Menosprezar
Seja audacioso e corajoso quando estiver no meio de covardes e ignorantes que menosprezam o poder de Deus para salvar pecadores, invocando a presença do Espírito Santo e a Sua sabedoria para derramar sobre seus corações para que temam o nome, a salvação, a autoridade e a glória do Senhor.
Quem é rico espiritualmente menospreza as riquezas dos homens e os trata simultaneamente como pobres de espírito.
Pode esnobar menosprezar esquecer tudo é parte da mesma forja, não vá esquecer após comer de lavar o prato limpar a mesa encostar a cadeir para que não te falta nada amanhã.
Dá dó ouvir a boca do ímpio pronunciar seu menosprezo à Palavra de Deus, porque o que ele sabe é só o que vê com os olhos da cara.
Ao se sentir discriminado, inferiorizado ou menosprezado, afaste-se ou repreenda a boca perversa que carrega o veneno que sai do coração, antes que lhe contamine.
O homem que não aprende a ter humildade, apanha do corajoso, que por vez, menospreza-o por não ter sido humilde.
"Tudo o que você despreza, não valoriza ou menospreza, você perderá. Esau, a rainha Vasthi e o rei Saul são exemplos de pessoas que não valorizaram que Deus lhes deu e sofreram consequências. Lembre-se de que ninguém é insubstituível ou superior. A Bíblia nos ensina que a soberba precede a ruína. O próprio Satanás foi expulso do céu por sua soberba e desejo de igualar-se a Deus. Não subestime o que Deus lhe deu. Valorizar dons, pessoas... filhos, casa lugares.
Comparações
Na vida, somos envolvidos em comparações. Pela vaidade, menosprezamos os menos afortunados. Pela inveja, repugnamos os mais privilegiados, num ciclo eterno de insatisfações e contradições.
Narcisistas, julgamos sem permissões, rotulando os outros com todo desatino. Ambicioso é quem nunca se satisfaz, acomodado é quem com pouco faz.
Cegos nos afetos, esquecemos as razões, que, para além das comparações, encontra-se a verdadeira paz.
Pegue a versão hoje, não diminua nem menospreze o pequeno, amanhã ele vai crescer será maior que você.
Vaidade que nasce do zelo pela excelência enobrece; a que vem da soberba, ao menosprezar o outro, empobrece.