Mensagem de Amigo para Vizinho
O meu vizinho sempre sai a noite e entra em uma van, eu me pergunto toda vez aonde que ela vai, imagino uma agência do espaço, trabalho diferenciado, magia, mistérios...
Mas no final eu sei que ele só vai na faculdade.
Se o vizinho, mendigo ou ladrão lhe pedir uma mão, de-lhe uma mão, e lhe sobrará a outra pra fazer o que com as duas ele na conseguiu fazer.
"Ama o teu vizinho -- mas não derrubes a cerca que separa as vossas casas. (proverbio americano)"
Intimidade demais com o vizinho não é aconselhável. Há maridos que perderam às esposas e esposas que perderam o marido"
Estamos unidos não apenas como vizinhos, mas por um dever partilhado. Manter a vela da civilização acesa enquanto o resto do mundo foi lançado nas trevas.
Quando éramos felizes tio Chico na rua era conselheiro, mana Minga curibota e os vizinhos, a família mas próxima
Talvez a grama do vizinho seja mais verde porque ele cuida do que é dele e não do que é dos outros.
Pergunta de/para Fermi: Na vastidão cósmica, somos solitários ou partilhamos esse palco com vizinhos das estrelas?
Pergunta de/para Drake: Como podemos objetivar a probabilidade da existência de vizinhos cósmicos e a possibilidade de comunicação com eles? Seria possível desenvolver uma equação?
COMEDOR DE MIGALHAS
Me fartei em você
E você fartou-se em mim.
Gemi até
O vizinho do último andar escutar
E reclamar
Mas nós continuávamos
Absortos do mundo banal.
E seu corpo suava
Escorrendo como rio
Em cima de mim.
As minhas entranhas
Nunca sentiram
Tamanho prazer
Febril.
E agora
Esmolo
Por seu toque
Até mesmo seu olhar
De atenção.
Comedor de migalhas.
"O bom vizinho é aquele que raramente precisa alguma
coisa mas, sempre tem
alguma coisa pra
emprestar"
Não compare seu Filho(a) Autista e não olhe para a grama do vizinho. Celebre e vibre por cada superação, cada dificuldade vencida, e todo o progresso já alcançado.
A jornada de cada um é única e cheia de conquistas!
Nunca me interessei por fofoca de famosos. Prefiro saber da vida dos meus vizinhos, parentes e conhecidos em geral, pessoas que eu convivo e conheço bem (ou pelo menos imagino conhecer)...
Culpamos o governo; culpamos a grama alta do vizinho; culpamos o que passar à nossa frente quando injustificavelmente não temos a quem vitimar. Vitimamo-nos porque é mais fácil atribuirmos a culpa a algo ou alguém.
Conta-se que um homem adquiriu uma fazenda. Um dia, encontrou um vizinho que agressivamente lhe perguntou: “Comprou esta propriedade?” “Sim!” “Pois comprou uma questão nos tribunais.” “Como assim?” “Existe uma cerca construída fora da divisa. Vou defender meus direitos!” “Não faça isso”, pediu o novo vizinho, “acredito no senhor. Se está errada, consertaremos!” “Sério?!”, exclamou o queixoso. “É claro!” “Bem, se é assim”, respondeu o reclamante, “a cerca fica. Faço mais questão de ter a amizade com um homem honrado do que a terra!” Assim tornaram-se grandes amigos. (Extraído do devocional Presente Diário, nº 27, meditação do dia 01.03.24, publicado pela Rádio Trans Mundial).
"O caminho mais justo para se transitar é uma reta. Não precisamos apagar a luz do vizinho para fazer a nossa brilhar, nem se aproveitar da ingenuinamente dos outros para levar vantagem. O caminho do trabalho, esforço e honestidade são sempre o melhor e tem a bênção de Deus"