Meio Neurótico

Cerca de 53 frases e pensamentos: Meio Neurótico

O neurótico constrói um castelo no ar. O psicótico mora nele. O psiquiatra cobra o aluguel.

Um neurótico é aquele que passa metade da sua vida a pôr armadilhas e a outra metade a cair nelas.

Nem todo conflito é necessariamente neurótico; certa dose de conflito é normal e sadia. De forma similar, o sofrimento não é sempre um fenômeno patológico; em vez de sintoma de neurose, o sofrimento pode ser perfeitamente uma realização humana, especialmente se o sofrimento emana de frustração existencial. (…) A frustração existencial em si mesma não é patológica nem patogênica. A preocupação ou mesmo o desespero da pessoa sobre se a sua vida vale a pena ser vivida é uma angústia existencial, mas de forma alguma uma doença mental. É bem possível que interpretar aquela em termos desta motive um médico a soterrar o desespero existencial do seu paciente debaixo de um monte de tranquilizantes. Sua função, no entanto, é guiar o paciente através das suas crises existenciais de crescimento e desenvolvimento.

O ser humano saudável é infinitamente criativo, mas quando fica neurótico torna-se excessivamente rígido.

Assim Como o psicótico cria seu mundo, o neurótico pode criar o seu mundo virtual. E aí, até que ponto acreditamos ser este o nosso mundo?

Estamos neuróticos. Não só existe desigualdade na distribuição da riqueza como também na satisfação das necessidades básicas. Não nos orientamos por um sentido de racionalidade mínima. A Terra está rodeada de milhares de satélites, podemos ter em casa cem canais de televisão, mas para que nos serve isto neste mundo onde tantos morrem? É uma neurose coletiva, as pessoas já não sabem o que é que lhes é essencial para a sua felicidade.

José Saramago

Nota: (publicado em Zero Hora, 1997) José Saramago, sobre a nossa neurose.

Sou mais um neurótico de guerra .

Se o meu amor for neurótico, se for possessivo e doentio, eu só poderia ensinar às pessoas um amor neurótico, possessivo, doentio... Se o meu conhecimento por alguma coisa for vasto e interminável, posso lhes dar isso. Assim, minha responsabilidade para comigo é tornar-me enorme, cheio de conhecimentos, cheio de amor, cheio de compreensão, cheio de experiência, cheio de coisas belas, de modo que posso dar isso às outras pessoas...

Leo Buscaglia
Vivendo, Amando e Aprendendo

Todo neurótico acredita saber quem ele é.

Todo ser intelectualizado é neurótico.

⁠Um neurótico é incapaz de aproveitar a vida e de ser eficiente – incapaz de aproveitar a vida porque sua libido não é dirigida a nenhum objeto real, e incapaz de ser eficiente porque é obrigado a dispensar uma grande quantidade de sua valiosa energia para manter sua libido reprimida e para repelir seus sobressaltos.

Sigmund Freud
Terapia analítica. In: Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XVI. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
...Mais

"O ego é uma estrutura que é erguido por um indivíduo neurótico que é membro de uma cultura neurótica contra os fatos da matéria. E a cultura, o que nós colocamos como um sobretudo, é o consenso coletivizada sobre que tipo de comportamentos neuróticos são aceitáveis. "

O neurótico não pode ver claramente suas próprias necessidades e, portanto, não pode satisfazê-las.

⁠A vida como terapeuta é implacável; circunstâncias que são úteis para um neurótico podem esmagar outro.

Quando você se liberta dos ressentimentos e mágoas, #11;é interrompido o processo neurótico, impedindo que estes sentimentos continuem a contaminar a sua vida. Assim, seu organismo se ajusta criativamente, adotando uma nova configuração psicológica, que lhe permitirá uma condição saudável para retomada do seu equilíbrio emocional.

Se me chamam de maluca
Maluca nem sei se sou
Vou para os neuróticos anônimos
Ah! Pra essa eu não vou
Prefiro os neuróticos atuantes
Pois ao menos vejo gente
Que não sejam como eles
Tão certinhos e corretos
Que me detonam o coração
Com tantas certezas
Que sei lá do que são
Se não tenho certeza nenhuma
Nem de nada nem de ninguém
Se ao menos busco dizer o que sou
Não quero ser dona de nada
Nem da droga da razão
Tomara eu cuidar de mim
E ainda ter que aturar os donos da questão.

Por sentir-se inferior, o neurótico sempre tece comentários afiados na tentativa de desonerar o outro de suas virtudes (desejadas e invejadas por ele).

Evitar o dinheiro é tão neurótico quanto ser apegado ao dinheiro.

Não se intimide por ter um Pai bêbado, aceite e se cuide para não ser um neurótico também!!

Inserida por Henrique53ABC

Neuróticos sim mas dentro da mínima sanidade social, compreensão das coisas e dos reais valores da vida não pode haver um único coração tão áspero que não se dobre em esperança a um sorriso de uma criança.

Inserida por RicardoBarradas