Algumas dessas histórias mais famosas tiveram origem na tradição popular e se tornaram verdadeiros clássicos que passam de geração em geração.
Uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos, ela fala sobre a importância do esforço diário para construirmos um futuro próspero e feliz.
O conto fala de dois irmãos que se perdem e acabam sendo sequestrados por uma bruxa má. Para se salvarem, eles precisam usar a união e a inteligência.
Bela era uma moça bondosa que vivia rodeada de livros. Já a Fera era um príncipe que tinha sido transformado em monstro por um terrível feitiço. Quando os seus caminhos se cruzam, nasce um amor inesperado que muda tudo.
A narrativa da tradição popular fala sobre uma raposa que tenta, mas não consegue alcançar um cacho de uvas. Sem querer admitir a derrota, ela passa a maldizer as frutas.
Esta é uma história que fala sobre a força do amor, capaz de superar todas as barreiras. Quando se apaixona por um príncipe, a Sereia não se dá por vencida e procura uma forma de pisar em terra firme.
Outra fábula muito antiga que reflete a sabedoria popular, este enredo fala sobre persistência e dedicação para alcançar os objetivos. Enquanto a Lebre descansa, confiante de que vai vencer a corrida, a Tartaruga não desiste e se esforça até ao final.
Uma das histórias favoritas de muitas crianças, a narrativa segue os passos de uma bela princesa que foi amaldiçoada e condenada a um sono profundo. A única coisa que pode despertá-la é o beijo de um príncipe que a ame de verdade.
Depois de perderem os pais, três irmãos precisam dividir a herança. Para o mais novo, que é o último a escolher, resta apenas o gato da família. No entanto, o animal é incrivelmente esperto e vai ajudar o garoto a conquistar tudo que precisa.
Esta é uma fábula sobre a importância de respeitarmos e valorizarmos todo mundo, já que nunca sabemos quem vai nos apoiar quando mais precisarmos.
A história é essencial na infância de todas as crianças e segue a aventura de uma menina que precisa levar comida para a sua avó que está doente. Pelo caminho, ela tem que atravessar a floresta, onde encontra um lobo esfomeado.
Este enredo fala sobre uma princesa que sofre com a inveja da sua madrasta, a rainha malvada, e precisa se esconder. Para se proteger, ela conta com a amizade e o companheirismo de sete anões que a abrigam.
A fábula antiga fala sobre um lobo que insiste em arrumar confusão com um cordeiro que bebe água num riacho. Ela nos ensina que, com algumas pessoas, não é possível dialogar.
João é um garoto curioso que parte numa grande aventura com direito a feijões mágicos e gigantes esfomeados.
As protagonistas desta fábula parecem ser amigas, mas acabam entrando em conflito. A história ensina que devemos tratar os outros do mesmo jeito que queremos ser tratados.
A história fala sobre um pato que nasceu bem diferente dos seus irmãos. Por isso, todos em redor o consideravam estranho. Trata-se de uma lição fundamental sobre a diversidade e a beleza que existe em cada um.
Essa história também é um clássico incontornável. Um lobo muito faminto tenta devorar os três porquinhos, mas eles vão encontrando novas formas de se salvar.
Um conto intemporal para quem adora finais felizes, esta é a história de uma menina órfã que quer ir ao baile do príncipe. Com a ajuda da sua fada madrinha, ela se torna a moça mais encantadora da festa, mas precisa fugir antes da meia-noite.
Rapunzel é uma jovem que foi trancada numa torre por uma feiticeira má. Para que um príncipe possa subir e salvá-la, ela joga as suas longas tranças do topo da torre.
A fábula se foca na importância dos nossos atos, não das nossas palavras, porque nem sempre a versão da história que escutamos é a verdade.
Uma fábula bem antiga sobre entreajuda e maldade, esta história fala de um grupo de árvores que fornecem madeira para um homem construir um machado. Logo depois, ele usa o objeto para cortá-las e elas se arrependem.
Este é um conto curioso sobre uma princesa que é testada com uma simples ervilha que é colocada no seu colchão.
A jovem raposa tem muito medo do leão. No entanto, como ele se mostra pacífico perante a cria, ela vai se sentindo cada vez mais confortável com a sua presença.
Veja também: