Menina Tímida
Claro como dia
O sol é uma linda estrela
Dia inteiro de olho nas nuvens
Menina de olhos claro
Venha me ter, por inteiro.
AMOR & ESPERANÇA
Ao passar pela frente de um hospital uma menina chamada Esperança, cuja idade era infinita, viu um senhor caído no chão e percebeu uma espécie de ferida em seu peito, voltado levemente para o lado esquerdo, que o senhor tentava ocultar colocando a mão sobre o local, mas ainda assim percebia-se o sangramento. Então a menina, sem saber que se tratava de Oviv Roma, um cidadão local notório por saber explicar de tudo que lhe era perguntado. Da ciência à religião; do outono ao inverno; do próximo ao distante; dos planetas aos sóis.
Esperança logo ia correndo atrás de um médico no interior do hospital quando o senhor ainda achou forças para impedi-la pelos braços, dizendo: “Não preciso de um médico, acabei de sair de um e estou muito bem. Preciso sim de um favor, algo que me agrade nesse momento... Algo que eu sinta prazer em fazer...”. Nesse momento, um andarilho que passava ouviu o comentário e retrucou: “Ora doutor, não há melhor que uma boa pergunta não é mesmo?”. Oviv Roma concordou com a cabeça, soltando um brando sorriso pelos cantos da boca, e o andarilho seguiu adiante. A menina então disse ter sim uma pergunta que ainda não havia sido respondida satisfatoriamente desde que se lembrava como viva. E fez o questionamento: “Tudo bem, se o senhor diz precisar apenas disso... Então eu gostaria que me explicasse o que é o amor”. O homem tomou fôlego por certo tempo, como que se preparando para uma espécie de último depoimento sobre algo e para alguém. Antes de começar a falar retirou do bolso um pequeno urso em forma de coração e de cor lilás, dizendo: “Segure isto, pois vai lhe ajudar a entender de vez o significado do termo amor. Enquanto eu falar, por favor, não interrompa com outras perguntas ou comentários, apenas confie em mim e tenha fé...”. E começou, pois, a reflexão:
.........................................................................
“Avistá-la numa janela e seguir com aquela imagem pelo resto da vida;
Sentir o coração pular e a mão tremer ao som de sua voz a ponto de correr do quarto ao corredor e se esconder atrás do vidro só para ouvir, e sentir, mais de perto;
Ouvir o portão abrir a 50 metros de distância e saber quem o abre;
Ler 2002 livros sobre o assunto “Como conquistar alguém” para não errar na hora de pedir “Poderia colocar um pouco de Pepsi para mim também?”;
Fingir dores na perna engessada somente para sentir o prazer do toque dela em sua pele;
Alugar 3 filmes românticos por dia para passar o tempo imaginando o seu possível futuro;
Ir com toda a calma possível na conquista dessa pessoa para evitar assustá-la, tanta calma que até tira a calma dela mesma;
Contar com um apoio fundamental no momento em que você sofre uma grande derrota: não passar naquela prova para a qual estava estudando há 3 anos;
Receber dela o presente que, num relance, eu comentei ser algo que gostaria muito de comprar;
Viajar e dormir com ela pela primeira vez: a melhor sensação que um jovem poderia ter;
Voltar de viagem, brigar, discutir, mas sempre voltar a se amar;
Sempre ter vontade de parar o que se está fazendo na hora para ir vê-la;
Passar por mortes e ter essa pessoa ao seu lado, conformando e acomodando a dor e o remorso;
Entrar para a faculdade que tanto sonhou e causar orgulho na mulher que ama;
Ser motivo de euforia até mesmo para a própria família dela – e quem dizia que sogras não eram boas...
Passar longos meses, longas viagens, longas histórias com ela;
Foi um prazer impagável;
Mas com o tempo vem o fim.
Acabam-se as férias e os atos, mas ficam as lembranças!
E aqui sempre ficarão recordações daquilo que brilhou, me iluminou e ainda sobrevive.
Daquilo que é vívido permanentemente.
Que é como a brisa: suave, mas dá pra sentir.
Daquilo que ultrapassa o limite material.
Daquilo que é transcendental...
.......................................................................................................................
Nesse ponto Oviv Roma começou a tossir como se agüentasse mais sugar fôlego para poder falar. Foi perdendo mais o fôlego e logo em seguida parou de falar deixando cair a mão com que tapava seu peito para esconder um cicatriz que sangrava. Esperança correu dentro do hospital, voltando com um médico, que ao avistar Oviv Roma caído e, nesse momento, já falecido no chão, exclamou:
“- Meu Deus! Esse é o homem que saiu do quarto de recuperação sem minha autorização”.
“- Sala de recuperação?” – retrucou Esperança.
“- Sim. Ele acabou de doar seu pulmão esquerdo para uma paciente que estava em coma após um acidente”.
Pensando por algum tempo, Esperança disse ao doutor:
“- Ele fez um grande discurso para mim, mas antes de começar deixou esse coração de pelúcia lilás”.
“- Ué! Isso é da paciente que recebeu o órgão!” – comentou o médico.
Então Esperança entregou o objeto e pediu para o doutor devolver à paciente. E saiu dali com sua resposta à pergunta inicial: o que é o amor?
(Helton Bezerra – 24/04/09)
Esse texto é pra você. É pra você porque essa menina falante sua presença consegue deixar muda, é pra você porque meu único refúgio é escrever, escrever, diluir em palavras tudo que me bagunça por dentro. Tenho medo de te encarar, medo de te ouvir, medo porque você é tão doce que te olhar amargo assim me dói, dói como nunca pensei que doeria. Aí eu fico muda, eu tento rir na sua frente, tento fazer com que você me note, insisto pra você esquecer minhas bobagens, porque é isso que eu sou uma boba que só faz besteiras perto de quem ama. Eu te amo tanto, e eu sei que eu te amo porque eu não consigo ser coerente com quem gosto, eu tento, analiso, mas só consigo forçar correção, eu erro, erro, machuco mas pode ter certeza que quem sai mais machucada sou eu. E é assim que eu to: machucada, rindo por fora e gritando por dentro, escutando músicas alegres pra confundir a ópera dramática que canta nos meus ouvidos. A gente é tão parecido por isso que eu respeito tanto seu distanciamento, porque eu não quero te invadir, porque eu sei que não adianta mais eu dizer que nunca quis te machucar porque isso não vai mudar a dor que já se instalou. Eu não sei onde isso vai parar, não sei se algum dia você vai me olhar e querer rir comigo de uma besteira qualquer, mas a única coisa que eu queria e te peço se for mesmo o fim, se você realmente não quiser pensar em mim como alguém que vai está ao seu lado no futuro, lembra de mim de vez em quando, mas lembra das coisas boas, das nossas risadas exageradas, dos nossos códigos infantis, lembra de mim como alguém que daria a vida por um sorriso teu, se algum dia mesmo longe um do outro eu saber que é dos nossos melhores momentos que você mais lembra eu vou sentir lá no fundo que pelo menos por algum tempo a gente valeu a pena.
Cheia de manias
Toda dengosa
Menina bonita
Sabe que é gostosa
Com esse seu jeito
Faz o que quer de mim
Domina o meu coração
Eu fico sem saber o que fazer
Quero te deixar
Você não quer
A menina e o Chico
Menina bonita vestida.
De roupa de caçuá.
Mirando o rio que desce,
Chegando onde deve chega.
O tempo já não falta.
A pressa já se acaba.
E; deixa no velho Chico,
a lagrima que ficou.
De retorno as naturezas,
As águas se fazem iguais.
De tanto chorar o Sertão,
agora elas molham bem mais.
Marcos fereS
Mas nem esse mundo tão grande continha essa menina
Ela era grande demais para caber nele
Só tua alma ocupava metade da terra
E o resto de seu corpo ocupava a área tropical
E seu coração era do tamanho do universo
É de você chegar perto
E sentir sua energia e afeto
Ela era assim
E se sentia livre.
Não perca essa menina
Que carrega nos lábios de flor
No peito ainda inocente
Que não descobriu o amor
Medo?
Eu tenho poucos.
Tipo da menina do exorcista, de faca, de saci, de morto, de fantasma , de altura, de não ser o que sou hoje.
Pois sou o que eu deveria ser.
Feliz, chato, bravo, sonhador, amigo, pai, neto, sobrinho e irmão.
Sou também amigo daqueles que me oferecem sinceridade.
Sou pobre na parte financeira ou classificado como classe "C".
Digo o que penso.
Vivo cada dia pensando no que posso ser.
Vivo sendo o que sou em plenitude.
Fui adulto quando podia ser criança.
Sou criança agora e desejaria não ser adulto nesse momento.
Me encanta em uma mulher é o seu sorriso de criança, o brilho dos seus olhos, seu rosto de menina. Gosto daquelas não produzidas, tem quer ser original, usar calça jeans, camiseta rasgada, brincar descalça, correr na chuva.
Lindo mesmo é mulher sem pinturas, cabelos molhados, olhar de sapeca, sorriso fácil, que fala baixinho e adora beijinhos.
Gosto daquelas que nasceram estrelas e sabem brilhar, cantam, dançam,espalham ternura, choram, abraçam, mesmo com dor, espalham amor.
Mas para mim a mulher ideal é aquela que lê ou escreve um poema com uma lágrima nos olhos no final!
Sergio Fornasari
Você é uma menina romântica, carinhosa, sonhadora, e infelizmente escolheu as pessoas erradas. SIM ERRADAS porque se fosse a certa estaria ao seu lado. Mas agora você não quer mais sofrer e nem se machucar então você simplesmente não acredita mais, não quer se envolver, quer conhecer novas pessoas, curtir, viver... Mas sabe, isso vai te levar a duas coisas:
1° Você vai viver ai, curtindo, conhecendo pessoas, saindo e isso no começo é uma maravilha, você se sente libertada, feliz, querida, desejada... Mas isso passa, e não importa O QUE VOCÊ FAÇA no fundo você é aquela menina sonhadora e carinhosa e por optar por tentar ser algo que você não é, você vai simplesmente no final se machucar e sofrer, porque o tempo passa e não tem como voltar e você vai ver como foi ridículo querer ser algo que não é você só porque as pessoas falaram que era o certo... Não importa você pode falar o que quiser, se vestir como quiser mas a sua essência é a mesma e deixando de acreditar no amor, de dar uma chance você só está deixando de ser você e isso é triste, mas você não entende agora, mais um dia esse seu lado vai te cobrar e acredite ISSO VAI DOER...
2° Por ser assim você só vai atrair pessoas ruins, que vivem de momento ou querem apenas fazer exatamente o que você esta fazendo... Pessoas assim são vazias, podem ser lindas como um mar mas serão rasas como uma poça d'água e alem de atrair pessoas que é justamente o contrario de você, você vai perder pessoas que pensam como você, que acreditam, que querem viver aquele amor que todo mundo conta que existe, que tem livros, poesias e filmes que são contados ao som de uma boa musica.
Infelizmente é isso, como você disse eu sou tudo que você QUERIA mas hoje isso não importa mais, pra que voltar a ser a Mery especial, voltar a dar uma chance de ser realmente feliz... Pq a felicidade só existe quando você faz diferença na vida de outra pessoa, e não se engane conhecendo pessoas e vivendo, você não vai ser FELIZ você vai ter doses de felicidade que do jeito que vem vai e o que sobra? apenas a sombra daquela menina que um dia acreditou no amor...
Quem sou eu pra julgar? o cara que como você tentou ser o que não é, tentou viver aonde não é feliz e conheceu pessoas MUITAS rasas que não pode nem se da um mergulho de uma semana porque o que elas me ofereciam era apenas horas de prazer...
Por isso doí, porque a estrada que você procura é exatamente a estrada que eu estou voltando... e Sinceramente? lá você só ira se perder
ou perder tudo aquilo que eu tanto dou valor...
corrigir
Ouve um tempo em que eu era uma pessoa que queria ter amigos,hoje sou uma menina que foi feita de idiota,jogada fora,boba ,feita de doces ilusões ,em meio das multidões,me encontrei,Agora Sei. Que nao me mudo por nada e por ninguem ..
Eu sou assim: meio menina, meio mulher...meio torta, desajeitada. Mas sabe, me dou bem comigo, me gosto assim.
A arte de declamar, a arte de recitar que embalava os doces devaneios de uma menina, não esmaecera com o tempo, apenas adormecera em profundo sono, num tempo rude que suga a vida e que dela rouba a alma. Não pudera o tempo ido desencantar-lhe, nem as mazelas lhe findaram o que tinha no íntimo. Na insustentável sofreguidão do ser, busca incansável a sua maneira de ser, a sua maneira de estar no mundo, em consonância com sua essência.
Lembra-me com saudade, subir ao palco e cheia de graça e uma incontida emoção, desfilando em versos a mais pura forma de homenagear, que fazia inundar de lágrimas os olhos daqueles que viam naquela arte, a mais pura forma de demonstrar amor.
E a menina cresceu e lá se vão muitos anos passados. Não mais subiu em palcos e nem sequer mais recitou, mas lá estava ainda adormecido o gosto bom de gostar, de ver estampado em versos, na expressão da poesia, as inquietudes, anseios, amores, paixões, alegrias e tristezas do ser.
Quanto mudou o mundo, quanto as pessoas se distanciaram, quanta modernidade. O mundo que era real destoa da realidade. Não mais se encantam com a poesia, quanto outrora, com a mesma fidelidade de sentir a intensidade dos sentimentos. Mas a menina de outrora ainda se emociona ao ver que ainda sobraram aqueles que não sucumbiram ao tempo. Ainda se emociona quando no mundo virtual ou real, depara-se com as poesias que povoaram a sua alma e sua mente na infância.
Ela é uma menina repleta de sonhos, mas como todos, ela possui um sonho especial. E o seu maior sonho é morar em um céu que ela não consegue enxergar, nem imaginar. Contudo, Ela vive com a esperança de um dia contemplar, não o seu novo lar ou o espetáculo de criações, mas a beleza do Seu Criador
Juliana.
Menina linda
Minha linda menina
Amor de criança
Que nos meus
tempos de menino
Fez conhecer
A luz do Divino amor
Amor que ensinou
O quanto a vida
Pode ser bacana
Às vezes a vida engana
e chega a parecer triste
pra mais tarde a gente ver
A Luz que da Luz emana
Luz que vem de Juliana
Só quem te conhece pra saber
O quanto é bom viver
E poder ver
O sorriso que sempre sorriste
Quando me via chegar
Meu coração leviano
também bate
Por Lavínia e Alessandra,
Ana Júlia e Beatriz
Outros poemas já fiz
Por Marina ou Mariana
Outros sorrisos eu dei
Por Giulia e Nathaly
Por Simone ou por Luana
Por Larissa ou por Andressa
Por Aline e por Vanessa
Por Alice e Maria, Laurinha ou Giovana
Meu coração se arrepia de lembrar
do momento solene
Do dia que conheci Shirlene
e toda menina que mereça
Permanecer assim, na cabeça
Assim como sempre penso
Em Ana Paula ou em Verônica
Manuela, Isabella, Mirella ou Carlinha
Por Patrícia, Menina bobinha
E por Sandra, Menina malandra
Amor que no peito fica
Quando lembra da Vivica
Porém, hoje eu escrevi
Um poema pra dizer
Que meu coração
desde sempre
Bateu contente
por você
E é claro que a gente precisa
Lembrar da Maria Luiza
Mas...você não é mais uma
Você é única e divina
Você é e sempre foi
Minha linda menina
Hoje eu mando este simples poema
Qual se fosse uma oração
Que eu oraria uma semana
Cantaria esta canção
pra você
E somente pra você
Juliana.
Oi menina, estou aqui mais uma vez pra te perguntar:
cadê o sinal de fumaça? está ficando tarde, menina...
Será que vc se perdeu no caminho?
Será que não sabe ou não quer encontrar o caminho de volta?O brilho está se esvaindo...
O nosso mundo está escurecendo