Memória

Cerca de 4158 frases e pensamentos: Memória

⁠No final de tudo, o tempo se desfaz,
As estrelas se apagam, a noite enfim se faz.
Mas na memória, nossos momentos viverão,
Como fagulhas de luz.

Inserida por RennanAoli

⁠O ontem já é passado
ficou na memória
Uma lembrança
O amanhã é incerto
Decerto
Nosso momento é o hoje
Agora
E amanhã será história

⁠⁠O tempo e o sentido das coisas.

Na obra de Dalí (A persistência da memória), nos deparamos com vários relógios retorcidos, quando buscamos a essência artística ali presente, entendemos que ele fala da necessidade do homem em controlar o tempo.

Por vezes, ao olhar para o espelho percebo que tudo é liquido e nada muda, apenas vem aquela sensação do "mais um dia".

Cansados do trabalhos e das pessoas, buscamos refúgio num espaço que destoa a realidade e imortaliza a nossa aparência no auge que gostaríamos de eternizar.

O capitalismo é hostil, trabalha a mente do indivíduo a ponto de fazer com que abra mão dos próprios propósitos de vida, oferece a eles a sensação de segurança e status social momentâneo, mas como disse lá em cima, é tudo líquido.

Abrir mão de propósitos e pessoas, corrobora para o senso consumista e imagético com aquela necessidade desenfreada de auto aprovação, validada por pessoas do outro lado da tela de um smartphone.

As lembranças se perdem num único clique, junto de sensações que evaporam ao simples trocar de aba.

Na vida tudo é transitivo, líquido... mesmo iluminado por essa ideia, faço-me consciente e sinto tudo evaporando dentro de mim, como a saudade, o amor, a admiração e por incrível que pareça, as mágoas.

Num mundo fetichista, o capital ostenta os sentidos e se esses sentidos da vida precisam de capital para serem sustentados, o que ganhamos é o arrependimento de abrir mão de mãos quentes e acalanto, por contatos artificiais que se preocupam com uma foto ao invés de um ser humano, amores se resumem a momentos físicos e a atenção ao que você pode proporcionar de engajamento nas redes.

E no fim, toca o despertador no dia seguinte, o mesmo ciclo, a mesma bajulação, as mesmas cobranças e o mesmo cansaço. Cansaço de tudo e todos. Esquecemos que para o sistema ninguém é insubstituível, mas entre as pessoas, somos o que construímos, os sentimentos podem até evaporar, mas num ciclo natural, formam-se as nuvens e chovem novamente. Eis aí a essência do tempo.

Independente de atmosférico ou cronológico, cabe a interrogação sobre o que fizemos com ele, quanto desperdiçamos, aprendemos e deixamos evaporar em busca de auto afirmação e constituimos, amizades artificiais, imagens deturpadas de si mesmo em prol de conquistar a tal amizade, o sentimento intrínseco de vazio e o arrependimento de derramar lágrimas de outras pessoas em busca da tal modernidade liquida.

No fundo sabemos, que no hoje tudo flui, amanhã as gerações mudam e aquele que hoje se fez um personagem "social", amanhã se torna um velho aos olhos da nova geração, careca, gordo, banguela e por fim, solitário.

O esforço e o cansaço constituído pela auto afirmação do sistema, te trará rugas e decepção, pois na vida, somos o que oferecemos aos outros, no capitalismo a bajulação aparece pela manutenção da posição e na vida pelo conforto oferecido.

Com o passar dos dias esquecemos das outras pessoas, mudam-se as prioridades é uma lei orgânica, diria. Mas efetivamente, o que difere as pessoas das coisas é poder que o tempo tem sobre a permanência nesse mundo, o sistema transforma pessoas em objetos e as próprias pessoas objetificam-se. Em miúdos, não trate pessoas pela sua utilidade momentânea, carência e necessidade, o tempo cobra na mesma moeda.

Inserida por RENATOCUSTODIO

⁠Vista chinesa, Paineiras, na memória esculpidos,
Intensidade do amor, na intimidade compartilhados.
Te amo profundamente, minha promessa inquebrantável,
A menos que me expulse, nosso laço, imutável.

Inserida por adolfino_ramos_aquino

⁠Teu cheiro marcante, de ontem à noite, na minha memória permanece, um perfume que me embriaga, que me aquece. Cada vez que fecho os olhos, é como se você estivesse aqui, tão perto que consigo te sentir.

Inserida por Jessicalopesreal

A memória é um sótão atravancado de objetos inúteis, onde tanto desejaríamos encontrar aquelas coisas perdidas que – de tão perdidas – já nem sabemos mais.
O que sejam...

Mario Quintana
Caderno H. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
Inserida por pensador

Eu sei, é claro, que a memória retém tudo sem piedade, e admito minha fraqueza: tem coisas que eu não quero lembrar.

Péter Nádas
A Book of Memories (1986).
Inserida por pensador

A memória não consegue restaurar fielmente os pesados ​​caprichos da embriaguez e se esgota com o esforço.

Pierre Michon
Vidas minúsculas (1984).
Inserida por pensador

As coisas do passado são vertiginosas como o espaço, e seu traço na memória é deficiente como as palavras.

Pierre Michon
Vidas minúsculas (1984).
Inserida por pensador

⁠PAI (ACRÓSTICO)

"Pensativo vou caminhando em passos lentos, a memória da minha mocidade e os doces frutos que colhi, me mantêm vivo... meus erros, e o "se" que não saem da minha cabeça me corroem o peito.

Amores que deixei partir. Sonhos e corações que despedaçaram em minhas mãos, ao toque das minhas escolhas. Memórias confusas, embaladas, tal qual a minha visão agora cansada.

Imagino minha juventude refletida no espelho do passado e as lágrimas desabam com amargura no auto julgamento. Por mais que eu escute " te perdoou ", ainda não me sinto livre para me perdoar e seguir de alma limpa."

Janilma Lins

Inserida por Jlins76

⁠Mãe em meio a um turbilhão de coisas, minha memória descansa no seu amor.

Grata sou a Deus, por escolher você para ser minha mãe.

Uma mulher quevtofos os dias, brilha com a lição "amor" "paciência" e principalmente com a "fé".

As pessoas te amam e te admiram, por ser sempre carinhosa, receptiva, bondosa e dona do sorriso mais lindo que eu já conheci.

Inserida por lecosoulima

⁠UM POEMA INDECISO

Um registro guardado
Nos recantos da memória
Busquei alegrias e lembranças
Tentei reviver minha história.

Um poema de emoção- Talvez!
Pensei sobre a minha idade
Revivi momentos da infância
Onde tudo era felicidade.

Rabisquei versos calmos
Quis usar o meu coração
Falei de saudades
Me enchi de emoção.

Queria falar de lugares
Um pouco de sentimento
O poema cheio de indecisões
Se perdeu com o vento.

Autoria Irá Rodrigues.

Inserida por Irarodrigues

⁠A fotografia é feita para lembrar a memória de algo inesquecível

Inserida por rosemuniz

⁠Às vezes, essa história de "tenho memória curta pra ressentimento", "perdoo com facilidade", "esqueço rapidinho" e outros tipos de amnésia me assustam. Parece que sentir virou crime e essa positividade tóxica vai se alastrando em nossa vida. As pessoas querem pasteurizar as dores e colocar até os sentimentos nessa onda de instantaneidade em que vivemos onde tudo é descartável e dura pouco. Me deixem sentir em paz. Eu não guardo ressentimento pra sempre, não fico remoendo dores eternamente, mas não esqueço rapidinho, não perdoou com facilidade e não tenho memória curta. As minhas dores são intensas, meus sofrimentos são legítimos, minhas decepções são profundas, depois de apanhar eu não ofereço a outra face, se for embora eu não quero de volta e se me trair, seja de que forma for, nada vai voltar a ser como antes. Eu tiro da minha vida, tiro do centro da minha atenção, na hora certa deixo pra lá e mesmo com o coração dilacerado eu sigo minha vida. Não em paz, porque onde há dor não há paz. A vida é perfeita eu sei, o próprio tempo se encarrega de afastar a dor. Agora dizer que eu esqueço é no mínimo um desrespeito com meus sentimentos, só se eu tivesse amnésia e não é o caso. Dizer que esqueci sem ter esquecido seria enganar a mim mesma e eu não ganho nada com isso.
Parem de minimizar a dor dos outros. O luto, o sofrimento faz parte do processo de cura. Se você esquece rapidinho, parabéns pra você, só não esqueça que nem todo mundo é igual.

Inserida por ednafrigato

⁠Assim como um rio carrega consigo os vestígios da terra que percorre, a memória carrega os momentos que moldam nossa jornada.

Inserida por Ketteiteki

⁠Tudo o que vivemos está guardado em nossas memórias, mas quando a memória falhar, como lembraremos de nós? O que somos um para o outro está em nossas almas, então, quando não pudermos mais lembrar sentiremos, pois o sentir é eterno.

Inserida por Rosane32

O som do meu sorriso vai gritar na sua memória.
Nildinha Freitas ⁠

Inserida por NildinhafreitasOfici

⁠A morte enaltece a memória.

Inserida por RubensdaCLopesF

⁠Obrigada por gravar em mim, a memória da felicidade. E quando o mundo me derrubar, vou me lembrar do teu sorriso brilhante, do teu amor imenso e do teu calor que me esquenta, e então vou me lembrar que você me tratou como se eu fosse tudo, então ninguém pode me reduzir a nada.
Espero que lembre-se dê mim com amor, nas suas memórias quero estar mais bonita do que nunca, com o olhar brilhante olhando pra você. Dançando com você até o fim do mundo.

Inserida por NMthinking

⁠Memória: que vigor tem para à dor
Sujeitar-me. Regresso em vão no Tempo
E do que foi - fatal - viro detento,
Do remorso me tendo receptor.

Memória: lutuosa, trepidante;
Mesmo que na masmorra seja presa,
Nas mentes mais calosas, de agudeza,
Às ruínas de agrura é instigante.

De reflexões na vida o império alcança,
Correntes de incertezas já levanta
Do passado infinito a guilhotina.

Assombrada, troveja, cinza, canta
A música da Morte, o vivo encanta:
Em estupor o caos me alucina.

Inserida por lucasftor