Menor
Um passo, por menor que seja, são quilômetros de evolução na vida de quem ficou por muitos anos estagnado.
Quanto menor a necessidade de aprovação dos outros, maior a liberdade para não seguir protocolos sociais e padrões estabelecidos pela maioria. Isso contribui significativamente para o aumento da autoestima.
Quanto mais você lê e escreve, menor são suas chances de cometer erros… graças aos conhecimentos construtivos adquiridos.
Quanto menos você lê e escreve, mais você se torna ordinário.
Ney Paula B.
GROSSERIA NÃO É FRANQUEZA
À franqueza destrambelhada, que julga e condena sem o menor jeito - e por isso fere a tudo e todos -, prefiro aquela falsidade criteriosa, desgrudada e sutil.
É que o franco destrambelhado não tem ética; noção de hora, contexto e lugar. Além do mais, é franco apenas com os outros. Consigo próprio é falso, ao fazer apologia de sua maior virtude, a franqueza - que no fundo é seu maior defeito - e se orgulhar dos constrangimentos que gera em derredor.
Quanto ao falso criterioso, este pelo menos age de modo a não melindrar o próximo. Só o distante, que não tem como ser melindrado, justo por estar distante. Ter critério não lhe permite ser inconveniente, além de forçá-lo a ser bem educado; cuidadoso com gestos e palavras; discreto com tudo e todos sobre o que sente por esta ou aquela pessoa, pois sabe das saias justas que poderia sofrer por causa das línguas-de-trapo que o rodeiam, inclusive as dos francos destrambelhados, invariavelmente a postos e atentos.
Ao contrário do franco em questão, o falso criterioso - profundo conhecedor da própria falsidade - só é falso com os outros. Consigo mesmo é franco, pois reconhece que não saberia ser claro, direto e contundente sem se tornar um franco destrambelhado... Seu antônimo natural.
Em outras palavras, qualquer extremo é inconveniente; muitas vezes perigoso. Se acho que a falsidade sempre será uma praga, também não me deixo iludir por por aqueles que vivem armados de grosseria, intransigência e suas velhas certezas fora de validade, há muito mofadas, em nome da franqueza.
Eis a minha franqueza. Talvez, para muitos, com ares de falsidade, porque não a imponho. É que se trata de uma franqueza que tenta ser criteriosa e sutil.
Um menor oportuno as escuras será traição de ambos, chorar uma traição confronta o ego porém o caráter elevar em bons princípios.
Escolha a linha (ou curso de ação) de menor expectativa. Tente se colocar no lugar do inimigo e pense na linha de ação menos provável a ser prevista ou evitada.
Um idoso impossibilitado de andar pode andar perfeitamente nos caminhos de Deus sem o menor dos obstáculos espirituais.
Guarde os seus pés de grandes tropeços, dando um passo menor do que a pressa para realizar aquilo que pode ser feito com inteligência, domínio próprio e paciência.
Por menor que seja a doação do próximo no exercício do bem, devemos imitá-lo para que experimentemos uma felicidade duradoura.
Por menor que seja a sua fé ainda resta uma grande esperança para conduzir a sua alma acima das suas expectativas.
Armadilha mortal é seguir os caminhos dos homens maus, perante os quais não existe o menor temor a Deus.
Ponha Provérbios na marcha de sua vida, mesmo na menor velocidade de leitura, porque há verbos, ações, conselhos, sentimentos agradáveis e recompensas para quando achar que pode correr atrás do prejuízo.
Quanto maior a ignorância maior o sofrimento; logo, conhecer a menor solução para se tornar feliz é abraçar a porta para a saúde e o bem-estar.
Quanto mais a gente ler a Bíblia menor fica o mundo das letras dos homens que precisam crescer à medida da estatura e varonilidade de Cristo.
O menor dos prisioneiros e o maior crime praticado contra o próximo, poderá ser absolvido pela fé e obediência à Palavra de Deus e, ainda celebrar na penitenciária, a sua salvação em Jesus.