Meditação sobre a Inveja
Não seja invejoso. Inveja dói, corrói, destrói. Faça o bem, deseje o bem e domine a natureza mesquinha dentro da gente que impulsiona a querer o que não é nosso. Se realizar naquilo que temos, somos e construímos é o melhor motivo pra se ter sorrisos fartos e riqueza humilde. Não ostente o que não tem, não queira o que não é seu, oportunidades estão aí para todos correrem atrás e buscarem seus objetivos. Seja caridoso, bondoso, amoroso, generoso, amigo. Seja tudo menos o invejoso. Dê um pouco do tudo o que possui, físico ou abstrato, compartilhe e compreenda que somente assim terá e receberá mais. Veja a vida sempre com os olhos do amor e da gratidão, reciprocidade e compaixão. Ser feliz pela felicidade dos outros é a mais pura, humana e simples demonstração de alegria, amor próprio e autoestima.
Quase 100% da população se acha invejado, e quase ninguém se sente invejoso. Onde estão os invejosos?
A INVEJA não enobrece a alma
Destrói a calma.
Tira a paz
Faz o invejoso se consumir
Ele não consegue nem dormir...
Desejando a todo o custo
o que não é seu !
Querendo tirar o que jamais
lhe pertenceu.
Pobre alma mortal
Vive pelos cantos
só desejando o que é mal.
Mal sabe que como você
jamais será igual !
Pena que o mal nunca vence.
A inveja só o faz vegetar
E se auto destruir
no pó vil
de um mundo pobre , podre
demente , mesquinho
frio e vazio .
A inveja é a sombra obrigatória do gênio e da glória, e os invejosos, de forma odiosa, não passam de admiradores rebeldes e testemunhas involuntárias.
``A inveja que mais preocupa, é aquela, onde o invejoso,
deseja a todo custo ,ter, aquilo, que ele acha que eu sou , e não, aquilo, que ele acha que eu tenho.´´
Colares Filho.
A inveja no invejoso não cessa quando ele conquista aquilo que era do seu invejado, simplesmente porque o motivo da inveja, no fundo, não é o que o outro tem de concreto e visível, mas o que o outro é como pessoa e como essência, bem como o que ele transmite ao seu redor, por isso que a inveja é infinita, apesar das conquistas do invejoso.
SOBRE A INVEJA E OS PECADOS DA CARNE
O invejoso tem desgosto pelo bem do outro. O invejoso não tolera que o bem possuído pelo outro seja apreciado ou valorizado. Ele sempre busca diminuir o valor do outro através de calúnias, e pode chegar até mesmo a lançar mão de meios para destruir ou entristecer o possuidor do bem. O bem é naturalmente amável, mas o invejoso tem o pior tipo de amor pelo bem. O invejoso perverte o amor pelos bens. Na verdade, o invejoso gostaria de receber os louvores ou alegrias que os bens proporcionam a outras pessoas, mas ele olha para si e não se vê capaz de alcançar esses bens. Então, se ele não pode elevar-se ao patamar do outro, ele buscará rebaixá-lo ao seu. Para isso ele irá destruir ou diminuir o valor desses bens e de quem os possui. Tanto que uma das filhas da inveja é a murmuração, também conhecida por calúnia ou difamação. Isso é tremendamente perverso para a ordem do mundo porque quando as pessoas passam a apreciar menos o bem proporcionalmente passam a apreciar o mal.
Todos os vícios estão em todos. Todo mundo nalgum momento já sentiu algo de vaidade, orgulho ou inveja, os chamados pecados do coração, e já sentiu algo de luxúria ou gula, os chamados pecados da carne. A sensação física causada pelos pecados do coração e pelos pecados da carne é completamente diferente. A impressão deixada pelos pecados da carne é que o desejo está disperso por todo o nosso corpo. Eles não dão a impressão da existência de um núcleo de maldade. Tanto que a resposta para a pergunta 'Por que este desejo é mau?' não é evidente. Pois não há um núcleo de maldade facilmente identificável. Os pecados da carne criam desordens na alma, embora não tenham realmente um núcleo de trevas. Eles são maneiras desordenadas de querer coisas boas. Eles são uma espécie de febre não de doença. Mas os pecados do coração possuem um núcleo de maldade. Os pecados do coração são mais graves porque congregam forças tenebrosas no centro da atividade psíquica. E esse centro é justamente o meio pelo qual a pessoa interage com Deus. É para esse centro que as graças de Deus orientam-se e disseminam-se por toda a alma. Quando esse centro é coberto por forças tenebrosas há o impedimento da circulação dos bens espirituais na alma. Ao passo que os pecados da carne apenas desperdiçam esses bens. Eles são uma espécie de vazamento não de obstrução. Observem-se a si mesmos quando vocês forem tentados por ambos os tipos de pecados e vocês perceberão essa clara diferença entre eles.
Você já percebeu que quem deixa você maior e mais forte são seus invejosos? Porque ninguém inveja o feio e o fraco.
A realidade é tão simples quanto isto: Invejamos porque somos invejosos? Não. Somos ignorantes e vivemos com medo.
Nós invejamos a imortalidade por não querermos ver a beleza da mortalidade.
Sou muito importante pros meus invejosos,pois sem mim,eles não teriam inveja!!. Atenção: Se pretendem me alcançar, terão que pular mais alto.. PORQ ESTOU NAS MÃOS DE DEUS!!!
A maior vítima da inveja e o invejoso, não prospera, quando realiza algo não se alegra, seus olhos estão nos outros.
A inveja é a tuberculose que atinge os pulmõess daqueles que fazem sucesso,o invejoso destila bacilos que contagiam o bem sucedido apenas com palavras o principal antibiótico contra o invejoso,se chama simplesmente VITÓRIA!
O controle e a curiosidade acerca da vida do invejado são características bem marcantes do invejoso, principalmente pela constância de pensamento que o inimigo oculto dedica a ele."
Não se aborreças com um invejoso
A inveja é sinal de que...
Tudo o que você faz ou tens
Causou impacto
Da falta de conhecimento
De este pobre ser!
(Alexia Moreira)
Há dois tipos de invejosos: aquele que invejam os outros e aqueles, invertidos, que ostentam-se com a pretensão de que os outros os invejem.
Os invejosos falando da inveja.Os mentirosos falando mentiras.Os falsos falando falsidade.Os malvados falando maldades.Os feios falando feiúras.Os corvades falando corvadia.Os tristes falando tristezas.Inverso...