Meios
Se o desenvolvimento da civilização é tão semelhante ao do indivíduo, e se usa os mesmos meios, não teríamos o direito de diagnosticar que muitas civilizações, ou épocas culturais - talvez até a humanidade inteira - se tornaram neuróticas sob a influência do seu esforço de civilização?
O drama do homem é o de ser limitado nos meios e infinito nos desejos; assim, não pode ser plenamente feliz.
Todos os homens, sem excepção, procuram ser felizes. Embora por meios diferentes, tendem todos para este fim.
Há dois momentos na vida de um homem em que não se deve especular: quando não tem os meios e quando os tem.
Você e eu como indivíduos podemos, por meio de empréstimo, viver além de nossos meios, mas apenas por um período limitado de tempo. Porque deveríamos pensar que coletivamente, como uma nação, não estamos ligamos pelo mesma limitação?
Os fins justificam os meios.
Não suporto meios-termos. Por isso, não me dou pela metade. Não sou sua meio amiga nem seu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada.
Não posso mais ouvir em silêncio. Preciso falar com você pelos meios de que disponho neste momento. Você partiu minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me diga que é tarde demais, que sentimentos tão preciosos foram-se para sempre. Ofereço-me para você de novo com um coração muito mais seu do que quando você quase o despedaçou há oito anos e meio atrás. Não se atreva a dizer que o homem esquece mais rápido do que a mulher, que seu amor morre mais cedo. Eu tenho amado somente você, mais ninguém. Injusto posso ter sido, fraco e ressentido também, mas nunca inconstante.
- Relacionados
- Frases sobre Meios de Transporte
- 7 melhores poemas de Carlos Drummond de Andrade
- 20 poemas de Bráulio Bessa para trazer motivação à sua vida
- 9 pensamentos que Cora Coralina nunca disse, mas você achava que sim
- História dos Três Porquinhos (para ler com explicação e moral)
- Relacionados
- Frases sobre Meios de Transporte