Meditação sobre a Inveja
O Sucesso Alheio e o Autêntico
Todo mundo é alvo de inveja, mas ninguém é invejoso. É o pecado sem pecador, acostume-se a vencer em silêncio e ajudar em anonimato. O primeiro, afasta a inveja e, o segundo, te enche de coração. Sendo a inveja, a tristeza como alimento próprio, que é feliz com a intolerância de si mesmo.
O invejoso deseja aquilo que você tem e inveja a pessoa que você é pode até chegar a possuir o que você tem, mas jamais será você.
Entre ser o invejoso e o invejado prefiro ser o invejado porque o invejado é ou tem algo desejável.
A inveja gera competição e ódio porque o invejoso não suporta a idéia de que alguém possa ter algo que ele não tem ou ser melhor do que ele em algum aspecto. O invejoso se sente inferiorizado e ameaçado pelo sucesso ou pela virtude do outro, e por isso tenta superá-lo ou prejudicá-lo de alguma forma.
A inveja vêm na incapacidade, e da impotência diante do sucesso alheio. Por isso, todo invejoso é em si mesmo um amargurado que por covardia diante da vida jamais quer pagar o preço para ter o mesmo sucesso.
A inveja é um sentimento burro, pois o invejoso desperdiça energia invejando as conquistas alheias, ao invés de investir energia na realização de suas próprias conquistas.
A Inveja é o verdadeiro instinto de roubo. Quanto maior for o número de invejosos tanto maior será o número de ladrões.
A inveja é algo que ludibria, ás vezes você está em uma situação difícil e o invejoso nem se atenta.
A inveja é um pecado envergonhado, é por isso que você não admite que é invejoso. Não que você não seja, mas que não admite.