Memória
Noite pra ficar
Na voz
Sempre pra lembrar
De nós
Pôr do sol em Salvador
Clareando amanhãs
Noutro lugar
Tudo o que nasce morre
Apagam-se da minha mente memórias.
O caminho sinuoso à minha frente vai deixando o presente para trás.
Na dor do momento tudo o que nasce... morre.
Uma lágrima corre.
Enquanto uma onda vem... outra vai.
Abismo profundo onde toda esperança cai.
Equilibro-me no fio da vida.
Sei por onde entrei...
Não me dizem onde e quando vou encontrar a saída.
Sigo o caminho sinuoso aos meus pés.
Era... agora já mais é.
E fim.
Se você foi amado, se deu aos outros felicidade ou esperança, inevitavelmente haverá alguém, no dia de sua morte, para fechar seus olhos. Alguém para reunir seus amigos, organizar uma vigília e se cercar de suas melhores lembranças.
O que há de mais maravilhoso em minha avó, entre tantas coisas maravilhosas, é que tudo é sempre igual.
O que são segredos, senão coisas que queremos esquecer? Então, por que manteríamos contato com outras pessoas que se lembram deles?
Sou renovado quando posso trilhar por certos caminhos, em diversos tipos de lugares, principalmente, entre árvores frondosas, ar puro, águas poderosas, recebido gentilmente por uma natureza pulsante, da fauna à flora, sentindo uma satisfação temporária, porém, significante, revivida ao ser lembrada, um presente do passado na memória, graças a Deus e a sua bondade farta, assim, agradeço e fico sempre na espera da próxima e de que cada uma seja felizmente memorável da sua forma.
Sempre!
O maior equívoco de todos é sentir-se abandonado por aquilo que sequer é seu ou, em algum momento, supostamente foi seu. Ah! Mas naquele exato momento, foi… Como pode dizer que não? A sensação é a mistura do abandono, com quero mais, quero que seja para sempre, mas o para sempre foi pouco. Foi um sempre curto demais para ser considerado um para sempre! Mas, como mensurar o que é para sempre? Um minuto? Uma hora? Uma vida? Um momento?
Eu acredito em momentos únicos que duram para sempre! E posso dizer que aquele “sempre” foi mágico e será pra sempre lembrado, retirando um sorriso de canto de boca. Aquele para sempre que, no seu íntimo, quando está cá com seus botões, chega a rir alto e até balançar a cabeça, pensando: “Sério que eu fiz isso?”... Lembra do ditado que diz: Melhor se arrepender do que fez, do que se arrepender do que não fez… Só uma ressalva, aqui, o arrependimento não entra, mas… Podemos dizer que a vontade de manter as boas lembranças vívidas na memória tirando sorrisos bobos é mais que vantajosa.
Não me lembro o ano, o que pouco importa, diante do acontecido… Mas foi um desses momento para sempre! Estava numa competição de dança, dessas que os doidos ficam o dia todo ensaiando, suando, conhecendo novas pessoas e a noite o espetáculo está formado. Diversas pessoas, de diversas etnias, com coreografias das mais variadas… Um grupo distinto, com vários bailarinos, lindos.. (Bailarino tem um corpo maravilhoso, diga-se de passagem)... Se destacaram perante ao corpo de baile feminino que ali estavam aguardando sua vez… Onde eu estava no meio desse alvoroço? Concentrada no que fui fazer, uma boa apresentação. Eis que saio do palco, após uma apresentação nas pontas e depois retornaria na meia ponta, mas os pés estavam cansados… Parada, num canto da sala de espelhos, numa barra, alongando os pés… Concentrada no que teria que fazer em seguida…
Então, sem aviso prévio… Sem dar qualquer sinal para aqueles “deuses”, ele surge como um anjo… Literalmente! Loiro, meio bronzeado, cabelos cacheados, um par de olhos azuis e um sorriso de iluminar qualquer recinto… Simplesmente se ajoelha na minha frente e pergunta: Quer que massageie seus pés? Impossível uma adolescente, uma jovem guria… Responder mais que um aceno de cabeça concordando com aquele inusitado momento. Esse momento é eterno e ainda retira sorrisos e, é uma lembrança que ficará para sempre! Lembrança, sem whatsApp, sem redes sociais, sem qualquer meio de comunicação rápido e fácil como hoje! Mas o momento para sempre ainda existe!
Como não acreditar que existe um para sempre, ao mesmo tempo que esse sempre é aquilo que deixa lembranças maravilhosas? Esse foi um momento, mas tenho vários parecidos com esse…
Necessário viver plenamente aquilo que se tem vontade, viver com intensidade e sem esperar um retorno certo e absoluto.Viva o agora, o tempo presente, e caso, ele se torne rotina aproveite mais ainda, pois, de fato encontrou o seu para sempre sem data de validade.
Claro que o assunto não é sobre jogos, e situações que muitos criam com intenções disfarçadas… Hoje em dia encontrar alguém que tenha suas reais intenções de forma clara, é bem mais difícil e não é porque você não é ideal, apenas que a própria pessoa, de forma juvenil, ainda acredita que esse é o melhor caminho. Mas, se existe uma única chance de criar uma memória, receber uma percepção, viver um momento entregue e inteiro… Ah, por favor se arrisque! Como diz o outro ditado: Se estiver com medo, vá com medo mesmo!...
Mas ainda precisa ser feito um alerta: Como conhecer pessoas hoje, pessoalmente, vem por meio de comunicações virtuais, por favor, avalie os riscos físicos, legais e todo esse lado. Se for algo de verdade, confiável.. então, se joga… Sem expectativas de um para sempre equivocado, mas viva o sempre que lhe foi dado e que seja eterno enquanto dure, e que dure até estarem saciados e rindo à toda pela vida! Afinal… Nunca saberemos quando será nosso último para sempre!
Ana Cláudia Oliver
31/03/2024
MEMÓRIAS
As memórias realmente são recriadas e com isto os afetos e as emoções. Algo que nos fez chorar ontem pode nos fazer sorrir hoje. Ou algo que foi indiferente ontem pode nos fazer chorar hoje, pois somente agora posso compreender a complexidade daquele fato. Há marcas que carregamos e o processo de ressignificar a memória e a sensação corporal é um desafio. Mas, isso é possível com escuta, acolhimento e alteridade. A atualização da memória e a conscientização dos fatos são processos corporais mediados por novas sensações e emoções.
As despedidas arrancam pedaços da nossa alma, deixando um vazio que ecoa com a ressonância do que foi e já não é mais. Não estávamos prontos para essa separação, para esse adeus que chegou sem avisar e sem permissão, levando consigo um pedaço de nós que talvez nunca mais será recuperado. Cada momento que passamos juntos agora se transforma em memória, um tesouro precioso e doloroso, enquanto tentamos aprender a caminhar nesse novo mundo, um mundo um pouco mais vazio sem a sua presença.
Ao meu querido pai 💜: “As pessoas só morrem se nós as esquecemos. Enquanto estiverem vivas na nossa memória, serão imortais”.
Eu trato bem o Lápis..
Ele é meu amigo.
Eu trato bem o "Lápis..."
Ele é meu parceiro...
Democrático, discreto, bruto, Inteligente e as vezes até burro, cabe em um bolso, eguarda todas as palavras e desenhos do mundo !
Viajar é uma experiência incrível, entrar em contato com pessoas e culturas distintas, desbravar novas paisagens e conhecer novos lugares é expandir os horizontes, ampliar a visão de mundo, aprender de dentro para fora e de fora para dentro a cada troca de conhecimentos, experiências e sentimentos. É colecionar lembranças, é "escrever" memórias no livro da vida, as quais poderá reler e revivê-las, em suas memórias, quando e onde quiser.
Nos traços da missão da sua luta,
Dirige-se ao prélio o legionário;
Definem da coragem o seu erário
Suas linhas com face resoluta.
E galopa veloz cortando o Tempo,
Do dever sua lança o império vibra:
Densas formas desenham sua fibra,
Que os mares da batalha vai rompendo.
Com o fatal findar da resistência,
Desmonta-se o lanceiro em seu declínio
Nos seus rumos desfeitos de existência.
Em esboços se prostra o paladino:
Ei-la, cavalaria de imponência,
Quebrantada em areias do Destino.
Desvendo, introvertida e tão dolente,
Com o verso, que acorda e nada oculta,
A rosa cuja espada vil se sente
No arrebol das paixões da vida adulta.
Aos grilhões do encanto me condeno
A cultuar, honrado, suas formas,
Admirando da lâmina o veneno
E queimando na dor de suas normas.
Ainda que aflições tenha por lemas,
Manifesta-se a rosa com estima,
Que dos versos se adorna nos dilemas.
Se no segredo o amor rasga e se firma,
Deixe o mundo que fervam os poemas,
De onde revela o mal a triste rima!
Seja uma grande fortaleza nesse mar de tentações, direcione os olhares ao único objetivo
“ sobreviver“.