Mensagem de Amor de Pai para Filha
Aristóteles tinha razão: o desejo de conhecer é inato. O Brasil é que havia falhado em desenvolver nos seus filhos a consciência da natureza humana, preferindo substituí-la por um arremedo grotesco de sabedoria infusa.
O aprendizado é impossível sem o direito de errar e sem uma longa tolerância para com o estado de dúvida. Mais ainda: não é possível o sujeito orientar-se no meio de uma controvérsia sem conceder a ambos os lados uma credibilidade inicial sem reservas, sem medo, sem a mínima prevenção interior, por mais oculta que seja. Só assim a verdade acabará aparecendo por si mesma. O verdadeiro homem de ciência aposta sempre em todos os cavalos, e aplaude incondicionalmente o vencedor, qualquer que seja. A isenção não é desinteresse, distanciamento frio: é paixão pela verdade desconhecida, é amor à ideia mesma da verdade, sem pressupor qual seja o conteúdo dela em cada caso particular.
Não há nada mais estúpido do que a convicção geral da nossa classe letrada de que não existe imparcialidade, de que todas as ideias são preconcebidas, de que tudo no mundo é subjetivismo e ideologia.
O problema, não é ser apaixonada,
mas o problema é ser enganada.
Um risco ao coração,
que ama sem intenção.
Hoje, começando novamente minha caminhada sozinha
Uma reflexão de minha pessoa.
O que precisar mudar, terei que mudar.
Começar um tempo novo
Um caminho a seguir
Seguindo em frente
Com garra e força.
Na vida tudo se transforma
E jornada sempre prossegue.
Admito que não será fácil
caminhar nesta vida sem você.
Parece ser tão difícil, os primeiros passos
você teve capacidade de ser tudo.
E hoje, apenas lágrimas percorre meu rosto
O amanhã, não será nada
além uma recordação de instante de um coração.
Construção de futuro era isso que era o nosso momento, jogado no vento em palavras eternas que viajavam além do nosso tempo e construíram futuros reais e paralelos ao que vivemos. Uma conexão de outra dimensão, um olhar de tantos esclarecimentos, que revelaram tantas emoções, diversões, prazeres e amores do tempo. Vivemos além tempo, às vezes nem nos entendemos, mas sempre nos compreendemos e nos aceitamos assim do jeito que somos sem exigir demais, com liberdades iguais, sem decretar o fim por conta de coisas banais.
Resende, 15 de janeiro de 2019.
"Outrora, pensas fazer de seu próximo, um histrião. Cuidado! Em sua contumácia, desconheces a possibilidade de ser o teu parceiro no circo."
Trabalhar no governo honestamente, é meio caminho para enfrentar o abuso de poder, pela demissão arranjada injustamente.
Nenhuma crença prévia, por mais sublime que seja o seu conteúdo, vale esse momento em que a inteligência se reconhece no inteligível. Quem não viveu isso não sabe como a felicidade humana é mais intensa, mais luminosa e mais duradoura que todas as alegrias animais.
Perguntaram-me uma vez, num debate, como definia a honestidade intelectual. Sem pestanejar, respondi: é você não fingir que sabe aquilo que não sabe, nem que não sabe aquilo que sabe perfeitamente bem. Se sei, sei que sei. Se não sei, sei que não sei. Isto é tudo. Saber que sabe é saber; saber que não sabe é também saber.
Todas as neuroses, todas as psicoses, todas as mutilações da psique humana se resumem, no fundo, a uma recusa de saber. São uma revolta contra a inteligência. Revoltas contra a inteligência — psicoses, portanto, à sua maneira — são também as ideologias e filosofias que negam ou limitam artificiosamente o poder do conhecimento humano, subordinando-o à autoridade, ao condicionamento social, ao beneplácito do consenso acadêmico, aos fins políticos de um partido, ou, pior ainda, subjugando a inteligência enquanto tal a uma de suas operações ou aspectos, seja a razão, seja o sentimento, seja o interesse prático ou qualquer outra coisa.
O tempo passa e nos revela que o aprendizado é uma escada em direção ao infinito, uma jornada atemporal.
Perdão é quando você se lembra do que te fizeram e isso não interfere nas suas decisões e atos futuros porque é algo que não te afeta mais...
Responsabilidades surgem em momentos inesperados, planos mudam, o pensamento alimentado por conhecimento se liberta. A vida é uma evolução constante de ideias, energias, forças e uma vibrante conexão com o multiverso.
A vida é uma construção complexa e na maioria das vezes só é entendida pelo indivíduo que a está vivendo.
A vida de qualquer pessoa livre acaba incomodando as outras pessoas, porque a vida é plena para aquele que a vive além do tempo.
Aquele que está em terceira pessoa nem sempre entenderá a sua vida e tentará lhe dar conselhos e palpites de como a sua vida deveria ser vivida.
Tu és a poesia em pessoa
Tua alma cheira flor
Por isso sorri a toa
Parece até que tu voas
Feito o lindo beija flor.
As flores deram a vida para suscitar o teu sorriso, e eu quero dar a minha para mantê-lo sempre vivo.