Melhores Poemas
Pequenos males, grande queda
Moscas mortas apodrecem a pomada do perfumista. . . o mesmo acontece com um pouco de loucura respeitada por sabedoria e honra. - Eclesiastes 10: 1
Começou como uma muda nas encostas das Montanhas Rochosas do Colorado cerca de 500 anos atrás. Durante séculos, permaneceu alto, suportando ventos violentos, relâmpagos, nevascas e até avalanches. Agora, no entanto, a árvore outrora imponente é apenas um monte de madeira em decomposição.
O que causou sua morte? Uma horda de besouros o atacou, mordendo até que aquele arranha-céu da natureza se rendeu àquelas minúsculas pragas e tombou.
Essa também é a história trágica de muitos cristãos. Por longos anos eles permaneceram altos para Deus. Eles resistiram às tentações, resistiram a crises e foram ousados na força fornecida por Deus. Mas pequenos pecados começaram a corroer suas vidas - pequenas mentiras, pequenos compromissos com ganância ou luxúria, pecados que gradualmente corroeram seu caráter. E de repente eles caíram.
Cântico de Salomão 2:15 afirma: “Apanha-nos as raposas, as raposinhas que estragam as videiras.” Este versículo colorido do Antigo Testamento deve soar um alarme alto em nossas consciências. Não devemos tolerar os pequenos males que corroem as raízes de nossas vidas. Caso contrário, nosso testemunho outrora forte de Cristo se tornará uma vítima silenciosa do pecado. Vamos confessar esses males “minúsculos” para Deus agora, antes que eles levem a uma grande queda.
Nada entre eles, como o prazer mundano, os
hábitos da vida, por mais inofensivos que pareçam,
nunca deve separar meu coração dEle -
ele é meu tudo! Não há nada no meio. - Tindley
Uma grande queda começa com um pequeno tropeço. Vernon Grounds
desígnio
sei que me amas
e eu deveria estar contento
mas eu queria mesmo
que fosse um furacão
e não apenas vento.
Incentive-se
Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus. - 1 Samuel 30: 6
Conversar consigo mesmo é algo que muitas pessoas ridicularizam nos outros e juram que nunca farão a si mesmas. Eles assumem que é um sinal de perder contato com a realidade. À luz do que lemos hoje no Salmo 42, porém, vamos pensar sobre isso.
Antes de o salmista falar com Deus sobre sua alma deprimida, ele falou com sua alma deprimida sobre Deus. Ele disse: “Por que você está abatido, ó minha alma? E por que você está inquieto dentro de mim? Esperança em Deus, pois eu ainda o louvarei pela ajuda de seu semblante ”(v.5). David estava falando sozinho, mas certamente não estava enlouquecendo. Suas palavras soam como alguém em contato com a realidade!
Certa vez, pedi a um novo cristão que testificasse aos outros sobre a mudança que Jesus havia feito em sua vida. Eu sabia que sua própria fé seria encorajada enquanto ele falava com outras pessoas. Ele concordou com a minha sugestão, mas me surpreendeu dizendo: "Eu até testemunho para mim mesmo!"
Quando estiver deprimido, lembre-se de aproveitar os antidepressivos espirituais no salmo de hoje. Interrogue a sua alma, preste testemunho da bondade de Deus, exortar-se a ter esperança no Senhor. Ministre a si mesmo, como Davi, aplicando pessoalmente o mesmo incentivo que você deu aos outros (1 Sam. 30: 6).
Pensando bem
Quando você fica desanimado?
Como você pode se lembrar da bondade de Deus?
Que versículos da Bíblia lhe dão esperança?
Para mudar sua perspectiva, lembre-se de quem está cuidando de você. Joanie Yoder
Amar alguém, é só estar perto enquanto a pessoa nos convém?
Oupermanecer, mesmo quando já não nos oferecem benefícioalgum?
É ir embora,pqestá em tempo de chuva?
Ouficar, até que venha oSol?
A vida não tem história se a gente não escrever ela, que seja escrita mesmo que por linhas tortas, a perfeição não existe, morre-se na ignorância quem procura -se por ela .
autora :Cidinha Almeida
Eu sou um Coelho, sou o mais rápido e mais esperto.Ninguém é capaz de me acompanhar, se não eu mesmo.
O que há vida e, é um mistério. Os cientistas dizem que a razão pela qual vivemos, vem de nós mesmos. E acredito que seja verdade, está nos jornais. Entretanto, outrora, não penso assim. Toda vez que olho para trás, vejo que estou sozinho. E, toda vez que olho para frente, vejo que há um caminho sem fim. Francamente, estou perdido. A única coisa que me acalma, é uma caixa rosa, em que posso ver uma bailarina a girar. Pertencia a alguém, a qual perdi, a muito, muito tempo. Se eu a amava, eis de me perguntar: "O que é o amor?" Já não sei, jamais a esqueci. Talvez seja, talvez não. Minha mente devaneia em meio a pensamentos complexos e rápidos, os quais me passam despercebidos pelo acaso.
E entre eles, está você, Libélula.
Nem o amor, nem mesmo o amor de Deus esperará eternamente por você. Oportunidades vêm e vão!
O tempo acaba.
A porta se fecha.
Solidão
Mesmo no meio de uma multidão estou só,
Apesar das aparências, eu ando com a minha bandeira branca da paz carregando o significado da minha existência,
A essência da minha alma solitária esta presente na caneta do poeta.
Seu amigo que nunca morre
Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E quem vive e crê em Mim nunca morrerá. - João 11: 25-26
Um homem que me escrevia frequentemente sempre assinava suas cartas: “Seu amigo eterno.” Ele acreditava que sua forte fé em Cristo o manteria vivo até que Jesus voltasse. Ele baseou essa crença em sua interpretação das palavras de Jesus: "Quem vive e crê em Mim nunca morrerá" (João 11:26). Não tenho notícias dele há muito tempo, então suponho que ele morreu. Nesse caso, ele está no céu e agora sabe que seu entendimento desse versículo estava incorreto.
Quando Jesus pronunciou essas palavras, ele tinha em mente dois tipos de morte: física (separação do espírito da alma do corpo) e espiritual (separação eterna de Deus). Antes de recebermos Jesus como nosso Salvador pessoal, todos nós estamos “mortos em ofensas e pecados” (Ef. 2: 1). Mas quando confiamos nele, tornamo-nos espiritualmente vivos. Jesus disse que todo aquele que nEle crê "passou da morte para a vida" (João 5:24). Quando os crentes morrem, seu relacionamento consciente com Deus continua ininterrupto porque eles estão espiritualmente vivos.
Nós que confiamos em Cristo como nosso Salvador, podemos ter certeza de que nunca experimentaremos a separação eterna de Deus. Nesse sentido, seria apropriado assinar nossas cartas com as palavras: "Seu amigo que nunca morre".
Nenhuma condenação agora, eu temo,
sou do meu Senhor e Ele é meu;
Vivo nele, minha cabeça viva,
e vestida de justiça divina. -C. Wesley
Nascido uma vez, morra duas vezes. Nascido duas vezes, morra uma vez Herbert Vander Lugt
entre monstros
sou apenas uma opinião,
sentimentos mortos,
estão entre nuvens,
e mesmo assim ainda gritam,
suas vaidades os consomem,
a guerra continua fria,
anjos mortos lhe oferecem rosas,
espinhos venenosos,
outros dias queimaram o sentimento,
abraçaram a morte,
tento para si a verdade do esquecimento,
muitas verdade se calaram,
num estado frio e profundo...
suas vaidades os consomem,
no imenso temor, nada mais existe,
enquanto resistem nas sombras,
com ador de sonhos e episódios de insanidade,
que seria primeira vez que tocou seu coração.
Mesmo em nosso quintal
O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por sua causa. - Romanos 2:24
Grama ou ervas daninhas? Bluegrass ou grama charlatão? Grosso ou fino? Escurecer ou esverdear? Essas são as coisas que procuro quando dirijo pelo jardim da frente de um prédio comercial próximo. Para o crédito de seus detentores, o gramado está verde e livre de ervas daninhas há algum tempo. Mesmo no meio do verão, essa grama parece de primeira classe.
Há uma boa razão para eu estar sempre olhando este gramado. Ele agraciou os escritórios corporativos de uma empresa de cuidados com o gramado altamente competitiva e conhecida. Suponho que eles teriam uma boa desculpa se seu território não fosse perfeito. Eles poderiam alegar que estão tão ocupados atendendo os gramados dos outros que não têm tempo para si próprios. Por outro lado, quem respeitará um negócio que não usa seu próprio produto?
Ao longo da história, o povo de Deus esteve em uma posição semelhante. Eles sempre estiveram em exibição, representando o Deus verdadeiro e vivo. Infelizmente, como o apóstolo Paulo apontou, muitos crentes professos têm sido um péssimo testemunho para o Senhor (Rm 2:24).
Hoje, porque nos chamamos cristãos, mudamos a cabeça dos curiosos transeuntes. Como se por reflexo, as pessoas naturalmente nos observam. Eles querem ver se o que afirmamos ter realmente está funcionando - bem no nosso próprio quintal.
Eu não peço palavras poderosas
Para deixar a multidão impressionada;
Senhor, conceda que minha vida possa soar tão verdadeira.
Meu próximo pode ser abençoado. - Anon.
O que praticamos prova o que professamos. Mart DeHaan
Preparado para a perseguição?
Mesmo que você sofra por causa da justiça, você é abençoado. - 1 Pedro 3:14
Enquanto visitava o Extremo Oriente russo, tive uma conversa com minha amiga Lena que não esquecerei tão cedo. Ela é uma excelente aluna e trabalha em uma estação de rádio cristã em Magadan. Desde que se tornou crente em Cristo em 1994, ela teve um notável crescimento espiritual.
Como a maioria dos russos, Lena tem muita esperança, mas ela também é realista sobre o que poderia acontecer em sua mudança de país. Enquanto conversávamos sobre o futuro de seu país, ela me olhou nos olhos e disse com franqueza inquietante: "Estou me preparando para a perseguição".
Eu tive duas reações quando ela disse essas palavras. O primeiro foi um calafrio que senti ao combinar o que sei sobre a história política russa com a perspectiva realista desse jovem crente. O segundo era olhar seriamente para o meu próprio coração. Percebi que não estava me preparando para sofrer por Cristo. O pensamento nunca me passou pela cabeça!
Em 1 Pedro 3, o apóstolo queria preparar os cristãos para a ameaça de perseguição que os enfrentava diariamente. Ele os instruiu a viver uma vida marcada pelo amor e livre do mal (vv.8-12). Se a perseguição ainda acontecesse, Pedro sabia que seria melhor “sofrer por fazer o bem do que por fazer o mal” (v.17).
Estou preparado para sofrer por fazer o bem? Você está?
ORAÇÃO
Ó Senhor, oramos por crentes em todo o mundo que sofrem por sua fé em Você. Que nós também tenhamos fé e coragem para fazer a sua vontade, não importa o quê. Um homem.
É pelo que você está vivendo pelo que vale a pena morrer? David C. Egner
Crenças sobre pílulas de açúcar
O fariseu levantou-se e orou assim consigo mesmo: "Deus, obrigado porque não sou como os outros homens. - Lucas 18:11
Estudos mostram que pílulas de açúcar, ou placebos, podem realmente aliviar os sintomas se uma pessoa doente acreditar que é um medicamento eficaz. Algumas pesquisas mostraram que muitas pessoas os acharam úteis, mesmo depois de serem informados de que os comprimidos eram placebos.
Isso ilustra que uma crença pode ser temporariamente eficaz, mesmo quando se baseia em algo que não é verdadeiro. Pense nas implicações surpreendentes que isso tem para a fé religiosa. Assim como as pílulas de açúcar podem trazer alívio temporário, crenças erradas sobre Deus podem resultar em falsos sentimentos de paz e felicidade. Quando isso ocorre, um indivíduo pode não sentir necessidade de confiar em Cristo como seu Salvador do pecado.
O fariseu em Lucas 18 é um exemplo de alguém que engoliu idéias sobre si mesmo que o fizeram se sentir próximo de Deus. Convencido de que eram verdadeiros, ele tinha uma falsa sensação de bem-estar, confiança e felicidade. No entanto, sua condição espiritual real permaneceu terminal. Ele se parabenizou diante de Deus, mas o único curado naquele dia foi o pecador arrependido que viu a verdade sobre si mesmo e clamou ao Senhor por misericórdia.
As crenças das pílulas de açúcar sobre Deus e o pecado podem parecer funcionar, mas não dependem delas. A única cura para o pecado é encontrada em conhecer a Cristo. Ele dá alívio permanente.
A verdadeira fé em Cristo nunca falhará,
está fixada em uma base sólida;
Nem deixa de lado a mente,
mas repousa sobre a graça imutável de Deus. - DJD
Os sentimentos não substituem fatos e fé. Mart DeHaan
ORTOTANÁSIA
Se eu disser pra você que hoje eu acordei triste, que foi dificil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões, trabalhar... se eu disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem pra sentir culpa pela minha letargia, que levantei hoje devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?
Você vai dizer "te anima" e me recomendar um antidepressivo ou só vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer pra eu colocar uma roupa leve, ouvir uma musica revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra.
Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para seu psiquiatra.
A verdade é que eu não acordei triste, nem mesmo com uma suave melancolia, pois sou eu e isso é normal. Por que ficar triste é comum, ter crises de ansiedade pode acontecer com alguém como eu, isso é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, emoções, que ora gargalha em grupo, ora busca o silencio e a solidão. Nem sempre estar triste é estar deprimido, outras vezes estar triste é viver numa profunda depressão. A depressão não é um estado passivo, letárgico. É um estado ativo de dor lancinante da ponta do cabelo aos dedos dos pés.
Linda, mesmo que eles não te entendam
Saiba que eu vou decifrar você
Só não liga pro que eles pensam
Pra te ganhar tem que merecer
Morrer é nascer ao contrário.
É ir mesmo pensando que vai ficar.
Encontrar o desconhecido,
É deixar tudo para trás, nunca voltar para o lugar que se sentia amparado e amado.
Temos menos tempo a cada hora, minutos, segundos; a cada respiração e a cada batida do nosso coração.
Essa vida sólida é rápida e passageira.
A ingenuidade… ignorância…
Mesmo a burrice, nada ter em tal;
É triste o seu sentir, quando em nós tido;
Por culpar, da grande variedade;
Do tanto aprender que existe escondido.
Não é vergonha alguma, quando vista;
Por sábio da gente pra a tal, olhar!
Por tal, ser para todos boa pista;
Pra o dela em nós, por cá tanto encontrar!
Por isso jamais caias nessa asneira;
Que tantas vezes, te faz até rir;
Quando a encontras mui vista noutro ser!...
Ou também irás cair, na ratoeira;
Que por a tal em ti, tanto existir;
Provoca, esse pobre em ti; a tal não ver!
Com prudência;
Ignorante, é o que julga;
Que esse tal, é O que não sabe;
Por tanto a tal ter, como a pulga;
Que em todos nós, cá tanto cabe!
A tod@s dedico este recitar.
Se é pra te esquecer
e viver novamente
o vazio que eu vivia
prefiro recordar-te
mesmo morrendo
de saudade e melancolía
ter todo momento tua face
sofrer o martírio da via
do que viver num mar de nada
hoje,amanhã e todos os dias
Aplaca
Venha sem pressa
O tempo que me resta
Enquanto findo em falta dela,
Mesmo que de perto eu padeço
Tão distante deste amor...
Quem sabe eu me veja
Por espelho ou de outo jeito,
Até que a vida toque em mim
Com o doce gosto dos teus beijos...
São rosas plácidas ao vento
Que me trazem de momento
Um coração em seu tormento,
Com ela, vivo só em pensamentos.
O meu grito em mim contido
Não aplaca a minha dor...
Te revela num olhar
O que eu não cesso de clamar,
Por toda vida que tivermos
É você que eu ei amar...
Edney Valentim Araújo
1994...
Ainda que meus pensamentos fique vago,
Ainda que fique só no pensamento.
Penso que mesmo assim vale a pena.
Penso que viver um dia de cada vez,
e que aproveitar cada momento da vida
é de importância indescritível.