Memória
Não há como apagar a memória da história, alguém pode até ignora-la, mas ela nunca deixará de existir.
A meditação é importante para a memória porque regula o sistema endócrino, e, principalmente, a produção do hormônio 'cortisol'.
O cortisol é um hormônio produzido pelo corpo em resposta a situações de estresse. Quando liberado em doses excessivas no sangue - o que acontece na grande maioria das pessoas hoje em dia - diminui a memória de três maneiras: primeiro ele consome a glicose do sangue e essa constitui o principal alimento das células cerebrais. Assim, quando liberado em quantidade maior que a ideal, ele mata, aos poucos, células cerebrais por inanição.
Em segundo lugar, o cortisol é uma substância corrosiva e se em grande quantidade, consome e sacrifica as ramificações dos neurônios e, em seguida, o próprio neurônio. Sua abundância por tempo continuado no sangue, provoca a morte de bilhões de células cerebrais, que farão falta a quem deseja usufruir por toda a vida de uma inteligência, raciocínio, atenção e memória saudáveis.
Por último, a produção excessiva de cortisol interfere na função dos neurotransmissores, fazendo com que memórias não possam mais ser acessadas pela conexão insuficiente entre neurônios.
O cortisol tem sido a principal causa de perda da memória que, por comodidade, costumamos creditar à idade.
A meditação, ao reordenar o sistema endócrino, reequilibra quimicamente o funcionamento do cérebro e promove a melhora da memória e de todas as funções cognitivas como clareza de raciocínio, atenção e aprendizado
Só se esquece todo um passado se estiver uma perca de memória,pois o passado faz parte e é a história de uma vida.
ENLUTADO
Enlutado. Pela morte da memória, pela morte das lembranças que hoje sepulto sem saudades. A morte da tolice, a morte da maldade, a morte do engano e da vaidade, hoje sepulto o mistério, a magia, a idolatria, o feitiço, hoje sepulto a traição e a desonestidade. Sepultamento sem morte, sem dor, sem lágrima, sem sangue, mas com muita sinceridade. Sepulto o fracasso e o fracassado, sepulto a incapacidade, a tristeza a vergonha a imoralidade. Sepultamento sem túmulo, sem flores, no chão duro, no monturo, no chão seco sem qualquer vitalidade, sepulto no pântano, na lama fria e suja, no lugar mais desprezado. Para ser esquecido, desfragmentado, deletado, apagado. Hoje sepulto "O PASSADO".
27 DE FEVEREIRO
Uma data para guardar na memória e eternizar no coração. Tudo começou com um simples gesto. Foi através de um verso escrito em um papel de carta e um batom que iniciou algo que eu nunca imaginaria que pudesse se tornar inesquecível. Achei que não fosse durar tanto, pensava eu, que seria apenas uma aventura, mas não, tornou-se algo enorme, emocionante. Cada dia que passava o meu coração acelerava mais, a minha barriga doía, meu corpo tremia, eu suava frio. O que parecia ser um rápido romance tornou-se algo grandioso. Foram momentos únicos, marcantes, especiais, surpreendentes. Era algo intenso, avassalador. Quando estávamos juntos parecia um sonho, meu coração saltitava de alegria, meus olhos enchiam de lágrimas, lágrimas estas, de felicidade, pois nunca tinha vivido algo assim, era uma amor sem fim. Estar ao lado dela me fazia o homem mais feliz do mundo, parecia que eu estava no paraíso.
Ah, se eu pudesse novamente reviver todos os momentos mágicos e encantadores. Ah, se eu pudesse ser amado como fui no início. Ah, se eu pudesse ouvir o teu suspirar, se eu pudesse sentir o teu cheiro, a maciez e o calor do teu corpo. Como eu queira que você me abraçasse daquele jeito que só você sabe, como eu queria aqueles beijos doces que só você sabe dar.
Lembro-me de cada instante, de cada segundo que passamos juntos um do outro. Obrigado por tudo o que vivemos, obrigado por ter deixado eu fazer parte da tua vida, por ter me deixado chegar onde muitos queriam ter chegado, mas não tiveram a oportunidade que eu tive.
27 de fevereiro, uma data para ficar guardada na memória e eternizada no coração!
Se acaso encontrar quem eu fui, em alguma memória sua, por aí, me abrace, com braços de saudade, pois no presente não sou mais quem espera tal afeto.
A memória degusta o aroma de café junto ao sorriso musical embrulha a brisa do jardim perfumado nas orquídeas saltitantes pela eterna saudade da sua mãe de amor. Orquídeas, falam sim!
Em momentos de baixa energia, traga para a memória a sensação de já ter conseguido o resultado esperado, isso lhe trará uma dose de ânimo e força pra prosseguir.
Reflita...
A intensidade da memoria é apenas uma questão de perspectiva, depende de qual lado da história você esta.
Não tenho dedos para contar quantas vezes eu me apaixonei na minha vida;
Mas tenho memória de elefante para recordar quem realmente foi verdadeira comigo;
Tenho memória curtíssima para ressentimentos!
Duram no máximo algumas horas
e vou logo em busca de algo que me faça bem,
que me inspire e alegre meu existir.
Cika Parolin
Cada vez q você se concentra há ler ou escrever boas reflexões,você exercita memória e ao mesmo tempo se desliga do mundo lá fora.
“Recordações”
Acende em minha memória...a velha roda d'agua girando, aquela luz quase apagando e o velho balanço que ainda pende, naquela àrvore frondosa em frente ao alpendre. Uma menina magra e traquina correndo pelos campos entre flores pequeninas e seu canto.Só não me recordo de tristezas , nem de prantos, que agora dos meus olhos sinto escorrer, de saudades das tardes de verão e de seu encanto.
“Nada se apaga uma história vivida, ela fica escondida no fundo da memória, um dia será lembrada, com alegria ou com tristeza.... mas será lembrada”
Os planos que nada vão resolver são aqueles que ficam guardados na memória, anotados no papel ou trancados na imaginação.