Menores Infratores
Pobreza, Obediência e Castidade
“A vida e a regra dos frades menores é esta: observar o Evangelho, vivendo em pobreza, castidade e obediência”.
Digo que são poucas palavras, mas que tem muito a dizer. Alguns pensam que viver em pobreza, é não ter nada de próprio, viver em castidade, é não ter relações sexuais, e viver em obediência, é saber fazer tudo que os superiores mandam.
Na verdade essas três palavras, que são os três votos franciscanos, representam muito mais do que isso.
A pobreza franciscana significa você ter tudo e ao mesmo tempo não ter nada, ou seja, você pode ter uma bela casa, ter quatro carros na garagem a sua escolha e ao mesmo tempo saber cooperar e entender que você tem que colaborar com toda a fraternidade.
Viver em obediência, é saber viver em fraternidade preocupando-se para que a fraternidade ande junto, sem confusões internas, e ajudando para que o confrade viva bem.
A castidade é você saber enfrentar os problemas que a vida propõe, sendo forte e perseverante na mesma vocação que está a caminho.
Ser frade não é ter um hábito e um cordão de três nós, é sim carregar em si a essência franciscana que a própria vida nos ensina.
Sinceramente todo mundo tem problemas, independente deles serem maiores ou menores, sempre serão problemas, e sempre teremos problemas. Não é por isso que temos que abaixar a cabeça e desistir, ou jogar tudo pra cima e dizer cansei. E sim levantar a cabeça e dizer eu vou em frente, vou enfrentar esse e vai vim outro, vou está mais forte. A vida é assim, a gente precisa se ferir pra pode cicatrizar. E mais uma vez vim dizer aqui que me fortaleci, estou mais forte, e tenta mais uma vez, duas, ou três, mas não gasta seu tempo, nem esforço, cada dia mais eu tou mais forte e apaixonada querendo enfrentar meu problemas,e ainda melhor com a pessoa que eu amo do meu lado porque eu e ele somos suficientemente fortes pra isso, ninguém sabe da nossa história,ninguém pode nos julgar, por coisas que eles pensam afinal ngm sabe o que nós passamos juntos, Deus nos preparou pra isso. Se você tem dois palitos fica mais difícil pra você quebrar do que só tivesse um. existe algo que me liga a você, que me puxa pra você, que me leva ate você, é forte demais, é grande demais, e apesar do tempo, das pessoas, de tudo, dos acontecimentos, dos erros, das atituldes, do tempo ter passado, eu continuo aqui, te amando feito uma tola, uma boba, e no momento em que você disse que largaria tudo, enfrentaria o mundo, passaria por tudo, por mim, mesmo que seja quase impossível de acreditar, difícil de enxergar, eu to aqui, de novo. Vou te dar as mãos e caminhar contigo nessa, enfrentar todos e tudo, vou levantar a cabeça só por um único motivo. Perdoei , medo, perdoei indiferença perdoei o que era imperdoável pra mim, estou disposta a enfrentar, enfrentar as pessoas, os julgamentos, mesmo que ninguém tenha nada com nossas vidas, com nossa historia, mesmo sendo assim sei que vão nos julgar, mesmo que vá doer, vá magoar, eu vou enfrentar por que eu vou estar com você, vou esta ao teu lado, mais uma vez, e se eu tenho você comigo, todo o resto, volta a ser apenas resto perto da imensidão do amor que nós sentimentos, e para os que não vão gostar, sinto muito, amor se sente, não se escolhe, e o amor da minha vida é você, quem gostar ótimo, quem não, tanto faz ! Vamos ser felizes, assim, juntinhos e nos amando, nos amando muito, de novo. simplismente é você e não é mais ninguém!
E se você prestar bem atenção vai perceber que é nos menores gestos que se encontram as maiores provas de amor.
Nos menores frascos é que existem os melhores perfumes, mas cuidado! Esses mesmos frascos menores é que exalam o mais fatídico veneno...
Divida o todo em partes menores. Assim, conseguirá cumprir o todo. Exemplo: um projeto de construção de prédio. Não se constrói um edifício (“‘é difícil’ e o povo constrói”) da noite para o dia, mas por vários (e vários!) dias... contudo, ao final, o prédio estará pronto e valerá a pena ter construído. Lembre-se: foi tijolo por tijolo.
Os sofrimentos das pessoas seriam menores se elas não se ocupassem, com tanto esforço da imaginação, em reacender as lembranças do mal passado, em vez de suportar como um presente indiferente.
Uma crise existencial ocorre, em minha opinião, como soma de um monte de crises menores, coisinhas pequenas do dia a dia, que subestimamos, que não tratamos com a devida atenção, que não resolvemos, que se juntam umas as outras ou a um ou outro problema maior e viram algo sério.
De onde sou feliz, minha cidade é um buraco, as pessoas se tornam cada vez menores, e eu cresço, cresço de todas as formas que se pode crescer, eu que já ia me sentindo cada vez melhor, me transformo em mim... em Mickey Mouse, em Hitler, Estátua da Liberdade, morador de Amsterdam, viajo pra lugares que existem apenas em mim. Na pedra onde sou feliz, ninguém me alcança.
O tempo vai passando e a consciência pesando... é hora de voltar...e isso tem um gosto mais ou menos, a intensa alegria me da vontade de viver por lá, mas o mundo pede realidade, e isso me mata por dentro.
Sorrir deixa a vida mais leve, os problemas menores, as dores mais suportáveis e as alegrias mais sublimes.
Qual sua meta? Está difícil alcançá-la? Dívida está meta em objetivos menores, fracione sua meta. Um time não ganha o campeonato de uma vez, mas somando pontos em todos os jogos.
Que a minha fé seja maior que o meu cansaço. Que os meus problemas sejam menores que minhas forças. Que os dias ruins sejam levados pelos dias bons e cheios de gratidão.
Os detalhes, por menores que sejam são os que fazem a diferença, no olhar, na alma, no meu coração.
Flávia Abib
A culpa pode ser, às vezes, mais poderosa do que pensamos. Meus pecados são menores que os dele, mas também pesam sobre mim.