Melhores Poemas
É MESMO?
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Não
existe
o
mesmo,
se
não
for
exatamente
o
mesmo.
Respeite autorias. Sempre cite o autor.
CORAÇÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Chega o tempo em que tudo aclama guerra,
temos mesmo que ter as nossas armas,
tudo emperra, se tranca e dificulta
os acessos; os voos; os sentidos...
Mundo e vida se unem contra nós,
nossos laços dão nós e nos comprimem,
nada expõe uma luz; apenas túnel;
sonhos pesam, quimera vira cruz...
mas o tempo - ele mesmo - traz saber,
faz caber a razão em nosso instinto
e desarma os intentos incontidos...
De repente voltamos do combate,
porque temos afeto; coração
que não mata; só bate pra viver...
Respeite autorias. Sempre cite o autor.
SINAL DE ORGULHO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Gosto mais de você do que suponho;
mesmo fria, longínqua, envolta em sombra;
nenhum sonho no espelho de seus olhos
ou reflexo algum do meu olhar...
Tenho mais do que afeto corriqueiro,
apesar de saber que o seu sabor
é amargo; seu cheiro é de vazio;
não existe promessa nesse abismo...
Qualquer dia consigo dar meu gelo
ao seu clima propício para tanto;
meu encanto precisa se quebrar...
Já me canso até mesmo do sorriso
desse aviso do fim de seus instantes;
mas me falta saber gostar de mim...
AS ÁRVORES
Demétrio Sena, Magé- RJ.
Ao ver que a mangueira de meu quintal, mesmo frondosa, verdejante, cheia de vida não dava mangas, meu amigo deu a sugestão infeliz:
- Corte logo essa árvore, seu Demétrio; ela não presta; não dá frutos.
Argumentei sobre a sombra refrescante, a beleza da fronde, o verde que a mangueira ostentava enchendo aquele quintal de vida, poesia e pássaros... mas nada. Meu amigo batia o pé; reforçava o seu argumento: árvore que não dá frutos deve ser cortada.
Se dependesse dele, as florestas seriam devastadas, de modo a só ficarem de pé as poucas árvores que ofereçam frutos próprios para o consumo pelos humanos. Quanto aos animais, morreriam todos. Uns, porque não podem ser comidos; e outros, para serem comidos.
- Não, amigo; não cortarei minha mangueira. Tenho muita estima por ela, e considero frutos sagrados, sua sombra e beleza.
Visivelmente contrariado pelo insucesso de sua sugestão, meu amigo se foi, após uma despedida meio ranhenta.
Considerando sua idade já um tanto avançada, e consequentemente a de sua companheira de muitos e muitos anos, confesso que às vezes me preocupa o que meu amigo possa pensar em fazer com ela, que já não lhe dá filhos... ou frutos...
FLEXIBILIDADE SOCIAL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Tento ser o mesmo indivíduo para todas as pessoas de minhas relações. No entanto, acho que sei dividir o indivíduo, de pessoa para pessoa, obedecendo a critérios como faixa etária, visão de mundo e vida, sensibilidade, afetividade, gênero, confiança e temperamento. Sou reservado com uns, burocrático e formal com outros, expansivo com quem posso, desinibido com tantos outros e até bem desinibido com raros; com aquelas pessoas que se tornaram minha elite afetiva, porque reúnem todas as condições de conviver com quem sou, exatamente, sem exigir escudos ou máscaras. De qualquer modo, jamais me descaracterizo; não abro mão de meus princípios e conceitos. Apenas me permito a utilização de filtros adequados à convivência com diferentes naturezas humanas.
Esta é a minha forma de aceitar e respeitar as pessoas e me fazer aceito e respeitado, sem ser modelado nem modelar. Sem agredir e ser agredido em minhas faculdades naturais. Quero dar do meu eu, e de mais ninguém, com a flexibilização externa e gestual de minha identidade que nunca será secreta. É apenas questão de me conter ou liberar um pouco ou muito mais, por ter aprendido a observar qual é a dose de mim que pode ser ministrada nas diferentes formas de relacionamento. Afinal, para que as pessoas me aceitem como sou, preciso saber ser, caso a caso.
Com este respeito aos limites de cada um, às variações psíquicas, emotivas e até culturais das diversidades humanas, é que nos tornamos habilitados a reivindicar também o respeito às nossas características. O segredo, enfim, é sabermos nos propor, ao invés de nos impor como a truculência social recomenda.
A POESIA É O POETA
Demétrio sena - Magé
Nenhum poeta em essência; em essência, mesmo, e não por formalidade ou ofício deve temer nem aceitar a ideia de fazer poesia errada. Não existe poesia errada, seja ela soneto, haicai, trova, terceto, aldravia, o chamado poema livre ou marginal.
Que nenhum pretenso deus das letras confunda o verso clássico de pé quebrado com o não verso. Sonetos fora de métrica, mesmo assim serão poesias, e vale o mesmo para qualquer outra modalidade fixa que por ventura fugiu à regra ou à ditadura. E ninguém confunda versos brancos com versos em branco.
Poesia é sentimento, e não se pode afirmar que alguém errou na expressão do que sentiu. Só quem sente sabe a forma, profundidade ou fôrma do que sente. Além do mais, nenhum ser humano deixa de ser humano por haver quebrado a perna, o braço, a costela. Ninguém é alienígena porque nasceu diferente.
A cada dia que vivo e faço versos, reconheço mais e mais a poesia como legítima expressão das emoções humanas...
... Ao mesmo tempo, deploro as academias de letras tão semelhantes às de musculação que induzem ao uso de silicone ou anabolizante, pela propaganda enganosa de que apenas os corpos mais esculpidos correspondem à ideia de saúde perfeita.
CARA DE BOBO
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Faço cara de bobo. Talvez nem seja só cara. Devo mesmo ser bobo. Seja como for, trata-se da mais eficiente maneira que achei de viver melhor. É assim que deixo muita gente feliz: por me vencer. Se não de fato, pelo menos por ostentar expressões que não sei forjar.
Fecho a boca, escuto e faço ares de que não tenho vivências. Talvez também não as tenha, como penso que sim. Desta forma fujo a todos os cercos do meu brio. Com isto, massageio e condecoro todos os brios carentes de holofotes com que lido constantemente.
Quando menos espero e dou por mim, percebo que aprendi muito mais do que penso que sei da vida pelas leis naturais do tempo. No fim das contas, há um mundo melhor por fazer, e na verdade, minha cara de bobo é o melhor escudo para viver entre sábios de festim.
FUMAÇA SECRETA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Era um dar sem pedir, mesmo assim ter de volta;
dar aos olhos, aos sonhos, permitir o cheiro;
cada um num canteiro a cultivar o outro
com levezas, miragens e cenas remotas...
Uma troca de gestos, posições e aprumos,
gentilezas de pele, contornos e pontos,
mas os rumos mantidos, o bom senso em forma,
mesmo tontos e gratos por nossas sessões...
Sobretudo era dar a colher confiança;
não havia esperança pra ser posta em jogo;
só fumaça discreta e de fogo inviável...
Fomos culpa que nunca se rendeu ao dolo;
pés no solo apesar dos instintos no espaço;
cada um em seu laço e sua consciência...
LOUCURA CURA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Muito além de mim mesmo estou aqui;
numa luta do bem com ele próprio;
entendi que a montanha move a fé
neste ser ou estar que me compõe...
Os moinhos passados movem águas,
é aí que mergulho e me aprofundo,
porque tudo que sei é que sei algo
e preciso viver até que morra...
Tem um mundo pedindo pra ter vida,
fico louco e de tanto é que me curo,
jogar pedras alivia meus rins...
Já me cansa o destino bem traçado;
nada como meu outro a cada dia;
hoje sei musicar conforme a dança...
NATAL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Aos que sonham, fazem jus,
mesmo em era tão insone:
um natal de muita luz,
água, gás e telefone...
PAIXÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Meu coração bate forte;
paixão é mesmo atrevida;
mas não reclamo da sorte,
pois apanhar é da vida.
VERSOS COR DE ROSA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Tenho dedo certeiro pra feridas,
mesmo quando não sei seus endereços,
quando as vidas escondem os indícios
entre panos de calmas ilusórias...
Trago a sina de acertos no que dói,
sem saber como sei, só sei que sei,
de qual lei me revisto e sou tão duro
sob a capa sensível de poeta...
Meus poemas desossam existências,
têm machados precisos e solenes,
consistência e projetos de tortura...
Sou a força macabra em tom de anjo,
pois esbanjo verdades carniceiras
embrulhadas em versos cor de rosa...
SER ALGUÉM
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Que mais quero do mundo é ser mesmo do mundo;
ter os pés na poeira, no sonho e nas nuvens,
pra caber no sentido de suas verdades
ou no fundo real das mentiras que lavro...
Quero ser o que sou na magia do estar,
conhecer meus espaços, poder preenchê-los,
pra restar de mim mesmo a cada sensação
de vazio insondável que o tempo me causa...
O que mais me preenche nos vácuos da vida
é levar a certeza de que nada é certo,
mas que toda incerteza nos conduz além...
Ser alguém me provoca, não posso insistir
em querer desistir quando tudo é pesado
para os ombros da alma que leva o meu corpo...
O ECO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Foi amor infinito; sei que sim,
mesmo havendo ficado no caminho;
teve um fim que não teve, porque é
um espinho florido na saudade...
Seus efeitos ficaram no meu ser;
nas lembranças que a mente quase toca;
numa toca secreta nas entranhas,
no viver entre os panos do passado...
É amor que disfarça que se foi,
pra que o tempo não ache o ponto fraco;
não aumente o buraco entre nós dois...
Fomos tudo que ainda sou por nós,
trago a voz das promessas que trocamos
e a faço ecoar no meu silêncio...
SOBRE NÃO SER SHOW
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Hoje leio de tudo, porque leio mesmo;
sei entrar e sair, tenho crítica própria,
não a esmo e conforme os conceitos formais
que me façam pensar o que pensem pra mim...
Vejo tudo e decido se devo seguir;
só aplaudo se o faço pelas minhas mãos;
os meus sins e meus nãos, por que não meus talvezes,
têm origem nas próprias escritas de mundo...
Abro mão da leitura, retiro audiência
quando minha ciência, tão somente a minha,
não encontra contexto, sentido e prazer...
Porque nada esvazia quem já é pensante;
nada põe a perder quem um dia se achou
e quem sou não há show que precise forjar...
O MESMO AMOR
Demétrio Sena - Magé
Eu queria um querer de sua parte,
que não fosse por tanto me dispor;
um amor que viesse por vontade;
sem a tal condução coercitiva...
E queria sentir que também sente
a saudade sem freio nem medida,
minha vida jamais foi sua em vão,
nestes anos de muitas nostalgias...
Sempre tento me abrir pra realidade,
após tantas leituras de nós dois;
tanta idade perdida no meu tempo...
Apesar dos sinais e dos avisos,
dos juízos finais que já vivi,
eis aqui meu clamor de cada dia...
VERSOS ANTI-NARCISO
Demétrio Sena - Magé
O amor a mim mesmo não comete arroubo,
não sou louco por mim como ditam os coachs
nem há roubo do chão aos meus pés embebidos
da quimera na qual não precise de alguém...
Todo mundo é um mundo que me faz completo,
mesmo quando alguém frustra uma expectativa,
um afeto estendido em qualquer atitude
ou olhar que os meus olhos consigam fluir...
Meu amor não é tralha que se atice fora
na lixeira do espelho do meu próprio ego;
falo grego a quem fala desse amor tão fútil...
Nunca tive loucura pelo meu umbigo,
paixão cega por tudo que me diz respeito;
se me caso comigo é pra não ser feliz...
... ... ...
#respeiteautorias É lei
Será que amo porque espero ser amado,
Ou será que amo, mesmo sem ser esperado?
Será que odeio porque espero ser odiado,
Ou será que o ódio é só um reflexo apressado?
Será que estudo porque busco ser estudado,
Ou será que estudo, apenas para ser encontrado?
Será que sonho porque busco um sonhador,
Ou será que o sonho é a alma em seu clamor?
Entre esperas e buscas, o coração se perde,
Na dúvida que cresce e que nunca cede.
O que somos, afinal, senão ecos vazios,
Que procuramos nos outros, e não em nossos fios?
Um raio de sol aquece o coração
O mesmo que se derrete
Com o filhote de cão
Na cabeça ideias mil
Caminhar até Machu Picchu
Dormir numa rede no Acre
Subir a montanha mais alta
Catar conchas no Caribe
Remar até a Austrália
Conhecer de perto o aborígene
Cantar na igreja no Queens
Dançar na festa nordestina
Louvar no festival Hare Krishna
Peregrinar na Irlanda
Tantas coisas cabem em mim
Sou todas elas,
Na verdade as faço a todas
Sempre que fecho os olhos
Em um momento só meu
Minha alma realiza
Começa na imaginação...
Mesmo que seja tarde
Ainda que cedo demais
Antes que o galo cante
Depois do romper da aurora
Ainda dá tempo, sempre dará
Para uma parada estratégica
Um olhar demorado
Uma risada autêntica
Um coração enamorado