...
Gustavo Konrad
26-01-2.021

Quem diz que o tempo é nosso inimigo, não viveu suficiente para entender que o tempo é nosso maior professor.

Os melhores professores e os melhores chefes são os mais duros. Na hora, você não vê, mas, 20 anos depois, percebe que são esses os que trazem mais valor para a sua vida.

À aqueles que dedicam sua vida em prol do desenvolvimento do outro, é reservado a verdadeira felicidade e jamais serão esquecidos.

⁠A virtude muitas vezes precisa de um bom mentor, muito tempo ou muita dor, já o vício é mau por natureza, é contagioso e dispensa professor.