Mensagem de Mágoa
É preciso deixar de buscar a cura através da pílula dourada ou da oração poderosa de tal pessoa, pois esse ato traduz a atitude mental de que ‘alguém fará por mim’, o que contraria o legítimo processo de cura, que se constitui em uma verdadeira intimação a nos tornarmos os promotores de nossa própria saúde.
Uma atitude desnecessária e questionável esta de denegrir a imagem do próximo. Principalmente se aponto seus defeitos comparo-os com as minhas (supostas) ‘virtudes’, ou seja, inconscientemente sinto a necessidade de rebaixá-lo para que eu possa ser exaltado.
Se nossos relacionamentos estiverem embasados no amor e no perdão, não existirão tantos atritos. Porém muitas vezes percebemos que houve uma inversão em nossos relacionamentos atuais, pois estão todos embasados no atrito, e não existe amor e nem perdão.
Quando sofremos uma ofensa, muitas vezes mergulhamos nas emoções negativas geradas por ela, e não nos damos conta de que o perdão seria uma opção oportuna para aquele momento. Na verdade, eu sei ficar magoado, mas não sei como me livrar da mágoa.
É verdade, quem perdoa é Deus. Mas Ele perdoa através de você! E quando o nosso coração está repleto de Deus, surge em nós força até para perdoarmos o imperdoável!
Não tenha medo das transformações que ocorrerão em seu interior! Pelo contrário, deseje-as! Apenas não se pressione para perdoar antes que realmente se sinta pronto para isso.
Ao mesmo tempo que ouvir a si mesmo pode provocar lembranças desagradáveis, elas também surgem como um raio de esperança, sinalizando que o perdão pode ser a solução.
Estar sempre correndo garante a certeza de nunca se ouvir. É preciso meditar sobre os anseios de sua alma, e tendo sensibilidade suficiente, ouvir a alma das pessoas com as quais convive. Solicitações internas que uma vez atendidas lhe assegurarão significativos momentos mais felizes.
Independentemente de sua religião ou convicções pessoais, o melhor remédio disponível no mercado continua sendo a oração. Na mesma intensidade com que chorou, ore! Coloque seu coração de joelhos e peça à Deus a melhor solução para este episódio.
Encarregar-se da ferida emocional , significa empenhar-se para saná-la.
Para que assim aconteça, pare de alisá-la sob todos os ângulos e comece a analisá-la sob todos os ângulos e, sem postergar uma fração de segundos sequer, tome as medidas necessárias para superar a dor.
Por iniciativa própria, você está preso neste tronco chamado ‘passado’, onde açoita-se impiedosa e ininterruptamente com o chicote chamado ‘lembrança’. Solte as correntes invisíveis e pesadas com que tens prendido a si mesmo. Pare de sofrer! Isto é possível; só depende de você! E você pode!
Lembranças amargas e dolorosas todos nós possuímos, mas apegar-se a elas é o mesmo que viver olhando para trás e, de costas para o futuro, renunciar às realizações da vida. Podemos denominar a isto como sendo um verdadeiro suicídio espiritual.
Desejo que se abra um espaço reflexivo onde um perdão analisado seja não só algo possível de ser vivenciado, mas acima de tudo, que o perdão seja legitimado como expressão de seu encontro consigo mesmo, antes de ofertá-lo ao outro.
Desconstruir o conceito de perdão não significa destruir o perdão e suas infinitas possibilidades. Significa tão somente conhecê-lo em sua forma mais pura, sem legendas editadas por terceiros, ainda que bem intencionados.
Também solicito sua compreensão para o fato de que eu não sou um anjo, ou seja, não se iluda imaginando ter em mãos o livro de um escritor ‘puro e santificado’, que já perdoou a todas as pessoas do Universo.
A julgar pelo erros impensados, todos nós somos seres decepcionantes e decepcionáveis considerando que nenhum de nós somos capazes de ser tudo o que o outro idealiza, nem um e nem outro!
Por isso "perdoar" é a condição básica pra ainda assim mantermos um vínculo entre nós!
Amar sem distinção é ignorar a retribuição.
É feliz quem pode ter um imenso coração.
A tristeza se anuncia, com as lágrimas no olhar
Mas felizes dos capazes, o tempo todo perdoar.
...e que possamos com ombridade saber receber o que a vida nos reserva sem escondermos nossa dor ,ou rir nosso riso !! Que saibamos que quem te ama corre pro seu lado na hora da dor ,e se alegra com sua alegria .
Que possamos saber perdoar quem desfaz das tragedias que abalam sua alma ,do colo não dado ,da palavra mal dita ,do abraço que não veio , e mesmo assim estender a mão qdo for pedido ajuda .
Que o valor de nossa existência na vida das pessoas sejam pelo nosso coração e nunca por tostão .Que o egoismo do outro que se faz de vitima ,não te comova a ponto de tornar -se tolo .Que a GRATIDÃO seja um sentimento fiel de nossas almas ,que nunca esqueçamos o bem que nos foi feito ,mas que saibamos afastar quando não mais desejados . E a vida na roda viva ,gira ,gira e gira ... quem não te abraçou na dor um dia precisará de seu abraço ,e que seja caloroso e sem rancor .
edm@fcosta