Meio
O lótus branco é produto de si mesmo e não do meio; nasce em um pântano, mas se eleva acima desse pântano para inspirar aqueles que o contemplam. Sejamos como o lótus!
Os principais Direitos de Solidariedade são o direito à paz, o direito ao desenvolvimento, o direito ao patrimônio comum da humanidade, o direito à autodeterminação dos povos, o direito à comunicação e o direito ao meio ambiente (Do Livro: Meio Ambiente e Ecoturismo)
TRANSVERSOS
Tinha uma pedra
no meio do caminho
Tinha um poeta
caído ali
Tinha no coração
uma rima infinita
Tinha sua
desatenção
Nos olhos
tinha um poema
em linha curva
Tinha as mãos
nas mãos
que não tinha
Tinha o rosto
pintado no chão
Tinha debaixo
a sombra sangrada
Tinha ao lado
outra cara
que também tinha
levado porrada
E bem longe
da alma
outro corpo
que só
não se salva
Tinha o sonho
nos braços
de um anjo
aos pedaços
sonhado ali
Tinha uma pedra
no meio do caminho
Tinha um poeta
caído ali
mas não foi a pedra
não foi a porrada
O poeta caiu de si.
Quando estávamos no meio de tudo, bem no meio, nunca pensei nos rostos daquela imensidão de monstros, mas agora percebo que eram pessoas.
Tu já viu que não tem jeito, não tem, a mudança vem ou a gente correndo atrás dela ou ela atropelando a gente com tudo, sem pedir pra sair do meio.
Plante árvores, plante chuvas. Plante um ar puro para respirar, plante água limpa para beber, plante um solo fértil para comer, plante biodiversidade. Que loucura seria se todos plantassem árvores.
O objetivo de caminhar para ações mais sustentáveis não é mais visando as gerações futuras. Se você pretende cumprir a expectativa de vida do brasileiro (75-80 anos), você vai ter que se perguntar: eu, como indivíduo, quero ter acesso a água potável, saneamento, lazer e alimentos? As ações que eu tomo hoje me levam para esse caminho?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são para 2030, e quando chegarmos lá, vai ser igual as músicas de final de ano: Então chegou o momento e o que você fez em prol da sustentabilidade social, ambiental e econômica?
Precisamos falar de problemas socioambientais urgentemente! É somente quando entendemos e aceitamos os fatos e a realidade baseados na ciência, que podemos então, tomar atitudes rumo à soluções mais sustentáveis. O negacionismo científico colapsa sociedades.
Todos nós somos produtos do nosso meio. Cada pessoa que encontramos, cada nova experiência ou aventura, cada livro que lemos, nos toca e nos transforma, tornando-nos o ser único que somos.
Pessoas em todas as nações se comportam e agem de acordo com os valores e as virtudes com os quais foram criadas. Todos nós somos um produto do nosso meio.
Eu escrevo histórias humanas. Escrevo sobre pessoas. Não como um produto de seu meio, mas a partir do ponto de vista de que todo mundo é feito da mesma coisa.
Vida meia boca
Sigo uma vida no meio-termo
Toco piano bem meia boca
Sei tricotar mais ou menos
Escrevo de forma mediana
Nunca me arrisco a alcançar
o extremo mais alto
Seria por incapacidade ou por medo
de não ter mais o que aprender?
Se nos basearmos no conceito de sustentabilidade chegaremos a conclusão de que no Brasil esse termo é inviável.
Discriminemos com fumódromos os fumantes e seus cigarros, para que respeitem nosso direito de viver saudavelmente e não prejudiquem o meio ambiente.
O dia é a réplica de uma vida
Com infância, juventude e velhice.
Tudo que se passa num dia
Um dia um dia se passa na vida.
A vida começa com o nascer
Também o dia.
Atinge o apogeu a meia idade
Correspondente ao meio dia.
Envelhece e se vai
Igualmente ao dia
Em um dia tudo acontece
Também na vida.