Medo da Mulher Letrada
P,
A experiência me fez ateu.
Antes só havia o medo.
Ante a de qualquer deus
eu prefiro a sua bênção.
Nela, ao menos, posso encontrar
alguma serenidade.
A perfeição é uma bobagem.
Uma pedra de Sísifo.
Um horizonte inalcançável.
Para mim o que importa realmente
é um coração generoso.
Eu acredito na energia da vontade
de quem acredita com o coração.
Mas quem tem medo apenas procura
uma tábua para não se afogar.
Num mar de incertezas.
Num lamaçal de agonias.
Num deserto de palavras.
A gente percebe que passou grande parte da vida sendo o que queriam que fossemos, deixando pra trás o que realmente somos por medo de magoar alguém.
Quantos relacionamentos existem por aqui – e a colega do seu lado? – só por comodidade, medo ou o pior, por pena da pobre criatura, que será deixada largada e desiludida – pela décima e não última – mais uma vez?
Posso até perder as contas.
Mas desde quando essas pessoas pararam de sorrir? Onde elas deixaram aquele brilho que elas tinham no olhar?
Você gostaria de ser uma delas?
Eu não.
Deixa de medo garota. A vida esta passando e você continua alimentando esse medo de criar laços. Você mesma está ajudando a torná-los nós.
As pessoas não são todas iguais. O fato de que um cara ter lhe feito sofrer, não significa que o resto dos caras façam a mesma coisa.
Para com esse medo, sinceramente ele não combina com você, logo você que nunca tem medo de nada.
Que tal parar de boicotar sua vida amorosa – que já está um desastre -, usar essa facilidade de espantar as pessoas, para espantar esse medo?
Todo mundo que chega não dá garantia de quanto tempo vai ficar, mas nem por isso você deve passar a vida impedindo chegadas.
Você não pode evitar encontros. Você não pode evitar encontrar as pessoas. Muitas vezes você vai perdê-las no caminho e vai encontrá-las novamente. Não estrague essas oportunidades.
Que tal deixar esse medo de perder as pessoas, e perceber o quanto já vale a pena tê-las encontrado?
A existente ave mórbida que um dia riscou papéis por um albatroz
Renasce provando ser uma fênix, que afugenta qualquer um,
seja quem pode lhe fazer mal, ou até mesmo o bem dado gratuitamente.
se deitando em cinzas e levantando a cada dia delas mesmas.
Um dia forte, outro nem tanto, porém, em suma, com a força dada se levanta e sabe que além de mais um dia, tem mais uma vida, uma vida a ser conduzida com cautela ou não.
Mas além da mitológica ave, o que dizer de alguém de renasce de um mal?
o que dizer de alguém que renasce de suas dores, de seus medos e tristeza?
A fênix, além de renascer, ela pressente seu fim, se jogando diretamente ao fogo para cumprir seu destino.
E o que dizer de alguém que pressente o fim? que sabe a hora de jogar a bandeira e aceita seu próprio fim? alguém que sabe aceitar a derrota e fim da história? alguém que enfrenta com coragem, dor e altivez o que lhe espera?
O que dizer de alguém que vive o amor como modo de viver?
Alguém que sobrevive a si mesmo, que se encasula em sua morte interior e ressurge para provar a si mesmo que cada derrota é na verdade uma vitória conquistada e assim como uma fênix renascer ainda mais belo e forte, com conhecimentos aflorados e alternados.
Renascer é além de tudo, recuperar a esperança em si próprio, não para recomeçar, mas sim para finalizar de forma diferente.
"Por ela largaria tudo...
e por isso tenho medo...
Ela está comprometida...
a outro prometida...
e eu aqui...
ainda sonhando com esperança..."
.
Devaneios de um amor platônico
Estou com medo...
Agora você pode rir, jogar na minha cara o que eu falava a tempos atrás, onde eu dizia que nunca teria medo.. bem agora eu tenho...
Medo de andar, medo de ficar parada, medo de respirar e medo de não respirar mais.
Confusa ? Apenas o que restou de mim.
Porque tanto medo ?
Pelo simples fato de que tudo se tornou o que eu nunca pensaria em viver, apenas por não saber mais de nada, a vida se virou por completo.
O mundo se virou.
As pessoas e até mesmo eu me virei.
Cade toda aquela certeza que um dia eu tive ?
Toda aquela segurança ?
Tudo desapareceu tão de repente, e junto com a minha certeza e minha segurança se foi a minha alma, se foi o prazer que um dia eu tive.
Junto se foi aquilo que eu podia considerar como..viver.
Incógnita
Onde ela mora?
No absurdo
No medo
No escuro
De onde vem sua força?
Do luto
Do túmulo
Do tudo
Quando vai, e quando volta?
Não sei...
Já estou morta!
Enide Santos 26/04/14
MEDO DE VIVER.
Tive medo da infância, porque era criança e achei que não seria capaz de me defender.
Tive medo da juventude porque, nesse mundo louco, não seria capaz de sobreviver.
Tive medo da meia idade porque, com tantas responsabilidades, talvez não conseguiria vencer.
Hoje, com a experiência dos anos vividos, não tenho mais medos porque: nos medos de criança e de juventude tive mãos que me conduziram e, com os exemplos recebidos na meia idade, fizeram-me crescer, compreender e aprendi a caminhar.
Aprendi e rompi as barreiras dos medos e essas vitórias me deram confiança, maturidade e tranquilidade para dizer:
VENCI O MEDO!!! NÃO TENHO MEDO DE VIVER!!! PORQUE ANTES DE TUDO, APRENDI A ACREDITAR EM MIM MESMO.
Autor: Márcio Souza.
Triste do coração que guarda mágoas
Envenenando sua própria alma
Buscando uma válvula de escape errada
Por medo de reviver velhas falhas
Triste do coração que não sabe perdoar
Vive na obscuridade, sem a luz enxergar
Guardando dentro de si o que em nada vai lhe acrescentar
Perdendo a oportunidade de um novo horizonte buscar
Triste do coração que não conhece o amor
Sentimento doce e acalentador
Única salvação para esse coração sofredor
Que vida vazia que você trilhou.
Tenho medo de viver sozinha.
Tenho medo de ajudar as pessoas pois não sei ajudar nem a mim mesma.
Tenho medo de não encontrar forças para seguir em frente.
Tenho medo de ter que abrir mão da minha liberdade.
Mas o meu maior medo é de demonstrar minha insegurança por trás do meu sorriso.
Quando a escuridão cai
e o medo emerge
é ele quem traz o pesadelo.
Com a alma mais negra e o coração mais gelado
ele vai pintar um T na sua porta
Amor, o medo e a loucura
Porque amor é justamente isso, é ficar inseguro, é ter aquele medo de perder a pessoa todos os dias, é ter medo de se perder o tempo inteiro. É você se ver mergulhado, ... em tristezas, alegrias e incertezas.
Mas o que seria de nós sem o medo. O medo de perder nos faz enxergar o que estamos deixando de aproveitar. O medo de perder a pessoa amada ou nos perder por medo de perder nos traz sérias consequências.
Nós vamos ter medo sempre! Mas o que temos que fazer é aprender a conviver com ele e trabalhar com ele a nosso favor, e de forma construtiva.
E de vez em quando é bom a gente fazer algumas loucuras por amor, e não parar de amar por medo de fazer loucuras.
O que apimenta o amor é o medo de perder, é o presente inesperado, é o abraço repentino, é aquele olhar apaixonado, é aquele jeito louco e brincalhão de ser, é aquele gesto de carinho que só a gente sabe fazer. O amor é desejo louco que mesmo com medo vale apena sentir. E lembre-se! Se o amor te der medo, vai com medo mesmo!
Lenilson Xavier (16/11/2016)
Amor meu
Eu sempre estive ao teu lado, diante dos teus
Olhos, envolto de tuas luzes e diante das cores
Separando a noite do dia, chame isso de amor,
Chame isso de mentiras, chame como quiser.
Quebremos os tabus dos sentimentos outrora
Jogado aos ventos, separando a noite do dia
Eu faria qualquer coisa para te amar neste dia,
Chame isso de amor, pois é uma grande agonia.
Vou trazer você de volta a vida e ela será vivida,
Chame isso de amor, chame isso de medo, pois
Nunca foi mentira, antes que todos desapareçam
Sacrificarei minha alma e amor, salvarei sua vida!
"Satisfaça a alma primeiro!
A Alma é simples e fonte de todo o contentamento.
Enquanto você espera, a alma idealiza.
Enquanto você luta, a alma incentiva.
Enquanto você cai, a alma ampara.
E quando você desiste, a alma chora, lamenta a ilusão que cega os seus olhos.
Durante a noite, quando dormimos e morremos para a vida, ela se ergue em liberdade e mostra onde podemos chegar.
Mas, por pura tolice e medo de nós mesmos, achamos que tudo não passou de um sonho, e voltamos para a aflição do dia.
Queremos o que não nos pertence, choramos pelos que não reparam nas nossas lágrimas e escondemos nossos desejos mais simples, em troca de uma ilusão do mundo.
Encontre-se! Pois a alma é simples e, quando está satisfeita, transforma você em um ser especial, invencível e admirado por ser, simplesmente, você! Preencha-se!"
"Seja uma boa companhia para você.
Solidão não é ausência de pessoas à sua volta. Solidão é quando você se abandona para atender crenças falsas sobre felicidade e amor. Uma dessas crenças é a de que, para ser amado, você tem de agradar a todos. Esse é o caminho da depressão e da dor.
Você já ouviu alguém dizer para outra pessoa: 'minha vida é você'? Enquanto o eixo de sua sustentação psicológica e emocional for outra pessoa, a sua vida estará sempre ameaçada, pois o medo da perda vai rondar seus passos a cada minuto.
Essa instabilidade ocorre porque ninguém é de ninguém, ninguém vai viver para sempre ao seu lado, e a vida está a todo instante solicitando que você aprenda a amar se desapegando, sem exigir, sem cobrar mudanças, sem esperar reter quem ama exatamente do jeito que você quer.
Enquanto você gasta energia para prender seus afetos, o coração vai só apertando, a garganta vai sufocando, a cabeça vai perdendo a razão.
Que prova de amor maior pode existir que aprender a bancar seus próprios sentimentos, ser boa companhia para si mesmo, gostar do que é e do que faz?
Não há solidão que resista a esse auto amor."
►No Armário
Sinta medo, sinta agonia, sinta pavor
Esconda-se debaixo de seu cobertor
Esqueça tudo o que te ensinaram
Hoje irei apresentá-lo a monstro do armário
Aquele que te observa enquanto se aproxima para ficar ao seu lado
A porta do armário lentamente irá se abrir
E algo então irá surgir
Com as luzes apagadas você só conseguirá ouvir
Mas logo começará a sentir, frio
Não haverá oportunidade de resgate
Porém pela janela, o seu cão descontrolavelmente late
Ele sabe que, quem te atormenta é de verdade
Talvez você ainda possua uma chance de escapar das garras dessa entidade.
Houve uma época em que as crianças acreditavam nele
Mas as de hoje não se lembram dele
Eu mesmo possuía um certo medo
De bisbilhotar debaixo da cama, de abrir o guarda-roupa
Naquela época, a segurança que eu sentia era pouca
Mas agora, na vida adulta, não sinto mais aquele terror
Porém confesso que não possuo coragem
De dormir sem uma coberta para "me proteger"
Um certo temor ainda aparento ter
Eu nunca esquecerei das noites acordado
Sozinho no quarto, e meus pais do outro lado
Acho que meu erro foi assistir filmes de terror quando era criança
Eu deveria ter mantido certa distância
Talvez na madrugada uma presença a me observar, aguarda
Deixando minha mente desconfiada
É real? Sobrenatural? Irracional?
Só sei que tudo volta ao normal
No nascer do Sol.
Amar é aceitar o outro e transformar
de maneira carinhosa seus defeitos
em virtudes.
Amar e colocar-se no lugar do outro
e entender seus motivos e enaltecer
suas qualidades.
Amar é saber ouvir e tentar com carinho
desmotivar sentimentos ruins e mostrar
que a vida é mais que as dificuldades.
Amar é estar ao lado para o que der e vier.
É dar abrigo em tempos difíceis; é segurar
a mão quando ele(a) estiver com medo.
É ser cúmplice em tudo e companheiro(a)
em todas as horas.
É nunca esquecer do outro.
É o sorrir da alma quando tudo parece perdido.
É a calma nos instantes da ira.
É o respeitar o tempo de cada um.
Enfim, é personalizar-se e cobrir-se de ternura,
gentileza e transformar o lar e a família em
em algo especial.
Ame mais, sorria mais; compreenda e entenda.
E isto te tornará não na melhor pessoa do mundo
mas, naquilo que completa quem estiver ao teu lado.
As vezes é preciso jogar fora toda dor e medo
Se entregar por inteiro
Valorizar quem te dá valor
Reconhecer quem te ama de verdade
Amar quem fez por merecer
E carinhosamente conquistou todo seu coração
Tô confuso:
Uma hora quero filhos, praia no domingo, cinemas nas terças.
Na outra quero viajar o mundo, respirar, sorrir, só.
Num dia quero água, café, coragem.
No outro apenas um vinho suave, o pôr do sol, alguém pra me proteger.
Tô confuso, parece pouco será? Será que é só comigo que acontece de um dia querer o aconchego de um abraço e no outro a liberdade de voar.
Tô confuso em uma folha de papel ou em 200 impressas de um livro.
Talvez eu quisesse ser amado, precisado, tocado, devorado.
Talvez eu quisesse apenas aquela música, os olhos fechados na beira de um lago,
você do lado.
E quando ela me olha, me curte, me encanta eu fico confuso, tenho medo de querer atrapalhar tudo com essa minha pressa em dizer o que sinto ou medo de perder pela minha paciência em esperar um sim.
Ah, enfim, dá pra desconfundir pra mim?
Pode deixar claro tá! Eu gosto de coisas claras.... ou ... incertas.
Aprendi a não esconder mais meus sentimentos. Tô aprendendo que é no caos que a gente se encontra.
Bem, tá claro que eu te quero se você me quisesse?
Ou tá claro que eu me quero mesmo você não me querendo?
Afinal de contas, a gente está sempre só, cheio de gente ao redor.
A gente talvez seja confuso mesmo por natureza.
Estar “desconfuso” talvez é que não seja o natural então.
O Céu e o Inferno existem
E da maior criação do Céus
Nasceu o homem
E do homem nasceu o pecado
E com a ordem dos Céus quebrada
A tentação nasceu
Da tentação a desobediência
Da desobediência o desejo
Do desejo o prazer
Do prazer a paixão
Da paixão o amor
Do amor o medo
De sofrer e perder!